Cobrança de IPTU 2022 é suspensa em Ipatinga por incongruências dos dados obtidos pelo georreferenciamento

Publicado por: Redação

Na cidade de Ipatinga, o  prefeito  em entrevista coletiva com a imprensa nesta quinta-feira,17/03, anunciou a suspensão das guias de IPTU de Ipatinga de 2021. Segundo o chefe do Executivo daquele município será instaurado um processo administrativo para apurar as incongruências dos dados obtidos pelo serviço de geoprocessamento que foi contratado para atualizar o cadastramento dos imóveis no município. Iniciado em 2020 e concluído em 2021. Será feito um levantamento para fazer as correções que forem detectadas.

O geoprocessamento foi realizado nos bairros das Águas, Bela Vista, Bom Retiro, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Jardim Panorama, Ayrton Senna, Esperança, Recanto e Tiradentes.

Continua depois da publicidade

Apesar de não ter definido data, a previsão é que o processo seja encerrado em maio, e a emissão de novas guias em junho.

Quem tiver a guia de IPTU com o reajuste baseado na inflação de 2021, que foi de 10,53%, não terá alteração. Quem paga parcelado, a sugestão da Prefeitura é que seja quitado até dia 08 de Abril, a primeira parcela, porque se for aguardar a decisão sobre as correções, as parcelas serão reduzidas, porque o prazo para parcelamento tem que ser dentro do ano. Já quem prefere pagar à vista pode aguardar.

Em alguns bairros as guias vieram com aumento de até 400%. Os moradores, mesmo depois de saberem que está suspenso o pagamento com vencimento em abril, continuam apreensivos, pois a maioria não está preparada para pagar um valor muito acima do que havia planejado.

O Jornal online  Classivale anteriormente tinha publicado uma matéria que falou sobre a indignação dos moradores quando foi divulgado o aumento do IPTU a partir do momento que eles começaram a receber as guias.

A reclamação é geral. Diante disso, a Associação de Moradores dos Bairros Cariru e Castelo, e Associação de Moradores dos Bairros Horto e Santa Mônica, protocolaram na Promotoria de Justiça, na Prefeitura e na Câmara de Ipatinga, representação relativa ao descontentamento dos moradores da cidade ao ter conhecimento do teor das guias. Onde houve aumento de todos os tipos, de alíquota, de áreas e de valores venais, aplicados todos simultaneamente, fazendo o valor do IPTU disparar, duplicando e até triplicando o valor.

Assim sendo foi solicitado em nome da população da cidade de Ipatinga, a revisão imediata dos critérios, índices e valores aplicados nos cálculos da guias de IPTU, para que seus valores retornem aos níveis decentes e suportáveis anteriores.

“O município está avaliando o valor venal do imóvel, para cobrança do IPTU, considerando valor de mercado”, comentou outro morador.

A Associação protocolou também na Câmara, um pedido de Audiência Pública, pelo inconformismo e extremo descontentamento da comunidade, provocados pelo estratosférico aumento das alíquotas nas Guias de IPTU de 2022.

Em nota, a prefeitura na ocasião se comprometeu a fazer uma revisão nos locais que tiveram aumento de área, disponibilizando equipes especializadas para receber e registras reclamações de inconsistências.

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Os vereadores de lá entraram com projeto suspendendo o IPTU. Os vereadores de lá trabalham os daqui são Tietes do prefeito.

Continua depois da publicidade