“Vila Vicentina adorou a pandemia. Ninguém ia lá, era o que todas queriam; aquelas mulheres são uns monstros”, lamentou sobrinha de idosa morta, supostamente por maus tratos (vídeo)

Publicado por: Redação

O Divinews entrevistou no último sábado (23) Maria José da Costa Batista, tia da idosa Maria Josina Romualdo, que tinha 88 anos e faleceu no dia 16/4, ou seja, no penúltimo sábado, supostamente vitima de maus tratos na Vila Vicentina –  De acordo com informações da sobrinha por não ter tido condições de manter a tia em casa, ela foi encaminhada para o abrigo em 2018. Quando Maria José não estava trabalhando ela ia quase todos os dias visitar a tia, porém, quando voltou ao trabalho passou a ir só nos fins de semana. Mas conforme relata, sua presença era um incomodo para as irmãs que não gostava nada, que os parentes fossem visitar e quando o faziam, as perguntas eram um inconveniente, por isso as visitas eram sempre supervisionadas, as idosas nunca ficavam com seus familiares sozinhas, e em muitos momentos eram as irmãs quem respondia pela idosa que sempre ficam desconfortáveis em não poder contar o que acontecia lá dentro.

No entendimento de Maria José, a pandemia da covid-19 veio a calhar para as irmãs, pois todos tiveram que se afastar de lá. “Era tudo que elas queriam para os parentes pararem de ir lá. Então elas faziam o que bem entendiam”

Continua depois da publicidade

Ela confirmou tudo que a filha de uma outra interna, Ângela Almerinda Simão Rios, contou ao Divinews também em entrevista, e acrescentou outras barbaridades. Dizendo que os assédios morais e maus tratos na ala dos homens era pior. Que certa ocasião presenciou uma idosa apanhando com um frauda descartável molhada. “Ela segurava na grade, enquanto uma cuidadora batia em suas pernas e nádegas”.

Confirmou os banhos coletivo, todas juntas, nuas. Só não soube informar se os homens idosos também tomavam banho junto com as idosas. Disse ainda que tem noticias de que idosas passavam mal e que a instituição demorava a chamar socorro, e quando chegava

Por inúmeras vezes tentou tirar a tia, mas eles não deixavam. Nem mesmo uma ocasião em que ela ficou doente e elas disseram que não poderia retirá-la para ir ao médico, por que lá havia médicos.

Maria José contou que logo no início, elas não queriam aceitar a sua tia. Contudo, quanto ficaram sabendo que ela tinha dois salários como aposentada, logo se interessaram. “O negócio delas é logo pegar o cartão de benefícios”

Morte  

No dia 15 de março, Maria José foi visitar a tia e a encontrou com as pernas inchadas e muito pretas, parecendo necrose. Ela questionou a situação e eles disseram que iam tomar providências. Apenas um mês depois, no dia 16/4, no penúltimo sábado ligaram para ela informando que a idosa, tia dele tinha morrido. Sem informar a causa da morte, somente nesta última sexta-feira, um dia anterior a ela conceder a entrevista para o Divinews, é que foi informada que teria sido trombose. Contudo, ela ainda não tem o atestado de óbito em mãos.

Sepultamento

As irmãs que ela identifica como sendo Alice, Dalva e Adelaide, sendo essa última a coordenadora, insistiram que o corpo fosse sepultado no túmulo da Vila Vicentina. Entretanto elas não concordaram e levaram o corpo para ser enterrado em um jazigo da família.

Pandemia

“Elas adoraram a pandemia da covid-19. Por que assim ninguém ia lá. Nenhum parente poderia ir. Era o que elas queriam. Não tinha ninguém para perguntar nada”, lamentou a sobrinha Maria José.

Finalizou pedindo providencias das autoridades “Já ouvi vários relatos de outras pessoas de meus tratos aos seus parentes na Vila Vicentina e não é de hoje – Durante o dia, por ocasião da visita quem via parecia uma maravilha. As coisas acontecia depois da visita e de noite que ninguém tá vendo”.

Cartão de Benefício

Maria José estranha que sua tia, que faleceu há mais de uma semana, e a Vila Vicentina ainda não teve a preocupação de devolver o cartão de beneficio do INSS. E é crime que após o falecimento ainda ocorra saques. As aposentadorias começam a ser pagas na próxima semana.

Vila Vicentina, segue em silêncio, como se nada houvera

O Divinews em contato com a instituição para saber sobre os afastamentos das irmãs, Alice, Adelaide e Dalva. Ao ser atendido por Yasmin que inicialmente disse que talvez pudesse ajudar, quando tomou conhecimento da pergunta foi se informar com alguém, e logo a seguir voltou ao telefone  com a informação de que somente o presidente da Vila Vicentina poderia falar a respeito, mas que ele estava viajando. Ela não estava autorizada a falar nada.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Juquinha disse:

    E a vigilância sanitária deixou isso tudo sem fazer nada?!

  2. Jesse James disse:

    E aonde andava o responsavel pela fiscalização da instituição pelo que determina o estatuto do idoso? O MP! Ficou desde 2020 sem ir la fiscalizar?

Continua depois da publicidade