SinComércio Divinópolis assina ‘Manifesto de Repúdio’ contra intenção do Governo Zema de aumentar alíquota de ICMS

Publicado por: Redação

O SinComércio – Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis assinou o Manifesto encabeçado pela Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, juntamente com outros Sindicatos Empresariais de Minas Gerais para, em uma ação conjunta, pressionar o Governo de Minas a rever a proposta de aumento da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICMS. O ICMS em Minas Gerais é de 18% e provavelmente vai subir para 20%.O Manifesto, segundo o presidente do SinComércio, Gilson Teodoro Amaral, reforça que as empresas mineiras não suportam mais o aumento da carga tributária. “Com a união de todas as entidades, buscamos sensibilizar o governador Romeu Zema de que qualquer aumento impactará substancialmente e em cadeia. As empresas estão, ainda, se recuperando do período de pandemia e o aumento de impostos gerará outra baixa no setor”. A Fecomércio argumenta, em nota, que o aumento de ICMS finda a esperança de estabilidade econômica pelas empresas e consumidores, abrindo portas para a instabilidade inflacionária, gerando a perda de competitividade das empresas, a redução do investimento produtivo e aumentando, assim, o desemprego.O Manifesto foi entregue pessoalmente, em mãos, ao governador Zema. Para entrar em vigor, o projeto enviado pelo executivo estadual deverá ser votado na Assembleia Legislativa. As entidades representativas, assim como o SinComércio pressionam para que o projeto não seja sequer pautado. Caso o projeto avance, haverá uma manifestação junto aos deputados.Outdoors estão sendo alocados nas grandes cidades, orquestrados pelos Sindicatos representativos, a fim de pressionar o governo e trazer luz à situação que impacta a todos os cidadãos.Manifesto de Repúdio A seguir, a íntegra do ofício encaminhado ao governador Romeu ZemaAo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Minas Gerais Romeu ZemaAssunto: Objeção ao aumento da alíquota de ICMS em Minas GeraisÉ com grande preocupação que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais e os Sindicatos Empresariais infra-assinados vêm, por meio deste, expressar sua objeção à intenção de aumento da alíquota de ICMS em nosso estado e demonstrar os impactos adversos desse aumento especialmente ao setor terciário e à sociedade mineira.

Nossa preocupação reside no fato de que a carga tributária já pesa significativamente sobre os consumidores e as empresas, de modo que a elevação da tributação tornaria essa carga insustentável.

Continua depois da publicidade

Sabe-se que as empresas continuam enfrentando dificuldades de crédito devido ao ônus dos pagamentos das dívidas acumuladas durante a pandemia. Além disso, a alta mortalidade empresarial persiste, refletindo o endividamento significativo dos consumidores e das famílias mineiras.

Nesse contexto, o aumento na carga tributária pode minar qualquer esperança de estabilidade econômica pelas empresas e consumidores, abrindo portas para a instabilidade inflacionária, gerando a perda de competitividade das empresas, a redução do investimento produtivo e aumentando, assim, o desemprego em nosso estado.SinComércioO SinComércio é uma entidade sindical sem fins lucrativos e dentre as prerrogativas do Sindicato está a representação, perante as autoridades administrativas e judiciárias, a negociação das Convenções Coletivas de Trabalho junto ao sindicato profissional e a defesa dos interesses gerais de sua categoria econômica ou os interesses individuais de seus associados.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade