Pesquisa Senado: Com 90% de indecisos na espontânea, Cleitinho lidera com 3%; e 19% na estimulada

Publicado por: Redação

Pesquisa da Quaest Consultoria realizada presencialmente,  contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje (12/8), após o anuncio oficial de Aécio Neves que anunciou sua candidato a reeleição para a Câmara Federal, aponta o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) liderando para o Senado por Minas Gerais, com 19% das intenções de voto no levantamento estimulado — quando os entrevistados recebem uma lista prévia com os nomes dos candidatos. Na espontânea ele aparece com 3%, porém, o numero de indecisos nas duas pesquisas é enorme, 34% na estimulada e 90% na espontânea 

No segundo lugar há um empate técnico, dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, entre os outros quatro candidatos. São eles: o senador Alexandre Silveira (PSD), com 8%; a professora Sara Azevedo (Psol), que alcançou 6%; o vereador de Belo Horizonte Bruno Miranda (PDT), com 5%; e o deputado federal Marcelo Aro (PP), que obteve 4% das intenções de voto.

Continua depois da publicidade

Nesta pesquisa, os indecisos somaram 34%, enquanto os que votarão branco, nulo ou não pretendem votar alcançaram 24%.

Não é possível fazer uma comparação com a pesquisa anterior, porque a lista de pré-candidatos é diferente. No levantamento de julho, constavam os nomes de Marcelo Álvaro Antônio (PL) e Paulo Piau (MDB). Além disso, agora o nome de Bruno Miranda aparece no levantamento.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas pessoalmente, entre os dias 6 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%, segundo o instituto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-09990/2022 e teve valor de R$ 122.625,00.

Pesquisa estimulada ( Entrevistador mostra os nomes )

  • Cleitinho Azevedo (PSC): 19%
  • Alexandre Silveira (PSD): 8%
  • Sara Azevedo (Psol): 6%
  • Bruno Miranda (PDT): 5%
  • Marcelo Aro (PP): 4%
  • Indecisos: 34%
  • Branco/Nulo/Não pretendem votar: 24%

Pesquisa espontânea (sem lista prévia lista de nomes)

Já na pesquisa espontânea — sem uma lista prévia de candidatos — Cleitinho alcançou os 3% enquanto outros nomes sugeridos pelos eleitores ouvidos também somaram 3%.

Os indecisos formaram maioria no cenário espontâneo, com 90%, e os que votarão branco, nulo ou não pretendem votar atingiram 4%.

  • Cleitinho Azevedo (PSC): 3%
  • Outros: 3%
  • Indecisos: 90%
  • Branco/Nulo/Não pretendem votar: 4%

Sobre o instituto

O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente, governador e para o Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos para as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.

 

Legenda da foto: Cleitinho faz critica ao Presidente Jair Bolsonaro, de quem agora é aliado e apoiado por ele.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. EUDES FONSECA DOS SANTOS disse:

    Cleitinho, estamos juntos! Você merece representar nosso povo!! Mostra que quem esforça por seus ideais, consegue representar um povo necessitado e esquecido pelos políticos de primeiro escalão!!!

Continua depois da publicidade