Veja os vereadores da Câmara de Divinópolis que têm mais ou menos relevância nas redes sociais e os riscos de comprar seguidores

Publicado por: Redação

De olho na influência e engajamento digital, quanto algumas estatísticas e indicativos diversos, o Divinews traz nesta reportagem alguns dados, como a quantidade de curtidas, posts, seguidores, característica das postagens, perfil de quem segue e publicações ou atos que repercutiram dentre as/os vereadoras (es) de Divinópolis. Devido ao acesso limitado as contas dentre as figuras da Câmara Municipal, não foi possível conferir informações mais aprofundadas sobre porcentagem de públicos que acompanham os edis, a maioria da idade dessas pessoas e outros indicativos que só quem possui o login e a senha conseguem levantar por meio das ferramentas oferecidas pelo Facebook, Instagram e Twitter. Pela pesquisa também não é conclusivo saber se elas/eles impulsionaram postagens, compraram likes ou followers. O site Tectudo em um artigo sobre o assunto, em que fala dos riscos de compra de seguidores e curtidas em redes sociais, especialmente no Instagram. (Leia trecho abaixo)

Comprar seguidores no Instagram pode ser tentador. Diversos aplicativos e plataformas na web prometem aumentar o número de fãs, curtidas e até comentários em um curto espaço de tempo, sem esforço algum. Alguns oferecem contas falsas para “bombar” seu perfil, enquanto outros captam perfis reais, por meio de mecanismos para automatizar o processo de seguir as contas.

Continua depois da publicidade

Os preços começam em torno dos US$ 2,99 — aproximadamente R$ 12, pela cotação atual. Com valores baixos para começar a investir, é natural que a tática pareça o atalho perfeito para quem quer se tornar um digital influencer ou divulgar sua marca. Mas os resultados revelam outro cenário, bem mais desanimador: no geral, o método funciona como uma antipropaganda. Entenda os riscos de comprar seguidores no Instagram com a lista que o site preparou.

1. É contra os termos de uso do Instagram

Os termos de uso proíbem o usuário de coletar ou acessar informações de forma automatizada, por métodos não autorizados pela plataforma, o que abrange todas as aplicações que não sejam propriedade do Instagram. Dessa forma, sua conta pode ser desativada ou excluída, caso a rede social identifique o uso de bots para seguir, curtir, comentar, entre outras ações.

2. Você pode perder os seguidores comprados a qualquer momento

Como o Instagram exclui constantemente contas falsas, os seguidores fake comprados podem ser desativados pouco tempo depois. Ou seja, há uma grande chance de você gastar dinheiro e ainda perder seguidores de maneira drástica em seu perfil.

3. É fácil perceber um perfil com seguidores comprados

Há duas formas mais comuns para investir em seguidores. A primeira é ao contratar um serviço responsável por criar contas falsas para curtir seu perfil pessoal ou da sua marca. Elas também podem curtir seus posts, conforme a negociação com a empresa. A segunda consiste em acessar um bot designado a seguir contas verdadeiras, curtir algumas postagens de forma automática e, depois de um tempo, deixar de segui-las. O objetivo é que pessoas reais sigam a etiqueta do “me segue que eu te sigo de volta” e passem a acompanhar a conta.

No entanto, os dois métodos deixam rastros. O primeiro é o mais aparente, pois esses perfis fake não têm fotos nem interações próprias. E mesmo no segundo, voltado para contas reais, é comum as pessoas deixarem de seguir após perceberem que se trata de um robô.

4. Estraga sua reputação

Caso seu intuito com a aquisição de seguidores seja se tornar influencer ou promover uma marca, o método pode ter efeito contrário. As empresas anunciantes possuem mecanismos para identificar se uma conta possui muitos perfis falsos e, caso encontrem, nunca farão negócio com você.

Os seguidores que perceberem a artimanha, provavelmente, não deixarão apenas de seguir a conta, como perderão a credibilidade na marca. Assim, a conversão de seguidores em clientes se tornar ainda mais difícil. Em algumas situações mais tensas, é possível que alguém exponha a fraude nos comentários e promova uma repercussão negativa para o perfil.

5. Seguidores falsos não geram engajamento

A métrica mais importante do Instagram é o engajamento. Ela é essencial para definir a divulgação do seu conteúdo no feed de seus seguidores e, eventualmente, na aba “Explorar”. Por essa razão, é na taxa de engajamento — não apenas no número absoluto de seguidores em um perfil — que as marcas se baseiam na hora de contratar um influenciador.

O problema é: essa métrica nunca aumenta com a compra de seguidores e curtidas — pelo contrário, ela diminui. Isso porque esses perfis não vão efetivamente interagir com a conta, mesmo os que dão likes. As interações com post — curtidas e comentários — serão divididas pelo número de seguidores para gerar a taxa. Com um alto número de seguidores, o engajamento será baixo e não será possível se sobressair na rede social.

Adiante, veja a análise dentre as/os 17 agentes da política na Câmara de Divinópolis.  

Ademir Silva (MDB)

Remanescente do mandato passado e integrante da bancada emedebista na Câmara Municipal, o vereador é um dos francos opositores da gestão Gleidson/Janete ao lado do edil e colega de bancada Hilton Aguiar (MDB) e da Lohanna França (CDN). Assim como em seus pronunciamentos, suas postagens nas redes sociais costumam ser críticas, cobranças e denúncias contra a Prefeitura de  Divinópolis. Sua conta no Instagram é minimamente organizada com separações de destaque e com perfil profissional, embora não verificado. Até a data da análise, o parlamentar tinha 668 publicações. Por lá, ele é seguido por 3.138 pessoas. No Facebook, sua página também não é verificada, mesmo sendo oficial. O endereço criado em agosto de 2017 tem 5.401 seguidores e não exibe o número de curtidas na ala “sobre”. Em pesquisa não foi possível encontrar outra conta do agente político em qualquer outra rede social. Por ser frequentador e participante assíduo da igreja, muitos seguidores aparentam ser desse ciclo, porém não houve levantamento de homens, mulheres, idade e outras separações.

Ana Paula do Quintino (PSC)

A vereadora Ana Paula Freitas, popularmente conhecida como Ana Paula do Quintino, muito antes de ser parlamentar era liderança comunitária do bairro e região a qual leva alcunha. No Instagram, Ana tem 2.388 publicações, alternadas entre suas atividades políticas e cotidiano pessoal, tendo 6.012 seguidores. Por lá, ela e equipe realizam entre 3 a 4 postagens no feed e alguns stories diariamente. A agente política, assim como Lohanna recebeu capacitação da escola de formação política  Renova BR e devido a esse fato é seguida por algumas pessoas que integram e comungam com as prerrogativas desse grupo. Para “colocar a engrenagem para girar”, como propõe em seu slogan político, a edil também possui contas pessoais e página no Facebook, porém não verificadas a exemplo de outros colegas de parlamento. Conforme pesquisado, foi levantado que a parlamentar não tem conta no Twitter. Digitalmente também não foi possível analisar a predominância de um tipo específico dentre seus seguidores, no entanto, presencialmente são pessoas de origens humildes, das classes média ou baixa, e que residem em comunidades de bairros mais afastados da região Central. Frações da população essas pelas quais a vereadora defende mais aguerridamente.

Diego Espino (PSL)

Na  conta oficial e verificada no Instagram, o vereador é um dos que mais tem seguidores dentre os 17 da Câmara de Divinópolis, com 72.400 mil seguidores. Número era menos da metade do atual, antes do episódio do desmaio em um pronunciamento no Legislativo. Na ocasião ele defendia seu projeto de lei que pessoas do coletivo LGBTQIA+ da cidade fossem chamadas pelo nome social e se revoltou com um card falso, o qual tinha sua foto vinculada a defensor de “ideologia de gênero”. Ainda na rede social, até o momento ele realizou 63 publicações. No Facebook, ele possui 5.081 curtidas na sua página oficial, que também é verificada. Por lá, é seguido por 7.656 usuários. Por fim, no Twitter, ambiente o qual o vereador também possui perfil oficial e verificado, ele segue 194 contas e é seguido por 695 outras, tendo 57 tweets até o instante da checagem. Em suas três redes sociais, o perfil de quem o segue são de pessoas inclinadas a direita e extrema-direita, com perfil não só de jovens, mais de pessoas mais velhas, conservadoras/reacionárias.

Eduardo Azevedo (PSC)

O vereador é o mais seguido no Instagram entre as (os) 17 parlamentares da Câmara com 128 mil contas o seguindo, tendo até o momento 871 publicações no seu perfil, oficial e verificado. Na página do Facebook oficial e verificada, assim como a do Instagram, o vereador é um dos mais seguidos dentre todos os edis do Legislativo, tendo 38.612 curtidas e 54.825 seguidores. No Twitter que é igualmente oficial e verificado, o agente político segue 312 contas e é seguido por 6.283. Três de suas postagens mais acessadas foram uma em que o parlamentar fazia defesa do manuseio de medicamentos não cientificamente comprovados para tratar à covid-19 e outra em que sem embasamento, o edil apontava que a vereadora Lohanna França era responsável por crianças da cidade estarem sendo expostas ariscos de segurança dentro de escolas públicas e particulares. Essa publicação inclusive foi protocolada na Comissão de Ética da Câmara, porém nenhuma medida foi de fato aberta contra o vereador. O irmão mais velho do deputado estadual Cleitinho Azevedo e do atual prefeito de Divinópolis, gêmeo do deputado, Gleidson Azevedo (PSC) é amplamente apoiado por familiares e se intitula nas bios como defensor de “valores cristãos”, da “família” e contra “imoralidades”. Quem o acompanha tem comportamentos identificados com o presidente Jair Bolsonaro, no sentido do conservadorismo, da direita pendente para extrema-direita, fundamentalismo religioso e afins.

Edsom Souza (CDN)

O ex vendedor de pão e ex ferroviário, Edsom Souza a exemplo de Print Jr também é um dos parlamentares que continuaram no mandato e já estiveram na Câmara em outras oportunidades. Mais experiente e senil do Legislativo, o agente político é o atual líder do Governo na gestão Gleidson/Janete e tem tons de esquivas e filosóficos em suas articulações e pronunciamentos. Não é possível apontar que pelo fato de ser o mais idoso, é o que menos se movimenta nas redes sociais, porém, em vista de seus pares, é sim o que menos atua digitalmente. No Facebook, em conta oficial, mas sem verificação, Edsom possui 2.692 seguidores e 2.712 curtidas. No Instagram, no dia da última checagem, ele possuía 602 publicações e era seguido por 1.720 pessoas. As postagens em ambas as redes são divididas em textos de datas comemorativas, infográficos, contagens denunciativas – como no caso da inconclusividade nas obras do Hospital Regional e registros de atividades políticas. Não é assertiva e conclusiva a análise do perfil de pessoas quem seguem o agente político. Mas essas se dividem dentre classes e gêneros variados, não possuindo um nicho específico, embora o vereador seja velha presença na Casa.

Eduardo Print Jr (PSDB)

Dos parlamentares que continuaram mandato e atual presidente da Câmara de Divinópolis, Print começou sua trajetória política tanto por ações beneficentes nos bairros (Natal Solidário), quanto via carreira no empreendedorismo. Proprietário de lojas de escritório/informática e sócio em estabelecimentos de entretenimento, o vereador tucano já atua politicamente há mais de uma década, tendo sido líder do Governo do ex-prefeito Galileu Machado na última gestão, posto hoje ocupado pelo colega parlamentar Edsom Souza (CDN). No Instagram, o edil que declara ser o quem mais trouxe recursos para Divinópolis e possui até o instante 2.179 publicações, tendo 13.400 seguidores. As postagens de Print na rede social alternam entre as atividades políticas e pessoais, com alta movimentação, no quesito acesso e engajamento. O agente político disponibiliza um número de WhatsApp para que eleitores e a população em geral o acione. No Facebook, o vereador tem 4.581 curtidas e 4.582 seguidores. A página não é verificada, assim como o Instagram dele também não é. Embora menos movimentada, o vereador tem ainda uma conta no Twitter, onde até o momento fez 1.662 tweets, é seguido por 863 pessoas e segue 253. Os espectros dos perfis que seguem o vereador variam entre ambos os sexos, idades e predominâncias preferenciais na política, porém, boa parte delas – sem se levantar a quantia exata, são conservadoras e de direita. Vale destacar que Print se preocupa bastante com a área da comunicação, tendo atuado para mudanças significativas no site oficial da CMD, canais da Câmara, redes sociais do Legislativo e demais meios comunicacionais, para modernizar e otimizar as informações da Casa. Trabalho esse que impactou diretamente no auxílio à imprensa local.

Flávio Marra (PAT)

O vereador Flávio Marra possui perfis oficiais nas principais redes socais, mas do contrário de outros parlamentares da Câmara, nenhuma delas é verificada pelos sites. No Facebook, a página do agente político é curtida por 6.841 pessoas e seguida por 14.394. No Instagram, ele tem 9.025 seguidores, tendo até então 1.030 publicações. No Twitter o perfil foi criado mais abandonado e não possui movimentação desde 14 de janeiro de 2021, com três tweets, sem seguir ninguém e sendo seguido por 5 contas. Os posts de Flávio retratam as pautas do mandato onde já criticou a Unidade de Pronto Atendimento em Divinópolis (UPA Padre Roberto), o atraso na obra do Hospital Regional Divino Espírito Santo, a Companhia de Água e Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a grande maioria, postagens as quais defende a causa animal, sua maior bandeira. As pessoas que seguem Marra se misturam entre jovens e pessoas mais adultas. Em larga vantagem tem comportamentos mais conservadores, de direita para extrema-direita. Em abril de 2021, ao lado de Diego Espino, Eduardo Azevedo, e o então candidato a vereador “Joe só Alegria”, Flávio foi alvo de uma operação da Polícia Civil na internet. A investigação checava se o vereador possuía ligação com ataques cibernéticos contra o presidente do Conselho Muncipal de Saúde, Warlon Carlos, à vereadora Lohanna França e a liderança política e candidata a prefeita em 2020, Laiz Soares. Segundo disparos de mensagens e postagens falsas, esses últimos três personagens teriam sido responsáveis por uma denúncia no Ministério Público, a qual reportava que Divinópolis não estaria cumprindo medidas sanitárias contra a pandemia da Covid-19. Os conteúdos maldosamente publicados também davam conta de que Lohanna, Laiz e Warlon deveriam ser responsabilizados caso o comércio fechasse e pessoas perdessem seus empregos, tendo sido vazado números pessoais, endereços e outros dados sensíveis destes. Por fim, no entanto, depois das diligências da PCMG, a Justiça arquivou o inquérito e encerrou o caso.

Hilton de Aguiar (MDB)

O ex secretário de agronegócios e vereador em outras duas oportunidades, Hilton Aguiar é colega de bancada emedebista junto a Ademir Silva (MDB) no Legislativo. Hilton é um dos três edis que se declara opositor do prefeito Gleidson e da vice Janete, na gestão do Executivo em Divinópolis, o lado de Ademir e Lohanna. Quanto a suas redes sociais, no Instagram, o agente político não possui conta verificada embora tenha um perfil oficial, stories destacados e link para uma conta no WhatsApp. No levantamento, o vereador tinha 166 publicações e era seguido por 2.799 pessoas. As postagens se dividem em trechos de pronunciamentos, celebrações de datas comemorativas ou estratégicas, anúncio de emendas impositivas recebidas, e discursos de oposição a administração da Prefeitura. No Facebook, as postagens são bem dizer todas compartilhadas do Instagram. Por lá, o edil tem 374 curtidas e é seguido por 383 pessoas. Seus seguidores se dividem em servidores municipais, apoiadores, entre outros. Já no Twitter, onde o vereador também tem conta – embora com perfil abandonado de postagens desde setembro de 2021, há 7 tweets. Na rede, ele segue contas e é seguido por 7.

Israel da Farmácia (PDT)

Vereador de primeiro mandato a exemplo de mais da metade da Câmara Municipal, Israel Mendonça, popularmente conhecido como “Israel da Farmácia” é também notório por suas defesas em prol da Saúde em Divinópolis e segundo secretário do Legislativo. O parlamentar possui contas em duas redes sociais: Facebook e Instagram. Na primeira, 951 pessoas curtem sua página e 954 o seguem. No Insta, onde sua conta é oficial, mas também não é verificada, durante a análise ele tinha 215 publicações e é seguido por 1.938 pessoas. O agente político tem perfil mais discreto na vida digital e uma atividade menos intensa, comparado a outros edis. As postagens de Israel são ramificadas e disseminadas em trechos de suas falas na Casa, gravações de vídeo em atuações políticas, selfie, registros em foto de atividades parlamentares, dentre outras.

Josafá Anderson (CDN)

Reeleito em 2020, Josafá Anderson já tinha trajetória na política antes de ser vereador. Por 16 anos ele foi líder comunitário, 12 anos como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Divinópolis e também foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais por quatro anos. A exemplo da edil Ana Paula do Quintino, o agente político é conhecido por defender comunidade mais humildes no Afonso Pena, no Serra Verde e outros bairros com moradores em situação de pouca acessibilidade e de vulnerabilidade social. No Facebook, sua conta oficial não é verificada. 6.981 pessoas curtem sua página e 7.060 o seguem. No Instagram, o vereador configurou sua página como profissional “figura pública”, porém também não é verificado. Lá, até o dia do levantamento, ele tinha 1.065 publicações e era seguido por 4.506 pessoas. As postagens de Josafá incluem selfies em atuação política nas ruas, filmagens de atividades como vereador e prestação de contas. Além do povo pelo qual foi eleito, foi possível detectar que ele é seguido por pessoas da igreja cristã Maranata e empresários. Público esse o qual defende via projetos de lei e presenças em reuniões de fóruns da desburocratização.

Lohanna França (CDN)

Recordista como a vereadora mais jovem e a mais votada entre homens e mulheres na história de Divinópolis, Lohanna tem o perfil oficial e verificado do Instagram. A vereadora é seguida por 19,1 mil, pessoas. A parlamentar tem também até então 1.633 publicações. Os conteúdos são predominantemente políticos, alternando com uma ou outra foto do cotidiano dela. As postagens diminuem ou aumentam conforme a agenda e atividade da agente política, tanto no feed quanto nos stories. O maior nicho que a segue são de jovens e mulheres, esses que em suma maioria tem o espectro e ideologia similares ao dela, que tende mais para a esquerda, embora a agente política dispense costumeiramente ser rotulada com “bússolas”. Por ser aluna dos movimentos Acredito – o qual já não faz mais parte, e do Renova BR, algumas pessoas que a seguem são lideranças políticas destes grupos ou que comungam com os ideais econômicos e sociopolíticos dos mesmos.  No Facebook, a vereadora também tem a página verificada e é curtida por 6.729 pessoas com 6.882 seguidores. As postagens são quase sempre as mesmas veiculadas no Instagram, as quais a vereadora fala de meio ambiente, educação municipal, defesas a causas das mulheres, análise do transporte público, fiscalização assídua e de oposição a gestão Gleidson-Janete, entre outros compromissos. Lohanna também usa o Twitter, onde tem cerca de 13.200 tweets, segue 853 contas e é seguida por 2.849.  Por lá, a vereadora comenta bastante do cenário político local, estadual e nacional e as vezes alterna os assuntos com outros temas.

Ney Burguer (PSB)

Claudiney Cunha Silva, Ney Burguer, o empreendedor é conhecido por ter uma hamburgueria e em 2020 foi um dos vereadores estreantes de mandato na Câmara de Divinópolis. Com o bordão “Chega o Rei”, o agente político defende moradores do Maria Helena, Mangabeiras e outros bairros adjacentes. Seus principais alvos de críticas são más condutas e gestões ineficazes na Copasa e na Upa Padre Roberto, mas também faz cobranças e defesas na área do esporte, inclusive participando de um programa esportivo na televisão. No Facebook, sua página oficial não é verificada. Lá ele tem 51 curtidas e é seguido por 54 pessoas. No Instagram, onde também tem conta oficial, mas igualmente não verificada, o edil até o dia do levantamento tinha 400 publicações, era seguido por 8.892 pessoas. As postagens do vereador se ramificam entre trechos de pronunciamento, registros de atuações políticas e afins. Embora não tenha determinado público, o agente político é seguido por atletas amadores e profissionais divinopolitanos, jornalistas da crônica esportiva, apreciadores da gastronomia no ramo da hamburgueria e pessoas das comunidades onde o edil tem maior presença em seu trabalho.

Rodrigo Kaboja (PSD)

Ao lado de Edsom Souza, dos atuais parlamentares, Kaboja é um dos vereadores com recorde de permanência na Câmara Municipal de Divinópolis, estando no sexto mandato e já tendo sido presidente da Casa Legislativa em quatro oportunidades. O agente político se intitula defensor da justiça social e morando em Santo Antônio do Campos (Ermida) há uma década, procura levar melhorias para a comunidade. No Facebook, ele tem conta oficial, mas não é verificada. A página atualmente tem 4.483 curtidas e é seguida por 4.671 pessoas. No Instagram, a conta também é oficial, mas igualmente não verificada. Até hoje, Kaboja realizou 438 publicações. Por lá ele é seguido por 1.291 pessoas. Suas postagens variam entre infográficos, detalhamento de projetos de lei, explicações de decretos e medidas do Executivo, filmagens de atividades políticas, entre outros. Não é possível avaliar com exatidão o nicho de pessoas que seguem o vereador, porém, das que mais se destacam são os residentes de Ermida, apoiadores e eleitores. Em meados de 2020, o tema que mais repercutiu e lhe rendeu acessos, curtidas e engajamento foi a votação da redução salarial dos vereadores. O motivo é que parte dos vencimentos da classe poderiam ser retornados para ajudar a secretaria de Saúde, que sofria no primeiro ano da pandemia da Covid-19. Naquela ocasião, Kaboja era presidente da Casa e favorável a diminuir os ordenados dos edis. Depois de pronunciamentos a favor e contrários, o salário dos vereadores foi reduzido em 25%, no entanto, apenas para o mandato seguinte. Três edis: Carlos Eduardo Magalhães (REP); Dr. Delano (MDB) e Matheus Costa (CDN) foram contrários. Devido a isso, em 2021, as figuras eleitas já passaram a receber R$ 9.133,33 em vez de R$ 12.000.

Rodyson do Zé Milton (PV)

Vereador no terceiro mandato (2008 – 2016) e (2020 – presente), Rodyson Kristinamurti, ou Rodyson do Zé Milton como é conhecido, também faz parte do grupo de políticos mais conhecidos de Divinópolis. Parceiro parlamentar do deputado federal Domingos Sávio (PSDB), com quem sempre tenta buscar emendas para a cidade, o agente político tem números importantes nas redes sociais, sobre tudo o Facebook. Por lá, o edil tem 4.618 curtidas e 4.652 seguidores. A página embora oficial, não é verificada.  No Instagram, o perfil do vereador é oficial e também não é verificado com 595 publicações e 2.232 pessoas o seguindo. Ele e sua assessoria separa stories de modo organizado nos destaques e disponibiliza contatos. As postagens relatam suas atividades políticas em comunidades rurais, detalham instalações de iluminação pública nos bairros, vai contra algumas parcerias público-privadas (PPP’s) e defende melhorias na saúde do município. A exemplo de outros parlamentares, o levantamento não aprofundado aponta que quem o segue, se divide entre os nichos, sendo predominantemente adultos conservadores de direita. Muitos seguidores são das comunidades rurais, áreas hospitalares e empreendedores. Dentre os posts que mais se destacaram no primeiro ano de mandato foram os que faziam oposição as tentativas de privatizações em serviços e um pronunciamento onde Rodyson levantou que o prefeito Gleidson poderia estar assinando projetos de lei sem os ler.

Roger Viegas (REP)

Vereador reeleito para o segundo mandato, dos mais jovens da Câmara Municipal e atual vice-presidente da Casa, Roger Viegas trabalha para enxugar gastos em suas atuações e no gabinete, além de realizar fiscalizações contundentes ao Executivo. O parlamentar também está fortemente presente nas redes sociais, tendo contas oficiais no Facebook, Instagram e Twitter, perfis aonde faz publicações com frequência. No Face, a conta não verificada tem até o momento 6.353 curtidas e 6.537 seguidores. No Instagram, neste instante são 387 posts. Por lá ele é seguido por 8.428 contas. No Twitter, durante a análise verificou-se com o vereador realizou 7.009 tweets, sendo a última publicação no Dia Internacional das Mulheres deste ano. Na rede do pássaro azul, ele segue 584 contas e é seguido por 1.876. O público que o segue tem faixa etária menor dentre os seguidores de outros agentes políticos e essas pessoas se dividem entre reacionários-conservadores, direitistas e extrema-direita com algumas pessoas da esquerda, colegas de imprensa e da carreira na política. Ressalta-se que o edil, além de figura pública parlamentar é também conhecido por ser radialista na cidade e atua como tal pelas manhãs durante a semana. Dentre os fatos e posts que mais repercutiu em seus mandatos foram: a fiscalização contra possíveis fura-filas na vacinação da Covid-19, a defesa em um projeto de instalação de detectores de metais para evitar entrada com armas em eventos realizados em Divinópolis, para evitar casos como o do segurança Edson, pronunciamentos em prol de organizadores de eventos e da classe dos seguranças de festas. Ao fim do resultado das eleições em 2020, o episódio em que entrou em um debate mais acalorado com o dono da rádio onde trabalhava, também rendeu acessos e curtidas na internet. O fato acabou ocasionando em seu desligamento e posteriormente o profissional foi contratado por uma concorrente, onde se encontra atualmente.

Wesley Jarbas (REP)

Eleito pela primeira vez e também um dos mais jovens da Câmara Municipal, Wesley Jarbas é da bancada dos Republicanos ao lado do vereador Roger Viegas. Com apoio declarado e da base da Prefeitura, o vereador costuma fazer posts junto ao prefeito Gleidson Azevedo, a vice-prefeita Janete Aparecida, e de outros parlamentares que apoiam a gestão, como Diego Espino, Eduardo Azevedo, Flávio Marra e Ney Burguer. Em sua página oficial e não verificada no Facebook, ele tem 2.182 curtidas e é seguido por 2.255 pessoas. No Instagram, até a data da pesquisa, ele fez 585 postagens e é seguido por 8.099 contas. O perfil do político tem stories destacados nas cores da cidade e são separados assim como as publicações do feed dele, em temas de cobrança quanto a infraestrutura, explicações de projetos de leis, registros de atividade nas ruas, entre outros. Sem levantar em análise aprofundada devido ao acesso restrito aos perfis, foi possível apenas verificar por alto que parte das pessoas quem o seguem são gente conservadora/direita, frequentadores da igreja católica, moradores dos bairros Catalão, São Miguel, São José, Planalto e adjacências. Região essa onde o vereador recebeu mais votos devido a história popular e profissional, em uma fábrica de confecção têxtil.

Zé Braz (PV)

Também eleito pela primeira vez e integrante da bancada do Partido Verde junto a Rodyson do Zé Milton, o enfermeiro José Braz tem como bandeira a saúde em Divinópolis. Primeiro secretário da Mesa-Diretora e presidente da Comissão de Saúde, o vereador tem presença mais discreta nas redes sociais, embora boa quantidade de audiência. No Facebook, o edil tem 3.354 curtidas em sua página oficial não verificada e 3.372 seguidores. No Instagram, até o dia do levantamento das informações, o vereador possuía 1.452 publicações, tendo 5.140 seguidores. As postagens de Zé são distribuídas entre trechos de pronunciamento na Câmara, publicações em referência a datas comemorativas, defesa dos profissionais da saúde, e demais posicionamentos. Nas postagens, as falas a favor do pagamento do gatilho salarial os servidores municipais e sobre a inflação dos preços se destacaram.  Ainda dentro das publicações, outra com maior número de engajamento está a votação em 2021, a favor da volta das celebrações religiosas nas igrejas em meio da pandemia da Covid-19. Como não obteve-se acesso irrestrito aos dados completos, só foi possível detectar que parte de seus seguidores são da área da saúde e pessoas religiosas, que se assemelham na fé e/ou na profissão do vereador.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade