Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo confirma tremor de terra em Martinho Campos e Pompéu em Minas Gerais

Publicado por: Redação

Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, o tremor de terra de magnitude 3.2 na escala Richter ocorreu exatamente as 23h46min50seg registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e pela Rede Sismográfica da Vale (RSVL) na região da cidade de Martinho Campos/MG, com refelexo em Pompéu e com menor intensidade em outros municípios, com magnitude 3.2 mR – Este evento aparece nos sismogramas de estações da Rede Brasileira a mais de 500km de distância do epicentro, aproximadamente. 

Ainda de acordo com o Centro de Sismologia, as coordenadas calculadas do epicentro são 19.334S, 45.2233W, com um erro de localização de ± 5km. O epicentro poderá sofrer alguma pequena alteração no futuro, no caso de mais dados sendo adicionados ao sistema de localização. A figura abaixo mostra sismogramas das principais estações usadas na localização do referido evento, assim como os valores de PGA calculados.

Continua depois da publicidade

Sismos como esse não são raros no país e podem ocorrer em qualquer parte. Apesar do susto e incômodo que podem gerar para a população, dificilmente causam algum dano mais sério. Sem um estudo mais específico não se pode saber as causas que originaram este tremor. Contudo, a grande maioria dos terremotos que acontecem no país se dá pelo acúmulo de tensões na crosta terrestres sob o Brasil, localizado no centro da placa Sul-Americana, que sofre uma compressão tanto pela movimentação da placa da África (Leste), quanto pela placa de Nazca (Oeste).

Até o momento em que foi elaborada a nota, o Centro de Sismologia afirma que recebeu relatos de três pessoas (através do sistema Sentiu Aí?) que sentiram esse tremor tanto em Martinho Campos como na cidade vizinha de Pompeu/MG, mas nenhuma delas informou danos causados. Não há como prever terremotos, então não se pode saber se novos tremores na região poderão ocorrer.

O Divinews recebeu algumas imagens

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade