‘Projeto de Poder Político’ do clã Azevedo de Divinópolis/MG, já está desenhado para muito além de 2030

Senador Cleitinho, governo de Minas; Eduardo, deputado federal; Gleidson, deputado estadual; Ramalhão, vereador; futuro de ambição e busca pelo poder alavancado pelas redes sociais

Publicado por: Redação

Ainda falta algum tempo até as próximas eleições. No ano que vem os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores de todo o país. Enquanto isso, nos bastidores da Câmara e da Prefeitura, já há muitas especulações e conluios em andamento. A facilidade com que o clã Azevedo saiu repentinamente do insignificante grupo musical ‘Brotos do Samba’ para o topo do mundo político em apenas seis anos, vendo que é muito fácil manipular a “massa” com alguns troques de ilusionismo na internet, a sede de poder se agigantou fazendo com o que o clã Azevedo trace planos ambiciosos para as próximas disputas, quiçá ultrapassando a década de 2030.

Até alguns anos atrás, apenas, seis, a família Azevedo não tinha nenhuma relevância política. Como eles mesmos fazem questão de lembrar, o trabalho dos irmãos era no Varejão, como verdureiros. Cleitinho foi o primeiro a se seduzir pela fama e pelo poder. Começou a postar vídeos caricatos na internet e foi colecionando seguidores. Ficou famoso por chutar placas e pelas ainda hoje conhecidas frases de efeitos psicológicos que “entra na mente do povo”, na verdade vira uma espécie de “mantra”.

Continua depois da publicidade

Foi assim que ele conquistou a simpatia e confiança dos eleitores que deram a ele a chance de ocupar o cargo de vereador em Divinópolis, em 2016. Ficou apenas dois anos no legislativo, sem nenhuma atuação realmente significante, exceto suas pirotecnias de abrir mãos de alguns direitos que os vereadores tinham; ser filmado saindo da Câmara de bicicleta, mostrando sua simplicidade, além de divulgar seu número de celular para toda Divinópolis, mais suas constrangedoras (para os funcionários) fiscalizações na Copasa,

Enquanto no discurso Cleitinho se dizia um homem simples, disposto a acabar com os privilégios dos políticos, ele logo tratou de convencer os irmãos a seguirem o caminho dele. Gleidson Azevedo se candidatou à prefeitura e Eduardo Azevedo foi para a Câmara Municipal. Os dois nunca haviam atuado nem como lideranças comunitárias, jamais haviam demonstrado qualquer vocação ou interesse pelo bem da sociedade, mas convenceram os eleitores de que estavam preparados para os cargos. E assim, sem fazer nenhum esforço, apenas pegando carona na imagem do irmão Cleitinho, os dois conseguiram ser eleitos.

Até hoje pouca coisa mudou. Tanto Gleidson quanto Eduardo se sustentam na política usando a credencial de serem “irmãos do Cleitinho”. E, de uns tempos para cá, passaram também a seguir o rastro do mito Bolsonaro, com falas recheadas de conservadorismo e apoio até mesmo às ações inconstitucionais, como a invasão ao Congresso e a ridícula ocupação da porta do Tiro de Guerra em Divinópolis.

Nas redes sociais, onde os três tik-tokers tanto fazem sucesso, Gleidson, Eduardo e Cleitinho juram lealdade ao povo, se dizem pessoas humildades e que apenas entraram na política pelo interesse de ajudar seus eleitores. Mas na realidade, como já revelado pelo Divinews, o trio usou a política para aumentar os próprios patrimônios e, todos os meses, embolsam milhares de reais do dinheiro público.

A receita de chegar ao poder apenas por ser irmão de Cleitinho parece tão fácil de ser seguida que a família até está planejando colocar mais um irmão no poder. Matheus Ramalhão, nos próximos anos, pretende se tornar vereador de Divinópolis. E, certamente, será apenas o começo da trajetória dele na política.

Existem alguns cenários bastante plausíveis que se desenham para os próximos anos. Apesar de já ter sondado outras pessoas para a vaga de vice-prefeito, deixando Janete de lado, Gleidson sabe que perderia muitos votos se tivesse Janete como rival na disputa pela prefeitura em 2024. Por isso, o que se desenha é que os dois mantenham a chapa na eleição do ano que vem (2024). Por ser irmão do prefeito, desta vez Matheus Ramalhão ainda não poderá se candidatar a vereador de Divinópolis. Vai precisar aguardar alguns anos.

Caso seja reeleito em 2024, Gleidson vai permanecer na prefeitura apenas até 2026, quando irá ser candidato a deputado estadual. Com isso, Janete ficará no comando e Ramalhão estará livre para disputar as próximas eleições para a Câmara Municipal. Caso contrário, Gleidson permanece no comando de Divinópolis até o fim do mandato, em 2028 e Ramalhão terá que continuar a esperar mais alguns anos.

Confiantes de que Gleidson será eleito para a Assembleia Legislativa, os Azevedos projetam que Eduardo seja candidato a deputado federal em 2026. Nesta mesma eleição, o senador Cleitinho terá o apoio de   Romeu Zema para disputar o Governo de Minas, enquanto o atual governador vai se lançar à presidência da república. Também é possível que, por decisões de grupos políticos, em 2026 Zema vá para disputar uma das duas vagas no Senado. Isso por que o mineirinho de Araxá encontrará como rival em uma disputa para presidente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que não esconde também sua ambição em ser o herdeiro do espólio político de Bolsonaro.

Se não for eleito para o Governo de Minas em 2026, Cleitinho terá mais quatro anos no Senado, então, para ele, não há nenhum motivo para preocupação, já que o Poder e os salários estão garantidos, de uma forma ou de outra. Mas é claro que a ambição fará com que ele pretenda alcançar ainda mais projeção e relevância no cenário político.

A estratégia, segundo os meandros da política, o trio, quer ser tornar quarteto na política, com a entrada de Ramalhão. Superando com isso clãs  como as dos Andradas, de Minas; dos Prados, também em Minas; dos Barbalhos, no Pará; dos Calheiros em Alagoas;  Cunha na Paraíba; Nogueira, no Piaui; entre outros clãs.

É bem possível que nos próximos anos o trio que já está no poder aumente ainda mais a presença nas redes sociais, onde gostam tanto de fazer barulho. Pouco a pouco, eles pretendem colocar em prática o plano de ascensão, e certamente vão passar a incluir Matheus Ramalhão nas aparições de vídeos políticos.

Falta saber é se o plano ambicioso do clã Azevedo inclui o que os eleitores realmente precisam. E se além de ganhar mais poder, os irmãos finalmente pretendem aprender a atuar como bons políticos e com bons modos.

O fato é que, segundo os corredores da política, já está desenhado o Projeto de Poder Político do clã Azevedo, que dos mais “chegados”, que fazem parte do seu grupo político (embora Cleitinho diga não ser político), eles não escondem.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Cícero disse:

    Se o povo de Divinópolis votarem nesses trastes,aí sim merecem os políticos que tem

  2. Ana May disse:

    Só trouxa para acreditar nessa familicia novamente. Bando de desordeiros,fanfarroes que fizeram o povo de bobo. Divinopolis não vai cair nesse golpe nunca mais. Tenho fé.

Continua depois da publicidade