Sérgio Leonardo é eleito presidente da OAB Minas; Quem ganha e quem perde em Divinópolis com sua vitória

Publicado por: Redação

Em uma das eleições mais disputadas da história da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas, a chapa Renova OAB, que teve como candidato a presidente o advogado Sérgio Rodrigues Leonardo, e como vice, Ângela de Oliveira de Oliveira Botelho, foi eleita a vencedora para comandar a Ordem no triênio 2022/2024 –  As outras três chapas derrotadas tiveram como cabeça de chapa, Carla Silene, Lucas Bessoni, e Luis Cláudio Chaves principal oponente de Sérgio e por ele derrotado nas urnas. Sendo Chaves de direita, com ligações diretas com bolsonaristas assumidos, também muito próximo ao senador Rodrigo Pacheco, eleito presidente do Senado pela interferência direta do presidente Bolsonaro. 

O presidente eleito, Sérgio Leonardo, é natural de Belo Horizonte, tem 43 anos e é advogado formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2001. Sua atuação é na área de direito penal.

Continua depois da publicidade

Sérgio Leonardo encabeçou uma campanha independente, sem ligações diretas com direita, centro, ou esquerda e totalmente desvinculada de Felipe Santa Cruz, atual presidente nacional da OAB. Sérgio, inclusive, defende uma OAB apartidária e não se declara partidariamente. É ferrenho defensor da Democracia, do estado de direito e das liberdades. Seu avô, Jair Leonardo Lopes, que também presidiu a OAB/MG em 1998/2000 e 2001/2003, igualmente militou no Direito Penal e foi membro, dentre outros, do Conselho de Defesa da Pessoa Humana.

A vitória de Sérgio Leonardo muda o cenário de influência de alguns advogados de Divinópolis na OAB Minas e, de outros, tira a perspectiva de poder.  O advogado Alican Albernaz é o que mais vai perder influência, já que apoiou Luis Claudio. Após mais de 9 anos como Conselheiro Estadual da OAB, ele deixará o cargo. Já o atual presidente de OAB Divinópolis, Manoel Brandão, que também apoiou Luis Cláudio, segundo fonte, não verá o seu sonho realizado de ser Diretor de Apoio a Subseções, que são mais de 300. Assim como o advogado Farlandes Guimarães, que atualmente preside a Comissão Estadual de Seguridade Social e também, provavelmente, deixará de ser.

Divinópolis, porém, não deixará de estar representada durante a gestão da chapa eleita. O advogado Carlos Alberto Faustino ocupará a posição de Conselheiro Seccional (Estadual) da OAB e se juntará à advogada Eloisa Aquino, que apoiou Sérgio e continuará exercendo o mesmo papel. A Jovem Advocacia divinopolitana também sai fortalecida dessas eleições, já que o atual presidente da OAB Jovem na cidade, o advogado Mateus de Oliveira, também apoiou o grupo vencedor.

Em Divinópolis, Manoel Brandão, que desempenhou importante papel no triênio 2019/2021, dará lugar a Ellen Lima e Adrea Borges, dupla que, pela primeira vez, levou à presidência da Subseção duas mulheres, em importante movimento de representatividade.

 

Leia também

Renúncia (vídeo) de Delamonica vira eleição da OAB Minas de ‘ponta cabeça’; resvala em Divinópolis (veja chapa)

ELEIÇÕES OAB MINAS: Instituto de pesquisa diz que Sérgio Leonardo tem 26% dos votos e Luiz Cláudio, 18%

Presidente da OAB Divinópolis, em contraditório ao Divinews diz que Delamonica não renunciou, fez aliança; e que fonte do site está errada

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    não sabia que ele tinha doutorado

  2. Anônimo disse:

    Só precisamos lembrar a vocês de que a chapa apoiada pelo Dr. Manoel Brandão ganhou em Divinópolis e em quase todo o centro-oeste.

    Vale lembrar, também, que desde o início ele sempre apoiou a Dra. Helena Delamonica, que estava na chapa do Luís Cláudio.

    Parabéns aos vencedores e esperamos que Divinópolis cresça com seus novos representantes.

  3. anonimo disse:

    E o povao ganha o que

Continua depois da publicidade