Luciana Santos deixa Presidência do SINTRAM para disputar cadeira de deputada estadual na ALMG

Publicado por: Redação

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, reuniu seus companheiros de diretoria na manhã desta terça-feira (17) para comunicar oficialmente que está se desligando do Sindicato a partir do dia 3 de junho.  Luciana se afasta temporariamente do Sintram para se desincompatibilizar do cargo, uma vez que nas eleições de outubro vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo PSD. Participaram da reunião com a presidente, o vice-presidente Wellington Silva e o diretor financeiro Vantuil Alves, além dos representantes do Conselho Fiscal Lucilândia Monteiro (presidente), Helder Fernandes, Marineusa Martins e Rômulo Resende.

Na reunião, Luciana Santos agradeceu aos companheiros de diretoria pela parceria que começou em janeiro de 2019. Disse que o trabalho com a atual diretoria foi muito prazeroso, muito embora tivessem  passado por dificuldades imensas impostas pelo período atípico que foram vividos diante da pandemia e ainda com o agravante de uma crise econômica que o governo federal ainda não conseguiu controlar. Mas, com muita determinação, responsabilidade e coragem conseguiram superar muitos desafios.

Continua depois da publicidade

Luciana Santos lembrou que o trabalho com a atual diretoria, embora com redução de receita, mostra que a gestão do Sindicato continuará em boas mãos. “Com essa diretoria, construímos um legado muito importante para os quase 10 mil servidores municipais que representamos. Vamos deixar uma sede totalmente renovada, planos de carreira de diversas cidades já foram concluídos e outros estão bem encaminhados, fizemos uma importante expansão no nosso cartão de compras, aumentamos os serviços oferecidos aos nossos associados e conseguimos garantir direitos que estavam ameaçados.

Na maioria de nossas cidades os salários não sofreram perdas e boa parte das Prefeituras, esse ano, concedeu, inclusive, ganho real nos salários. O Sintram continuará em boas mãos sob o comando do companheiro Wellington Silva, que certamente terá ajuda de todos os diretores, para que o sindicato continue seguindo o seu ideal de defender os servidores municipais da região”, declarou a presidente.

 VIDA SINDICAL

 Servidora pública há 25 anos, Luciana Santos está na atividade sindical desde 2012, quando foi eleita Secretária Geral, na chapa então liderada pelo professor João Madeira. Em 2015, foi eleita para seu primeiro mandato como presidente do Sintram para o triênio 2016/2018. Sua reeleição para o atual mandato mostrou sua força junto aos servidores. Luciana Santos foi reeleita para seu segundo mandato obtendo a expressiva marca de 64,37% dos votos válidos. Dos 2.145 votos válidos apurados no pleito, Luciana Santos ficou com 1.301, contra 720 da chapa adversária.

No ano passado Luciana Santos foi eleita presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais (NCST). A entidade, primeira Central com sede em Brasília, é composta por cinco Confederações, 82 federações, 1.078 sindicatos e cerca de 10 milhões de trabalhadores em todo país. Ainda no ano passado, Luciana Santos foi eleita para um dos mais importantes cargos da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadores do Estado (Clate), passando a comandar a Secretaria de Assuntos dos Trabalhadores Migrantes, cujo objetivo é cuidar dos destinos de trabalhadores em migração na América do Sul. Ocupa, ainda, o cargo de  Diretora Financeira na atual gestão a Federação de Serviços de Minas Gerais – Feserv-MG.

CANDIDATA

 Luciana Santos se afasta temporariamente do Sintram para disputar sua primeira eleição a um cargo público, mas diz que sempre será militante do movimento sindical. “Nunca deixarei a bandeira do sindicalismo e sua luta tão importante para os trabalhadores brasileiros. Há momentos em nossas vidas que pedem decisões difíceis. Para mim foi difícil aceitar o convite para disputar a eleição de outubro. Difícil deixar o Sintram, que tem sido minha segunda casa nos últimos 10 anos. Difícil deixar a luta em favor dos servidores municipais, uma das classes mais representativas desse país, responsável pelo funcionamento da máquina pública, quase sempre desvalorizados, perdendo direitos em um profundo desrespeito para quem garante o bom funcionamento dos governos, seja municipal, estadual ou federal”, afirma a presidente.

Segundo Luciana, ao aceitar o convite para disputar uma cadeira na ALMG, fez muitas ponderações e concluiu que poderá contribuir de forma mais ampla para sua cidade e região. “Embora tenha sido difícil a decisão, deixo o Sintram em mãos de gente responsável e competente. Entendo que nossa região precisa de novas lideranças políticas, que não tenham os vícios da política profissional, não carregue os vícios da velha política do toma-lá-dá-cá e que tenha como meta honrar o cargo, honrar seus eleitores e trabalhar com honestidade. Sei que como deputada, poderei contribuir muito mais para Divinópolis e para as mais de 30 cidades onde trabalhei nos últimos anos como presidente do Sintram. Continuarei firme na defesa dos direitos trabalhistas, sem abandonar as demais carências de nossas cidades, que precisam de boa saúde, boa educação, transporte de qualidade e fiscalização permanente na aplicação dos recursos públicos”, declarou.

Luciana Santos concluiu fazendo um agradecimento a todos que contribuíram com o seu trabalho como presidente do Sintram. “Quero agradecer a todos os companheiros da atual diretoria, como também estender essa gratidão aos companheiros da gestão anterior, que foram de importância fundamental para tornar o Sintram essa entidade robusta e respeitada. Também meu agradecimento a todos os nossos colaboradores pela dedicação em todos esses anos e, muito especialmente, meu agradecimento a todos os servidores que representamos, lembrando que eles são a nossa meta, o nosso objetivo e que continuem contando com o meu trabalho. Peço a Deus que ilumine essa minha nova empreitada, mantendo o meu senso de justiça, de união e de respeito à nossa gente, às nossas cidades, ao nosso Estado e ao Brasil”, concluiu.

 A presidente do Sintram, que retornará ao cargo após as eleições, disse ainda que teve peso importante na sua decisão de entrar na disputa eleitoral o pedido feito por um grupo de 50 servidores. Após uma reunião, o grupo formalizou o pedido a Luciana Santos e declarou apoio à sua candidatura.

 O vice-presidente, Wellington Silva, que assumirá a presidência a partir de junho, declarou que trabalhará incansavelmente para dar sequência à eficiente administração do Sintram. “Vamos trabalhar obstinadamente na continuidade do que foi plantado até agora, mas também vamos implantar nossas metas para agregar novos valores. Continuaremos firmes na luta em defesa dos nossos servidores, trabalhando incansavelmente na manutenção de seus direitos e que todos tenham dignidade no trabalho e que tenham o respeito que merecem”, afirmou.

 

Reportagem: Jotha LeeComunicação SintramFoto: Em reunião na manhã desta terça-feira (17), Luciana Santos comunicou à diretoria do Sintram sua desincompatibilização para se candidatar a deputada estadual (Crédito: Jotha Lee)

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Daniel disse:

    Boto fé, pelo que vejo na imprensa, essa daí bate em Chico e Francisco. Pelo menos alguém que luta pelo próximo sem gritaria e circo.

Continua depois da publicidade