Siderúrgica causa grande poluição em bairro de Divinópolis; moradores reclamam, mas Prefeitura ignora problema de saúde pública (vídeo)

Publicado por: Redação

Diversas pessoas entraram em contato com o Divinews esta semana para reclamar de uma situação que tem se tornado frequente mais acentuadamente no bairro Icaraí, em Divinópolis. De acordo com os moradores, em praticamente qualquer ponto daquele bairro, não que deixe de afetar outros,  é possível ver uma enorme coluna de fumaça preta saindo de uma siderúrgica. A situação acontece dia e noite, todos os dias da semana.

A siderúrgica Fergosul fica em uma das ruas mais movimentadas do bairro Icaraí, bem na divisa com o Centro Industrial. Os moradores dizem que há muitas casas ao lado da empresa e contam que está praticamente impossível respirar e viver no local por causa da fumaça preta e da fuligem que saem do forno da siderúrgica.

Continua depois da publicidade

Os moradores que entraram em contato com o Divinews disseram que chegaram a se reunir, várias vezes, com representantes da siderúrgica. Segundo eles, a empresa tentou justificar a situação dizendo que a fumaça preta estava sendo liberada porque o filtro do forno estava sendo substituído por um novo. Depois, a Fergosul chegou a oferecer compensações ambientais para tentar minimizar o desconforto, como, por exemplo, a revitalização de uma praça do bairro.

A população do bairro também entrou em contato com os órgãos ambientais, como Polícia Militar de Meio Ambiente, Ministério Público e Prefeitura. Os moradores dizem que chegaram a ver que algumas fiscalizações foram feitas, mas os órgãos públicos sempre disseram que a empresa estava com a documentação em dia, sem indício de irregularidade. Sobre os vídeos que mostram a fumaça preta saindo do local, a resposta sempre foi que os registros haviam sido feitos em momentos pontuais enquanto a empresa fazia a substituição do filtro de ar, mas que a solução já estaria sendo normalizada.

Ainda segundo os moradores, nos dias seguintes às fiscalizações, a empresa até chegava a diminuir a liberação de fumaça. Mas logo na sequência o problema reaparecia. As casas ao redor da Fergosul ficam tomadas por uma fuligem e pó preto que são levados pelo ar. E a siderúrgica segue dizendo se tratar apenas de um problema “pontual”.

Há alguns meses, uma emissora de TV de Divinópolis chegou a fazer uma reportagem denunciando a situação. De acordo com os moradores, na época a Fergosul disse que estava investindo em novos equipamentos para filtrar o ar e acabar com o problema da fumaça preta liberada pelo forno. Mas, a promessa nunca foi cumprida e a situação continua a mesma. Quem vive no bairro diz que a empresa parece não dar a menor importância para a reclamação dos moradores.

Os moradores também reclamam da falta de atuação da prefeitura. Diversas reclamações já foram encaminhadas ao município, que até agora, segue ignorando o fato de uma siderúrgica estar funcionando em área residencial, liberando fuligem e fumaça preta durante 24 horas por dia, incomodando os moradores e causando vários problemas respiratórios em crianças e adultos. A pergunta é: por que é que ninguém faz nada contra a Fergosul? E até quando os moradores vão ser obrigados a conviver com a situação?

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Humberto Pozzolini disse:

    A prefeitura não tem poder de polícia sobre um empreendimento classe 5 ou 6, por não ter assinado o convênio, como outras cidades. E olha que na SEMMAPU tem profissionais gabaritados para assumirem o licenciamento ambiental em Divinópolis. Falta vontade política para isto. O caso em questão tem que ser tratado na UPRAM NA RUA Ceará esquina com Rua Alagoas.

Continua depois da publicidade