Prefeitura de Itaúna discute instalação de 5G com operadora de telefonia celular

Publicado por: Brener Mouroli

Na tarde da última quarta-feira (17/01), o Prefeito Neider Moreira conduziu uma reunião com o Gerente de Projetos e o Fiscal de Obras de uma operador de telefonia celular com o objetivo de seguir nas melhorias da cidade. Na conversa que ocorreu na Prefeitura de Itaúna, foram pautadas as intervenções que estão ocorrendo no município, necessárias para a passagem de cabos de fibra óptica, visando a melhoria da prestação do serviço da rede de celulares e aumento da capacidade de atendimento dessa operadora na cidade, inclusive preparação para o recebimento da rede 5G.

Além do prefeito, participaram da reunião o Chefe de Gabinete, Fares Neto, os Secretários Municipais de Planejamento e Governo, Lucinho de Santanense, Regulação Urbana, Thiago Nogueira, e o Gerente Superior de Regulação Urbana, Otávio Melo.

Continua depois da publicidade

Durante a apresentação, a empresa em questão destacou o cronograma de obras, informando que a primeira fase, composta pela perfuração do solo urbano e criação de dutos subterrâneos para receber o novo cabeamento de fibra óptica, já foi concluída.

A operadora reiterou seu compromisso em realizar todas os reparos necessários nos passeios públicos, meio-fio e recapeamento asfáltico nas áreas afetadas, como parte das próximas etapas do projeto. A previsão é que essas ações sejam finalizadas até o dia 20/02/2024, conforme autorização e condicionantes emitidos pela Prefeitura de Itaúna por meio de Processo Administrativo.

Destaca-se o método não destrutivo adotado pela empresa para criar a infraestrutura subterrânea de telecomunicações, reduzindo os impactos ambientais imediatos e diminuindo significativamente o prazo de execução.

Essa abordagem também contribui para reduzir a necessidade de cabos aéreos suspensos nos postes da cidade, mitigando problemas de sobrecarga e poluição visual. “A Secretaria Municipal de Regulação Urbana está empenhada em minimizar os impactos negativos decorrentes do crescimento urbano, esperando que o uso de cabos aéreos seja cada vez menos comum em futuros empreendimentos”, destacou Thiago Nogueira.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade