Sindicato alerta que prefeito de Divinópolis, irmão de Cleitinho pode ser enquadrado em crime de responsabilidade ao não pagar piso salarial aos agentes de saúde e endemias

Publicado por: Redação

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) decidiu fazer mais uma tentativa de negociação junto à Prefeitura de Divinópolis para resolver o impasse envolvendo o piso salarial dos Agentes de Saúde e Combate à Endemias. Através de ofício encaminhado ao prefeito Gleidson Azevedo (PSC), o presidente do Sindicato, Wellington Silva, requereu o reembolso imediato “das diferenças pelo pagamento a menor do vencimento (piso salarial) dos Agentes de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias referente aos meses de maio, junho e julho”.

No ofício, o sindicato diz que “lamentavelmente apura-se que nas folhas de pagamento dos agentes, não foi considerado o piso de R$ 2.424, estabelecido pela Emenda Constitucional 120”.  O sindicato afirma que “na folha de julho/2022 a Prefeitura de Divinópolis pagou valor equivocado do salário” previsto na tabela de vencimentos (GH-24), “acrescentando o Complemento Piso ACS/ACE, simulando, assim, o pagamento do piso estabelecido pela Emenda Constitucional 120”. O Sindicato afirma, ainda, que essa manobra prejudicou os agentes quanto ao pagamento de outras verbas e vantagens, entre eles anuênio, progressões, promoções e insalubridade.

Continua depois da publicidade

ALERTA

Ainda no ofício, o Sintram afirma que postura adotada pela Prefeitura é imoral e ilegal e alerta ao prefeito que, ao descumprir a Constituição, pode ser acusado de crime de responsabilidade, conforme prevê o art. 1º, inciso XIV, do Decreto-Lei 201/67, que dispõe sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores.

A legislação citada diz que entre os crimes de responsabilidade dos prefeitos, sujeitos ao julgamento do Judiciário sem passar pela Câmara Municipal, está o descumprimento de lei, seja federal, estadual ou municipal.

O presidente do Sintram, Wellington Silva, afirma que é desejo do sindicato chegar a uma solução negociada. “Encaminhamos esse ofício ao prefeito contendo todos os alertas de irregularidades ocorridas no pagamento dos Agentes. Nossa vontade é que a solução venha sem que haja necessidade de adoção de medidas extremas, mas caso o prefeito continue se negando a cumprir a Constituição, vamos denunciá-lo por crime de responsabilidade”, disse o presidente do Sintram.

O PROCESSO

De acordo com a legislação, o crime de responsabilidade é de ação pública e pode ser punido com pena de detenção de três meses a três anos. A condenação definitiva, com sentença transitada e julgada, acarreta a perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, além de possível reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular.

Por se tratar de crime de ação pública, a denúncia deve ser apresentada ao Ministério Público (MP) a quem compete aceitar ou não a acusação. Em caso positivo, o MP encaminha a denúncia ao Judiciário. Imediatamente após receber a denúncia, o Juiz deve se manifestar sobre uma possível prisão preventiva e sobre o afastamento do acusado do exercício do cargo durante a instrução criminal. Se o juiz acatar a denúncia, o acusado passa a ser réu em ação penal.

“Acreditamos no bom senso da administração, uma vez que o crime de responsabilidade, a nosso ver, está configurado caso a Emenda Constitucional 120 não seja cumprida integralmente. Reafirmo que nosso desejo é resolver a questão sem que haja a necessidade de denunciar o prefeito e a única solução aceita pela categoria e pelo sindicato é o pagamento correto, dentro da legalidade, do piso salarial dos Agentes”, finaliza Wellington Silva.

Leia também

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Glícia disse:

    Ao meu ver isso não é perseguição política e sim trata-se de do trabalhador receber o que lhe é de direito. Um prefeito não é um xerife. Não manda e desmanda na cidade como bem lhe apetece. O projeto de uma cidade deve ser construído por todos, desde o/a cidadão/ã comum, passando pelos/as eleitos/as que inclui o prefeito. A postura do prefeito de Divinópolis não tem um projeto de visão para a cidade, começou com uma visão mas se perdeu no caminho e atualmente tem uma postura autoritária, preocupado com o show off nas redes sociais. A sua vice-prefeita é uma mulher de bom senso e faço votos que não se perca também e não se deixe anular pelo autoritarismo do prefeito. Espero que os salários sejam pagos na totalidade e que este erro seja corrigido sem a necessidade de um extremo processo, mas que se houver uma recusa em pagar o direito dos trabalhadores, então que se sim, que se instale o processo porque esta situação é grave demais. Pagar o devido aos funcionários nada tem a ver com ideologia política, mas sim com um governo que zela pelo cumprimento de suas obrigações. Novamente, um prefeito não é um xerife e o prefeito de Divinópolis além de de ter esta postura ainda está a se transformar, lamentavelmente, num populista.

  2. moacir domingos lotti disse:

    Tempos de política,que tem a ver o irmão com o candidato. Os covardes se manifestam

  3. Luiz Jacinto leite disse:

    EITA ! CENTROESTE . BOLSOMINIONS NÃO NEGAM A RAÇA . É POR ISSO QUE QUEREM ACABAR COM OS SINDICATOS . VOTEM NELES NOVAMENTE .

    1. Anônimo disse:

      Em outubro 22. Petróleo nunca mais!

      1. Ursula disse:

        Esses bolsobostas de Divinopolis vão ter o que merecem
        Corja corruptos canalhas! Irmãos metralha.

    2. Zirinho disse:

      Em outubro 22! Petróleo nunca mais!

    3. AGUINALDO da silva disse:

      Chora esquerdista 2022tem mais bolsonaro aee vc surta de vez taokey zeeee

  4. Ronaldo Lopes disse:

    Piso nacional dos ACS/ACE JÁ!

  5. anonimo disse:

    As autoridades de divinopolis nao mechem com os azevedos isso todo o povo de divinopolis ve com admiraçao

    1. Aline vc disse:

      Não acho que seja assim, não.

  6. Ediraldo disse:

    Também estou sofrendo perseguição, é só destacar um pouquinho e já começam a perseguição, para chegar na moral é difícil, mas o sistema quer derrubar quem faz corretamente

  7. Leandro disse:

    Esses verdureiros vão acabar c Divinópolis…eles querem vida boa so pra eles ..acorda Divinópolis

  8. Anônimo disse:

    Cassa o mandato deste irresponsável
    Motivos temos de sobra.

Continua depois da publicidade