Por Laiz Soares: Precisamos falar, chega de somente ouvir

Publicado por: Redação

Já viu um dentista ser chamado para falar como construir casas? Ou um eletricista ensinar como pilotar avião? Me parece tão óbvio que ao tratar sobre o tema é importante chamar pessoas envolvidas com o assunto, como profissionais que trabalham na área e vivenciam o tema na sua rotina.

Bom, para o nosso país essa lógica não se aplica quando se trata dos direitos das mulheres, em pleno Dia Internacional das Mulheres, nos deparamos com evento de uma empresa de renome, O Grupo Voto, onde todos os palestrantes são homens.

Continua depois da publicidade

Seria cômico se não fosse indignante, mas a pauta do evento foi participação feminina na política. 5 homens discutindo o que é ser mulher na política: Jair Bolsonaro, Arthur Lira, Paulo Guedes, Tarcisio de Freitas e Rodrigo Garoa. O quão inacreditável é a falta de valorização e representação feminina no Brasil!?

Ver isso acontecendo em 2022 é inadmissível, isso mostra o quão nossa sociedade não escuta e não está disposta a escutar nossas vozes. São tantas mulheres incríveis que temos em nossa política e falariam com propriedade sobre este tema, mulheres que estão em cargos públicos cavando por oportunidades e por seus espaços. São elas que devem ser escutadas, essas são as palestrantes para um evento como esse.

Já sofri violência política de gênero em diversos momentos na minha trajetória, fui chamada de pertubada, acusada de usar ponto em debates, recebi ataques virtuais e tive medo por mim e minha família. Ver nossas vozes silenciadas mais uma vez em um dia tão emblemático para nossa luta, me atinge, assim como a todas as mulheres que também passaram por isso.

A política parece um privilégio que já é próprio da masculinidade, se você é neto, ou se você é filho,é como se já tivesse uma vaga garantida. Para nós mulheres, esse lugar não foi reservado. Mas  nós não precisamos pedir licença para entrar na política, esse espaço já é nosso por direito e não abriremos mão dele.

Se eles não vão nos abrir as portas e nos entregar em mãos os microfones, entraremos por cada fresta e janela, gritaremos para dizer aquilo que vindo de um homem seria escutado se apenas fosse sussurrado.

*Laiz Soares é formada em relações internacionais pela PUC Minas e pela Essca na França. Atuou liderando equipes e projetos no setor privado, em ONGs e no Congresso Nacional. Idealizadora da Escola de Líderes.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade