Vereadores Print Junior e Ademir Silva denunciam Prefeitura de Divinópolis na Unidade de Combate a Corrupção (UCC), em BH; Órgão do Ministério Público

MPMG investe R$ 39 milhões em primeira sede dedicada ao combate ao crime e à corrupção (UCC)

Publicado por: Redação

Em julho de 2022, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), inaugurou a primeira Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC). A nova sede levou o nome do promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, que foi assassinado em 25 de janeiro de 2002 na capital mineira, segundo informações do site do órgão ministerial. Por ocasião da inauguração foi estimado que a instalação da unidade conseguiria recuperar anualmente cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, advindo de desvios em ações de corrupção no poder público de Minas – O fato é que, durante uma entrevista concedida pelo vereador Ademir Silva, ao Divinews, segundo sua informação,  foi em tal órgão que ele e o presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Junior, no último dia 8, estiveram pessoalmente para levar a documentação da CPI da Educação, que foi arquivado em Divinópolis pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. Ainda de acordo com o vereador Ademir, na mesma entrevista, o arquivamento teria ocorrido, pois a partir do momento que o relatório apontou a inexistência de dolo, por parte do prefeito, o MP teria se pautado em tal conclusão. Porém, a despeito do desfecho do relatório, os vereadores entendem que os cofres públicos foram lesados e teria que ser instalada uma investigação.  

Durante a inauguração da UCC, o procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, assinou duas resoluções, a  que extinguiu o Grupo Especial de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais e a que instituiu a Procuradoria de Justiça Especializada em Ações de Competência Originária Criminal. Neste órgão, todas as autoridades poderão ser investigadas se houver indícios de prática delituosa.

Continua depois da publicidade

Também naquela ocasião foi entregue, pela coordenadora estadual do Gaeco Central, promotora de Justiça, Paula Ayres, uma placa de homenagem à viúva e ao filho de Francisco José Lins do Rego Santos – Juliana Ferreira Lins do Rego Santos e Gustavo Ferreira Lins do Rego Santos.

Na época da inauguração, o Governador Romeu Zema, elogiou o MPMG pela iniciativa e ressaltou que o estado de Minas Gerais tem avançado no combate à criminalidade e à corrupção, mas que muito ainda precisa ser feito. “O crime se moderniza, e os entre públicos precisam acompanhar. Quando se quer combater, quando se tem vontade, avanços são feitos. Naquilo que o Executivo puder contribuir, será dada a nossa contribuição”, afirmou. O governador ainda prestou homenagem a Francisco José Lins do Rego Santos e aos familiares do promotor que participaram da solenidade. “Continuaremos a obra que custou a vida do promotor Francisco José Lins do Rego”, assegurou.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade