DATATEMPO: Kalil ao aparecer com candidatura atrelada a Lula, derrota Zema por 37,2% a 27,5%; candidato de Bolsonaro, Carlos Viana tem 16%


O cenário de votos para governador continua centrado nas candidaturas de Romeu Zema e Alexandre Kalil. Zema é o mais citado na mensuração espontânea (25,7%), e na estimulada, na qual soma 61,2% dos votos válidos contra 29,3% de Kalil. No cenário estimulado, a diferença entre Zema e Kalil permanece na casa dos 20%, mas na rodada atual Zema apresenta a maior vantagem da série histórica: 25,1 pontos – Acontece uma mudança radical quando na estimulada, o nome de Kalil é associado a Lula.

Entre os grupos, a intenção de voto em Zema está associada, principalmente, às regiões do Estado, de modo que Oeste de Minas, Sul, Sudoeste, Noroeste, Central, Triangulo/Alto do Paranaíba, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri votam em Zema acima da média do Estado. No entanto, quando olhamos para quais são os determinantes do voto neste candidato, observa-se o voto está correlacionado a pessoas mais velhas, de outras regiões do Estado, não ser funcionário público, e votar em Bolsonaro.

Alexandre Kalil diminuiu seu índice de desconhecimento, contudo, verifica-se o aumento da sua rejeição. O ex-prefeito tem alto apoio da região metropolitana de BH, com impacto positivo em sua chance de voto. Os sem religião também são um grupo importante no apoio a Kalil, já que católicos e evangélicos apresentam menos chance de votar nele que os sem religião. Porém, quando o nome de Kalil é atrelado ao Lula, seu percentual sobe para 37,2% vencendo Zema que cai para 27,5%, ligado à  Felipe d´ávila, que o Divinews já entrevistou, e o senador Carlos Viana apoiado por Zema soma apenas 16%.

Pesquisa realizada pelo DATATEMPO com recursos próprios. Os dados foram coletados 15 de julho a 20 de julho de 2022. Foram realizadas 2.000 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Pesquisa registrada: TSE nº BR-08880/2022 e TRE nº MG-08733/2022.

Pesquisa DATATEMPO completa 

 

3 comentários em “DATATEMPO: Kalil ao aparecer com candidatura atrelada a Lula, derrota Zema por 37,2% a 27,5%; candidato de Bolsonaro, Carlos Viana tem 16%

  • 27 de julho de 2022 em 19:23
    Permalink

    Quanta baboseira. Se esquecem que a internet depois da eleição vai fazer cada um relembrar do anda publicando.

    Resposta
  • 26 de julho de 2022 em 20:04
    Permalink

    Vc quer que eu acredite nessa pesquisa mesmo? Que piada essa viu? ZEMA primeiro turno

    Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  +  35  =  37