Prefeitura de Divinópolis tem lentidão em respostas aos contribuintes para obtenção da Cota Básica do IPTU

Publicado por: Redação

Na Reunião Ordinária desta terça-feira (07), na Câmara de Divinópolis, o vereador Roger Viegas (Republicanos) cobrou que a Prefeitura de Divinópolis tenha mais agilidade nas respostas, sobre um problema que tem sido fonte de preocupação para os contribuintes que pleiteiam obter a Cota Básica do IPTU –  Viegas recebeu reclamações de contribuintes preocupados com a tamanha demora das respostas das solicitações de Cota Básica, e com o ano se findando, estão aflitos, com medo, de acumular o IPTU de 2023 com o do próximo exercício.

“Como representante do povo, enviei um requerimento solicitando informações e providências urgentes sobre o assunto. Não posso me furtar de expressar minha preocupação com os relatos que nos chegam. Contribuintes estão se deparando com uma verdadeira maratona burocrática, entraves que desafiam a paciência, e comprometem o planejamento financeiro das famílias” – disse o Edil.

Continua depois da publicidade

A Cota Básica do IPTU é um direito que assegura equidade  para aos contribuintes menos favorecidos economicamente.  E está disposto em Lei que,  o contribuinte, que solicitou o benefício, não pode recolher o IPTU do ano corrente, ou seja, não pode fazer o recolhimento de quaisquer parcelas do imposto referente o ano de 2023, por isso é imperativo que o processo para seu acesso seja claro, eficiente e célere.

“É um cenário onde os nossos contribuintes são postos à prova em um jogo de espera. É inaceitável que, após tomarem a iniciativa de buscar seus direitos por meio dos recursos cabíveis, nossos cidadãos sejam deixados à deriva em um mar de burocracia, e sem as devidas respostas. Cada dia de atraso é um dia a mais de incerteza financeira para muitas famílias que dependem desse retorno para organizar seus orçamentos”, lamenta o vereador Roger Viegas

Que continuou: “Não podemos, de maneira alguma, ser tolerantes com essa situação. A inércia em responder às solicitações e recursos, já enviados, desafia o princípio da transparência e da eficiência que deve reger nossos serviços públicos. A administração deve estar a serviço do povo, e não o contrário. Faço um apelo à Secretaria de Assistência Social, para que as medidas necessárias sejam tomadas com a máxima urgência para a otimização deste processo. Não é aceitável que procedimentos internos, que deveriam facilitar, se transformem em barreiras quase intransponíveis. Seguirei acompanhando, cobrando e trabalhando para que os direitos dos contribuintes sejam respeitados”

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Problema de gestão.
    Péssima gestora e péssima equipe de Habitação.
    As reclamações chegam pela ouvidoria mas nada muda.
    Péssimo atendimento.

  2. Hilda Moreira da silva disse:

    Tenho 58 anos.Sou divorciada moro sozinha sou autônomo não tenho renda fixa vivo com um salário mínimo….e faço tratamento oncológico não tenho ajuda nenhuma de nenhum órgão e não concordo com o valor do meu IPTU…tenho gastos com despesas de comida água luz vale transporte vários medicamentos…estou aguardando resposta a vários meses …e já já teremos o IPTU de 2024 e aí como fica .?
    .

Continua depois da publicidade