PESQUISA: Com 46,8%, Zema lidera corrida para reeleição em Minas; Cleitinho ao Senado tem 2,3% na espontânea e 10,3% na estimulada

Publicado por: Redação

Em pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto  ‘F5 Atualiza Dados’ por pedido do jornal Estado de Minas, o Governador Romeu Zema (Novo), com 46,8% lidera com folga a corrida para sua reeleição ao Governo de Minas, enquanto o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) tem 17,4%. O deputado federal André Janones (Avante) que recentemente teve sua candidatura à presidente da República anunciada pelo partido, aparece em terceiro lugar com 7,3%, seguido em quarto pelo senador Carlos Viana (MDB) com 3,7%. Os indecisos somam 13,5%, enquanto 9,5 são de votos nulos e brancos; 1,7% não responderam –  Já a disputa para o Senado em pesquisa estimulada, mesmo com uma alto índice de indecisos, 39,8% e os que declararam que vão anular ou votar em branco, 22,9%, o deputado estadual Cleitinho Azevedo, que ainda está no Cidadania, mas deverá ir para o Patriota ou o PSC, e que tem forte base eleitoral e mora em Divinópolis, lidera as intenções com 2,3% na pesquisa espontânea e 10,3% na estimulada, seguido de perto pelo petista Reginaldo Lopes com 8,3%, portanto, tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5% para mais ou para menos – 4,3% não responderam ao questionário sobre a votação para o Senado.

Aparecendo em terceiro lugar, o deputado bolsonarista, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), ex-ministro do turismo tem apenas 3,2%, seguido pelo ex-deputado federal Alexandre Silveira que como suplente do senador Antônio Anastasia, ocupou sua cadeira no Senado, ele tem 2,7%. Enquanto Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municipios, AMM ocupa a sexta posição com 2,4%, logo atrás com 1,9% das intenções de votos vem a vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT). Fechando a extensa lista de candidatos ao Senado, aparece o deputado federal Marcelo Aro (PP)  com 1,3%.

Continua depois da publicidade

A pesquisa mostrou que o deputado estadual Cleitinho Azevedo, assim como os federais André Janones, e Reginaldo Lopes são os mais citados espontaneamente

No cenário espontâneo, em que o eleitor menciona o nome do político preferido livremente, sem que o pesquisador ofereça uma lista de potenciais candidatos, os indecisos chegam a 65,8%. O porcentual se soma aos que não pretendem votar em ninguém, em branco ou nulo (15,1%) e aos que não responderam (13%).

Apesar disso, entre os políticos, há novo empate técnico entre Cleitinho Azevedo (2,3%) e Reginaldo Lopes (1,3%). Entre eles, formando uma igualdade tripla, está o deputado federal André Janones, do Avante, que conseguiu 1,4% das menções.

Duda Salabert, Marcelo Álvaro Antônio e Alexandre Silveira também foram citados, mas não chegaram a 1%. Também não romperam essa barreira o ex-governador Fernando Pimentel (PT) e Paulo Piau (MDB), ex-prefeito de Uberaba, e Alexandre Silveira.

A disputa para o Senado ainda é incerta, segundo um diretor do Instituto de Pesquisa. Ele avaliou que a nomeação do ex-senador Antônio Anastasia para o Tribunal de Contas da União, que disputaria novamente uma cadeira para o Senado deixou um vácuo. Dominilson Coelho, em análise da pesquisa diz que Reginaldo Lopes (PT) ao aparecer ao lado de Lula deverá ter um crescimento exponencial, assim como Marcelo Álvaro Antônio (PSL) quando o eleitor bolsonarista enxergar que ele é o candidato do presidente.  Sobre o deputado estadual Cleitinho, a análise do diretor da F5, é que o divinopolitano talvez se candidate a deputado federal e não ao Senado.

A primeira sondagem eleitoral feita por F5 e o Jornal Estado de Minas coletou opiniões de 1.560 eleitores entre os dias 14 e 17 deste mês. As entrevistas foram feitas por telefone. O nível de confiança dos resultados obtidos é de 95%. A margem de erro é de 2,5%, para mais ou para menos.

Tipos de pesquisas

Espontâneas, é quando a pergunta é feita aos entrevistados diretamente, sem a indicação de nenhum nome. Exemplo: em quem você vai votar para o Senado. Neste caso a pessoa tem que lembrar um nome que ele tem intenção de votar.  No caso de Cleitinho, apenas 2,3% lembraram espontaneamente dele.

Estimuladas, é quando o entrevistador passa uma lista ou um disco de papel isso quando a pesquisa é presencial, ou por telefone, cita os nomes para o  pesquisado escolher em quem ele vai votar. As pesquisas estimuladas limitam um pouco as respostas dos entrevistados, por que os “induz” a escolher os nomes que foram citados. Porém, o indice de indecisão é menor, e também a não resposta e o voto em branco e nulo. Diante dos nomes apresentados ele escolhe um, o que tiver maior lembrança. Contudo, ele ainda pode mudar seu voto dependendo do alcance da campanha.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Sacolão do pai dele deve está precisando de gente pra trabalhar. Ele deveria ir pra lá

  2. Cícero José da fonseca disse:

    Não é possível q o povo vai colocar esse Cleitinho no senado, o cara mamou 4 anos nas teta do governo e não fez nada pra Divinópolis . Ooo povo burro.

  3. jose geraldo vilas boas disse:

    o povo de divinopolis não pode votar no Cleitinho pra senador.é pessimo pra cidade tem que deixar ele deputado mesmo fazendo as coisas pra cidade porque se ganhar pra senador ja era some pra Brasilia e pronto. é bom só pra ele.

  4. Anônimo disse:

    Sdepender do meu voto. O cleitinho pode volta para o verdurao

  5. Ana disse:

    Isso não é verdade. Óbvio que Kaliu ganha sem esforço e…deputado tem melhores que isso.

Continua depois da publicidade