Gleidson Azevedo, prefeito de Divinópolis anuncia aumento da “passaginha” para 2022

Publicado por: Redação

A declaração do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC) feita na Rádio Minas, no programa Bom Dia Divinópolis no quadro especial “A Voz do Prefeito”, na última sexta-feira (12) segue a repercurtir na cidade especialmente no Legislativo. O espaço na rádio tem como propósito falar diretamente com o povo e na ocasião, o chefe do Executivo anunciou para esse mesmo povo que não terá condições de segurar o preço da “passaginha” do transporte urbano em 2022. A fala do prefeito foi lembrada pela vereadora Lohanna França (CDN) na reunião ordinária da Câmara de Divinópolis desta quinta-feira (18). O líder do Governo, vereador Edsom Sousa (CDN), tentou rebater a fala da vereadora dizendo que a decisão do aumento é do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de Divinópolis (Comutran), mas sofreu uma invertida da parlamentar do Cidadania, que reafirmou a fala do prefeito e colocou o áudio em que afirmou o aumento. O ex-prefeito Galileu Machado (MDB), por dois anos consecutivos, mesmo com o estudo das planilhas do Comutran dando o resultado favorável ao reajuste, ele não concedeu.

Entrevista e áudio sobre aumento da passaginha

Continua depois da publicidade

Na última reunião ordinária realizada na terça-feira (16), a vereadora Lohanna França iniciou o seu pronunciamento na Câmara Municipal com um aúdio do Prefeito Gleidson Azevedo, da entrevista dada ao programa da Rádio Minas “Bom Dia Divinópolis’’, na manhã de sexta passada (12), aonde ele dizia o seguinte sobre o Consórcio TransOeste, empresa responsável pelo transporte público da cidade. “Teve um assunto que eu tô tendo muita reclamação, da Trancid, a respeito da questão de linhas, eu queria pedir a população, porque a Trancid, ela é a empresa mais desonesta que tem! Então como eu não dei o reajuste pra ela da passaginha. Eu quero deixar bem claro, viu população? No ano que vem, não tem como eu segurar isso mais. O ano que vem vai ter reajuste da passaginha. Ela, por pirraça, ela tá tirando as linhas. Então assim, eu só tenho duas maneiras de poder fazer com que essas linhas voltem, ou a Prefeitura banca isso e não tem condições de custear o contrato, ou aumentar a passaginha!” por Gleidson Azevedo, prefeito de Divinópolis.

Estudo do caso e o contrato

Após o aúdio, a vereadora explica que seu gabinete mergulhou profundamente na leitura do contrato do Consórcio TransOeste a fim de fiscalizar o que estava sendo feito ou não, encontrando diversas obrigações legais que não estão sendo cumpridas pela empresa, tendo a Prefeitura de Divinópolis diversos motivos para romper este contrato, e que foram detalhadas pela edil.

Considerando o ponto 4 das metas no Edital de Licitação, o item 4.3 fala sobre a prestação de serviço com níveis mínimos de poluição. Quais são os níveis mínimos de poluição? Quantas fiscalizações já aconteceram? Qual é o parâmetro para fiscalizar essa cláusula do contrato? São perguntas difíceis de serem respondidas, tendo em vista que o município não tem feito os trabalhos do Vigiar e Visolo, programas Federais que tem o intuito de fiscalizar de perto a qualidade do ar e solo, questionamentos que a Vereadora também levantou em seu pronunciamento na Reunião anterior, também em cobrança ao Executivo.

Segundo o contrato entre o Executivo e Consórcio TransOeste, é necessário que as frotas tenham um comprimento de horário igual ou superior a 97%, o que quer dizer que se a empresa tiver atraso em 96% dos itinerários já há problema. Também está escrito que para cada 1855 km percorridos pode haver somente uma falha mecânica, que a Transoeste deveria instalar 400 novos abrigos nos pontos de ônibus e realizar a manutenção dos 122 já existentes, sendo 106 no primeiro ano do contrato, feito em 2013 e 21 por ano até a vigência final do contrato, prevista para 2027.

 

 

A vereadora destacou que a população que toma chuva e queima no sol esperando onibus sabe bem que não há essa construção e manutenção de abrigos.

A empresa também deve fornecer uma perua tipo van, porta-a-porta para pessoas com mobilidade muito reduzida e que devido à ela não conseguem caminhar para o ponto de ônibus e nem utilizar os elevadores, e que após 12 meses desde o início do contrato, essas pessoas ainda teriam direito a uma segunda van, o que não foi feito.

O Edital de Licitação também diz sobre a Gratuidade do Corujão, das 23 às 5h da manhã, o que também não é feito.

A vereadora questiona se os outros vereadores estão cientes e fiscalizando isso, já que todos recebem reclamações sobre a TransOeste todos os dias, e também cobra uma fiscalização da Prefeitura em relação a todas estas falhas encontradas para que a população divinopolitana tenha seus direitos de ir e vir garantidos.

A responsabilidade é do prefeito

“Nenhum de nós responde pelo município, quem responde pelo município é a Prefeitura de Divinópolis, na pessoa do prefeito Gleidson e a resposta que o prefeito tem pra dar pra essa população, que precisa do transporte público, é falar que vai aumentar a tarifa? A gente é refém de empresário? A gente é refém de milionário? Só tem direito de ir e vir quem é rico, quem tem carro? Pobre não tem direito de ir e vir, não?’’, questinou Lohanna França.

Hoje o preço da passagem do transporte público em Divinópolis está R$4,15 e para quem usa o cartão DiviPass R$3,65, valor alto se considerado proporcionalmente às cidades em que o ônibus circula muito mais, como por exemplo as capitais Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Por isso, a vereadora cobra que é preciso checar a tabela de valores, que não podemos ser refém e simplesmente aceitar de forma passiva estes valores impostos, sem questionar e fiscalizar e cada aspecto apontado na tabela que a TransOeste apresenta para o município, se as notas fiscais das trocas de pneus correspondem à realidade, em relação aos quilômetros rodados, troca de óleo e de peças. Também é preciso checar se alguns valores foram reduzidos nesta tabela, tendo em vista que os cálculos foram feitos numa época em que o município tinha menos calçamento e asfalto, diminuindo os estragos nos veículos e se os valores dos Busdoor (publicidades atrás do ônibus) também estão sendo deduzidos, responsabilidades estas da SETTRANS, conforme citado no contrato de licitação do Executivo, e que por todos os motivos acima apresentados, são plausíveis para o rompimento do contrato.

Com: Geraldo Passos e Vinícius Xavier

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Carlos Roberto Alves disse:

    É lógico que esse rascunho de prefeito não tá preocupado com quem usa transporte público. Ele ganha 25.000,00 por mês, os outros irmãos juntos ganham aproximadamente 50.000,00. Mas se Deus quiser, na próxima eleição eles perdem essa mamata.

    1. Carlos Roberto Alves disse:

      Divinópolis ja teve muitos prefeitos ruins, mas igual esse verdureiro nunca. ele vai entrar pra história da cidade, vai postar nas redes sociais, CONSEGUÍ SER PIOR QUE O GALILEU. SERÁ QUE ALGUM OTÁRIO AINDA VOTA EM MIM?

  2. Anônimo disse:

    parabéns ao ex prefeito por mais esse aumento nunca vamos esquecer de você IPTU vale transporte. Em época de grande crise financeira

    1. Sérgio Francisco Ernesto Werneck disse:

      Esperar o quê desse ignorante?

  3. Jesse James disse:

    “Passaginha” o cerebro dele parou em 2001?

  4. Menezes disse:

    Aguentou pressão não né!
    Sabia que esse show ia dar em nada.
    Você esta demostrando apenas ser pior do que os outros prefeitos.
    Late….late… mais não faz nada.
    Fracooooo

  5. Menezes disse:

    Aguentou pressão não né!
    Sabia que esse show ia dar em nada.
    Você esta demostrando apenas ser pior do que os outros prefeitos.
    Late….late… mais não faz nada.
    Fracooooo

  6. Anônimo disse:

    Não estou querendo defender ninguém nem nada, até porque não votei neste prefeito, mas o diesel acumula alta de 65% só em 2021 e a inflação está nas alturas, não há aumento no valor da tarifa a alguns anos, ano que vem o salário mínimo será corrigido gerando gerando mais custos ainda à empresa, portanto, este reajuste acaba se fazendo necessário.

    1. . disse:

      JA DIZ O DITADO QUE MUITO TROVÃO É SINAL DE POUCA CHUVA !!!
      .
      .
      A TÉCNICA DESTES PSEUDOS ASPIRANTES , DESTES CALOUROS DA POLÍTICA É FALAR O QUE O POVO GOSTA DE OUVIR ( EU FAÇO , EU MOSTRO E POR AI VAI ) , SÓ QUE AGORA MOSTROU QUE NAO É TUDO ISSO , SÓ DE FALAR QUE NAO PODE FAZER NADA DEVIDO AS PIRRAÇAS DA TRANCID MOSTRA QUE QUEM MANDA EM DIVINÓPOLIS É A MESMA !!!
      .
      .

  7. Honorato disse:

    Aí mimimi momomo colocou o dedo na cara do dono da Trancid seu irmão, que não ganha nem prá cancela de Ceasa, vocês Felipe, nem vai precisar de mandar vocês vazar, vocês meu irmão ganhando, vocês vão pedir prá sair. O povo não é bobo mais. Vai ser igual o time do Cruzeiro, ano que vem caiu o deputado, daqui dois anos, esse outro blogueiro prefeitinho sai também. Tiauturma de AZEDOS.

Continua depois da publicidade