Prostatite, a doença que Cleitinho Azevedo anunciou que o levou para o hospital, antes de seu voto no bolsonarista Marinho, o que é

Publicado por: Redação

O senador Cleitinho Azevedo, antes de abrir o seu voto favorável ao bolsonarista Rogério Marinho para presidente do Senado, derrotado por Rodrigo Pacheco. O novato senador que deverá integrar o baixo clero da Casa Legislativa anunciou no Instagram que esteve internado por causa de uma prostatite  – O Divinews então decidiu pesquisar que doença é essa, causas e consequências.

Prostatite

Continua depois da publicidade
​O que é
É um termo genérico usado para designar uma “inflamação” ou infecção da próstata. A prostatite pode aparecer subitamente (prostatite aguda) ou permanecer dormente por meses ou até mesmo anos sem causar sintomas (prostatite crônica).
Causas 
Pode ter relação com uma infecção bacteriana. Esse tipo de prostatite é causada na maioria das vezes por bactérias encontradas no trato urinário ou no intestino grosso, como a Echerichia coli, que são os agentes mais frequentes pela prostatite bacteriana.
Outras vezes a causa é desconhecida. Muitas teorias existem para explicar a possível causa dessa inflamação, porém nenhuma é certa e muitas não são bem entendidas. Entre elas temos:
– Atividade sexual: homens jovens em atividade sexual com inflamação da uretra (uretrite) ou doença sexualmente transmissível (DST), como gonorreia ou Clamídia, são mais prováveis de desenvolver prostatite não bacteriana.
– Outros agentes infecciosos: a inflamação pode ser relacionada por algum agente infeccioso que os testes ainda não podem detectar.
– Ansiedade e estresse: essa condição pode causar espasmos do músculo do esfíncter urinário e irritar a glândula prostática ou fazer com que fluídos da uretra retornem para o interior da próstata, irritando os tecidos internos.
De modo geral, o risco de uma prostatite aumenta em pessoas que:
a. Tiveram recentemente um instrumento médico inserido na uretra.
b. Praticam sexo anal.
c. Possuem alguma anormalidade no trato urinário
d. Tiveram ou têm infecções de bexiga frequentes.
e. Desenvolveram hiperplasia prostática benigna (HPB).
Incidência 
Em algum momento da sua vida, 50% dos homens terão um episódio de prostatite. Ocorre raramente em jovens, com mais frequência em homens adultos, aumentando a incidência com a idade. É responsável por cerca de 25% das consultas anuais dos homens.
Sintomas
Caso a prostatite apareça repentinamente como consequência de uma infecção bacteriana (prostatite aguda), os sintomas são geralmente graves. É possível que o paciente necessite de um atendimento de urgência. Devido ao processo inflamatório, ocorre um inchaço da próstata e compressão do canal uretral. Assim, os sintomas podem incluir: calafrios, febre, ardor intenso ao urinar e até incapacidade de esvaziar a bexiga. Pode também sentir uma sensação de queimação, ou preença de algo parecido com pus na urina.
Quando a prostatite é crônica, os sintomas são similares. Porém não produzem febre. Assim, além da sensação de ardor ao urinar, pode sentir: dor na região abaixo da bolsa escrotal (perineal), dor nos testículos, no pênis ou na região da bexiga e ejaculação dolorosa. Os sintomas de prostatite crônica podem aparecer e desaparecer, o que dificulta o diagnóstico.
Diagnóstico
Ao examinar a glândula prostática o urologista realizará exame de toque retal. Caso o paciente tenha prostatite, esse exame pode produzir momentaneamente dor ou desconforto. Se a prostatite é suspeitada, o médico pode pedir um exame de urina. Em alguns casos a coleta de secreção da próstata é realizada durante o exame de toque retal. O médico levemente pressiona a próstata causando saída de secreção prostática pela uretra peniana, que será coletada. Ambos, urina e secreção prostática, são analisados para detectar infecção. Isso pode ajudar o urologista a decidir pelo tratamento correto.
Tratamento
Dependerá do diagnostico. A prostatite aguda bacteriana será tratada com antibiótico. O tempo de medicação é no mínimo de duas semanas, com a possibilidade para 4 ou 12 semanas. É muito importante o paciente continuar a tomar os antibióticos receitados pelo médico, mesmo que os sintomas tiverem desaparecido.
Bactéria na próstata pode ser difícil de ser eliminada e morta.  Mesmo se poucas permanecerem vivas, elas podem crescer e os sintomas retornarem novamente.
Também é possível usar outros tipos de medicamentos para aliviar a dor e os sintomas incômodos. Medicamentos chamados alfa – bloqueadores relaxam os músculos da bexiga e da próstata, podendo fazer com que o paciente urine com mais facilidade. Também podemos receitar anti-inflamatórios para reduzir a inflamação. Algumas outras medidas que podem ajudar são:
– Tomar banho quente
– Evitar alimentos condimentados
– Evitar bebidas ácidas e que contenham cafeína (café e bebidas gasosas, como refrigerantes)
– Evitar andar de bicicleta, montar a cavalo e outras atividades que podem exercer pressão sobre a próstata.
Prognóstico
A prostatite aguda tratada com antibióticos adequados e por tempo certo, logo no início dos sintomas, leva geralmente a cura total sem deixar sequelas. A prostatite crônica é mais difícil de tratar e requer controles mais frequentes. Nos casos de persistência dos fatores infecciosos, novas sequências de antibióticos devem ser tomadas. Apesar de tudo o que foi tentado, muitos pacientes evoluem com alteração da fertilidade – complicação temida da doença.
Prevenção
Simples hábitos de higiene podem ser fundamentais para a prevenção de um quadro de prostatite. Todo homem após seus 40/50 anos deve frequentar seu médico urologista, com a finalidade de avaliar a próstata e a presença de um possível foco cancerígeno e/ou o seu crescimento, a assim chamada hiperplasia prostática benigna (HPB). Essa é a principal causa de aumento prostático, que pode levar ao estreitamento do canal uretral e como consequência resíduo de urina após a micção. A urina parada na bexiga é um excelente meio de cultura para uma infecção.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Eduardo Menezes disse:

    Sério isso?

Continua depois da publicidade