Diretoria de Comunicação da prefeitura de Divinópolis comete Fake News em Nota de Esclarecimento sobre “AUMENTO DISFARÇADO DE GRATIFICAÇÃO” dado a servidores

Publicado por: Redação

A diretoria de Comunicação da prefeitura de Divinópolis mostrou que seus componentes leem apenas manchete e veem imagens das notícias, sem se dar ao trabalho de se aprofundar nos assuntos lendo o texto, dispara informações falsas – Ao tentar rebater a reportagem do Divinews sobre o “aumento   disfarçado” dado de presente a um seleto grupo de protegidos do prefeito, membros da Secretaria de Administração e da Secretaria de Fazenda, a assessoria de imprensa da prefeitura cometeu FAKE NEWS, mais uma vez demonstrando que a sua gestora Samara não está preparada para exercer tão importante cargo que reflete a imagem deste poder público. O texto redacional usado pelo seu setor,  é  raso e fora de propósito na manchete. Coisa de profissional amadora mesmo e sem conhecimento também da liturgia do cargo que ocupa.  

Vamos aos fatos: o Divinews divulgou, em primeira mão, que o prefeito Gleidson Azevedo, que até nem tem culpa, por seu desconhecimento a toda hora leva “saia justa” do staff que o cerca,  arrumou um “jeitinho imoral” de aumentar o salário de nove servidores do município. O grupo vai fazer parte de uma Comissão criada pela prefeitura envolvendo a Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia, além da Secretaria Municipal de Fazenda.

Continua depois da publicidade

Quem leu a reportagem com a atenção necessária, certamente sabe que em nenhum momento foi dito que Thiago Nunes e Gabriel Vivas, secretários municipais responsáveis pelas pastas, fazem parte do grupo que receberá a gratificação extra.

A foto de ambos foi usada apenas para ilustrar a reportagem, já que o assunto envolve diretamente as pastas chefiadas pelos dois e porque o decreto criando a nova comissão foi assinado por ambos.

Esse tipo de ilustração é algo comum no jornalismo, mas que a diretoria de comunicação da prefeitura parece não entender, ou finge não saber.

Para criar polêmica e acusar o Divinews de publicar informações falsas, a própria prefeitura, por meio de sua inexperiente diretora de Comunicação cometeu Fake News ao dizer que os nomes dos dois secretários haviam sido citados na reportagem. Ou seja, o texto nem sequer foi lido, foi baseado na imagem ilustrativa para elaborar a nota de repúdio sobre um assunto tão importante.

A nota de esclarecimento divulgada pela prefeitura é, na realidade, pouco esclarecedora. Apenas mente ao tentar, em vão, criticar a reportagem publicada pelo Divinews. Mas em nenhum momento o município explica, de forma convincente, a necessidade de se gastar quase R$ 15 mil a mais por mês com a criação da Comissão Temática.

Se tivesse lido mais do que apenas a manchete e a imagem publicada , talvez a diretoria de comunicação pudesse ao menos se esforçar um pouco para tentar explicar a moralidade em aumentar os gastos do município em meio a um momento tão delicado.

Desde que Samara Sousa assumiu a diretoria de comunicação da Prefeitura de Divinópolis o setor deixou de exercer sua atividade fim, que deveria funcionar como um “alimentador” de informações para a imprensa, e não diretamente como é feito, em tentar se tornar um veículo de comunicação divulgando fatos que sequer são pertinentes, como exemplo previsão de tempo, vagas de empregos de terceiros entre outros “contorcionismo editoriais”. Isso além de se apossar de atos e ações de terceiros, em que a prefeitura tem apenas participação coadjuvante por fazer o que sempre foi feito ao longo da história, apoiar esse ou aquele outro evento na cidade. Porém, logo, é usado um texto jargão de apropriação indevida: “A PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS, POR MEIO DA SECRETARIA XYZ APOIOU O EVENTO…..patati patata” ou ainda que parabeniza, essa ou aquela ação ou pessoas que obtiveram um êxito, por exemplo, esportivo, mas que não está no contexto do poder público. Presume-se que a abundância de “notícia” tem como objetivo justificar o número excessivo de pessoas no setor.

É compreensível que Samara cometa esse tipo de equívoco à frente de um órgão público pois anteriormente à sua entrada na prefeitura não tinha nenhum know how na área política, de que a gestão é totalmente diferente da iniciativa privada, já que ela teve apenas uma breve passagem como coordenador de marketing em uma empresa da região.

Ao que parece, na Prefeitura de Divinópolis, recebe um bom salário apenas para ler manchetes ver figuras, elaborar notas sem sentido e disparar e-mails para a imprensa. Faz o que os chefes querem, sem sequer dar atenção ao que realmente importa.

Por que ao invés de publicar Fake News, o departamento de comunicação da prefeitura tenta arrumar uma forma de convencer a população de que o município realmente precisa oferecer o reajuste disfarçado aos servidores e criar uma comissão temática para fazer o que já deveria estar sendo feito na administração?

Por que em uma ação profissional de comunicação, ela, Samara, não tenta diminuir o baixo índice de cobertura vacinal do município? Não, por que seu entendimento sobre comunicação é limitado tão somente aos perfis institucionais da Prefeitura na internet. Para ela não existe emissoras de TV, não existe emissoras de rádio, outdoors, etc. Tem limitações de entender que grande parte da população, por diversos motivos, seja faixa etária, poder econômico, não fica grudado do celular, e ainda pior, acessando canais da prefeitura. A grande massa popular usa o celular por necessidade de comunicação entre os familiares e profissionalmente. Mas ela ainda vai aprender. Tem dois anos pela frente neste mandato.

A propósito, a quanto deve andar a denúncia formulada no Ministério Público, contra Samara  por seu assédio moral contra alguns servidores? Que ocorreu em 2021

Entenda o contexto

Matéria publicada pelo Divinews

Prefeito de Divinópolis arruma “jeitinho imoral” de conceder aumento de salário para grupinho seleto de servidores protegidos; cada um receberá quase R$ 1.500 reais por mês.

Nota emitida pela Prefeitura

A Prefeitura de Divinópolis, através da Diretoria de Comunicação, esclarece que a Comissão Temática instituída pelo Decreto Nº 15.347/2022, não possui a participação dos Secretários de Administração, Thiago Nunes e Fazenda, Gabriel Vivas, apenas são gerenciadas pelos mesmos, NÃO sendo remunerados por isso, até por que, tal ação não seria possível já que é vedado pela Constituição Federal.

O desconhecimento e a falta de ética profissional perante o apuramento jornalístico verdadeiro e a divulgação de notícias falsas em nada contribui para a sociedade.

Os membros da comissão, compostas por servidores municipais, desempenharão além das atividades inerentes a seus cargos, todas as novas atribuições estabelecidas no decreto, razão pela qual, farão jus ao valor definido pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Públicos Municipais (PCCS), legislação datada de 2007.

A comissão temática criada, é de suma importância para a Administração Pública, visto que, trabalhar Planejamento Estratégico é pilar de uma gestão eficiente. A Prefeitura reforça o comprometimento com a verdade dos fatos e deixa claro que a transparência é princípio irrevogável da Administração e o combate as fake news deve vir de todos.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    eita samere engajamento altíssimo 🙈🙉🙊

  2. Anônimo disse:

    Ela é amasia de quem mesmo ? Profissionalismo na comunicação é zero .

  3. Anônimo disse:

    Tanto profissional bom na cidade …

  4. Jane da Silva Moura disse:

    Os conhecimentos desta diretora de Comunicação são limitados. Não sabe fazer leitura política e entender que não está na iniciativa privada. Todas suas atitudes tem consequências que recaem sobre os mandatários do município. Ela não é ninguém na fila do pão. Quando o mandato de Gleidson terminar ela não vai entrar nem na padaria.

  5. Giô disse:

    É, verdade. Pegou ele que era casado . Tinha uma família. Mas isso é comum na administração . Tem um gerente que tb era casado e pegou funcionária. Acho que tá na moda! Os maridos e esposas que fiquem de olho…

  6. Gustavo disse:

    Essa tal Samara é boa é pra desfazer de estagiário e de funcionário concursado. Ah, ela é boa também pra desmanchar casamentos🙊🙈🙉

  7. anonimo disse:

    Ansiamos para votar em DEMETRIUS PREFEITO E FABIANO TOLENTINO VICE FORA AZEVEDOS fazedores de videos

    1. Anônimo disse:

      Todos os servidores vão votar no DEMÉTRIUS E NO FABIANO

      1. Anônimo disse:

        Estamos ansiosos pra isso
        Com toda certeza

    2. Anônimo disse:

      Estamos ansiosos pra isso

  8. Carla disse:

    Lembro-me que quando foi “formada” a equipe desse governo foi feita uma seleção e os participantes tinham como pre requisito serem jornalistas. Ela era formada em Marketing e trabalhava na Avivar. E foi selecionada , sendo que os concorrentes eram jornalistas. Trata a imprensa com descaso e estrela todos os vídeos . Quer aparecer mais que as notícias…

  9. Anônimo disse:

    Pois é né. Olha a administração que uma cidade de porte está submetida. A diretora que foi “aprovada no processo seletivo”, só não se sabe qual e quando. O único processo seletivo que sabemos que ela foi aprovada foi o processo realizado pelo assessor especial, onde a mesma saiu do sigilo e foi assumida por ele e só continua no cargo porque ele segura ela lá. Se deixar o cargo de amásia, fica desempregada.
    Agora eu pergunto: isso não seria nepotismo??

    1. Gustavo disse:

      Essa tal Samara é boa é pra desfazer de estagiário e de funcionário concursado. Ah, ela é boa também pra desmanchar casamentos🙊🙈🙉

Continua depois da publicidade