Deputada Lohanna defende valorização das universidades estaduais e a assistência estudantil

Publicado por: Brenda Fernandes (Estagiária)

A deputada Lohanna (PV) participou nesta segunda-feira (11/09), de reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia de Minas, juntamente com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), na Cidade Administrativa. Em pauta, a valorização dos servidores, concurso público e a assistência estudantil.

Entre as solicitações referentes à valorização dos servidores, a realização de concursos, Lohanna também cobrou a situação dos restaurantes universitários nas universidades estaduais e apresentou à Seplag sua disposição de enviar emenda parlamentar para a construção dos mesmos. A deputada pediu a garantia de subsídio do Governo de Minas na manutenção mensal para custear a alimentação dos estudantes.

Continua depois da publicidade

“Queremos o compromisso de ter a rubrica e a UEMG tem que receber um orçamento para bancar isso, porque senão corremos o risco de ficar igual a UEMG de Passos, que vendia comida a preço de restaurante, o que não atende aos estudantes que estão com dificuldade de permanência na universidade”, defendeu Lohanna.

De acordo com a deputada, a Seplag se mostrou aberta ao diálogo e agendou uma nova reunião ainda em setembro com a Secretaria de Estado de Educação, para uma ação conjunta. “Para que a gente solicite formalmente um estudo de quanto custaria esse subsídio. Inicialmente não seria para todas as unidades, sugerimos a princípio, as maiores, pois elas têm mais demandas de permanência. E saberemos se o Governo de Minas está disposto a fazer esse investimento”.

Lohanna explicou que está em contato com a reitoria da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) e da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey), para pegar os modelos de custeio atuais, para levar ao Governo de Minas. “Apresentaremos ao Estado para propor uma situação, um modelo para poder começar e criando um subsídio para isso, vamos trabalhar para a construção do restaurante universitário em todas as unidades. Esperamos que o Estado se comprometa”, destacou.

Também participaram da reunião os deputados Cássio Soares (PSD), Beatriz Cerqueira (PT), a reitora da UEMG Lavínia Rosa; a Secretaria de Planejamento, Luísa Barreto; a subsecretaria de gestão de pessoas da SEPLAG, Kennya Kreppel e representantes das associações dos docentes ADUNIMONTES e ADUEMG.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade