SAÚDE: Tratamento inovador realizado no CSSJD reverte necrotizante perineal de pacientes

Publicado por: Redação

O Complexo de Saúde São João de Deus por meio de sua Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas, adotou o método que utiliza uma sonda retal com sistema bolsa coletora como auxiliar no tratamento de dois pacientes portadores da Síndrome de Fournier. Eles utilizaram a sonda por 29 dias e os resultados obtidos foram positivos – A Síndrome de Fournier é uma infecção necrotizante perineal que acomete os planos profundos do escroto, pênis, períneo e que pode se estender à raiz da coxa e abdômen inferior. A doença é popularmente conhecida como gangrena sinérgica, sendo considerada rara, não contagiosa, mas que pode levar a morte.

Os pacientes de 38 e 63 anos ficaram internados na Unidade de Terapia Intensiva – UTI entre os meses de julho e agosto, sendo a sonda utilizada como estratégia e auxílio de tratamento das lesões causadas pela síndrome. Os tratamentos dos pacientes exigiram muito da Comissão e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, médico e nutricionista. Segundo a Enfermeira Estomoterapeuta e Presidente do Time de Pele do CSSJD, Carolina Delfino, o tratamento foi adotado com o objetivo de proporcionar condições adequadas para acelerar o processo de cicatrização, alcançando resultados considerados satisfatórios. “Percebemos que em 29 dias com a sonda, os pacientes se recuperaram e inclusive já estão em casa. Eles não tiveram que passar por inúmeras abordagens cirúrgicas, além do procedimento de reconstrução do corpo do pênis e da bolsa escrotal. Nestes casos, eles teriam de enfrentar duas situações: a utilização de uma bolsa de colostomia ou em uma situação mais grave, poderiam até ir a óbito. Mas nos casos dos nossos pacientes, conseguimos manter o curativo viável e os pacientes agora estão recuperados, em menos de 30 dias de tratamento”, comemorou.

Continua depois da publicidade

Outros fatores importantes de ações inovadoras como esta, são os benefícios proporcionados ao paciente em sua recuperação e também à instituição. Entre eles, a manutenção da qualidade de vida e resgate da autoestima do paciente, para que ele possa retomar ao convívio social. Ao mesmo tempo a instituição também colhe resultados positivos, por meio de um trabalho mais eficiente, realizado por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada. “Esses dois pacientes tiveram ótimas respostas com esse tratamento, que não é tão invasivo e tem uma boa relação custo-benefício para a instituição, pois a sonda pode ser utilizada por até 29 dias. Com isso, otimizamos a assistência ao paciente, trocas de curativos, além de um menor tempo de internação, pois nesses casos o paciente se agrava menos e recebe alta mais rápido”, completou Carolina.

Os procedimentos foram inovadores no CSSJD e, por não ser coberto pelo Sistema Único de Saúde – SUS foi totalmente custeado pela instituição. O Gerente Assistencial, João Francisco Avelar, ressalta o trabalho desempenhado pela Enfermagem em prol destes pacientes. “Estamos proporcionando aos nossos profissionais mais autonomia frente à assistência aos nossos pacientes, buscando capacitação para ampliar a segurança e qualidade ofertadas”, finalizou.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade