Hospital de Campanha é desmontado do pátio da Upa em Divinópolis; 50 leitos estão sendo desativados

Publicado por: Redação

O Hospital de Campanha instalado na área de estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em abril de 2020, está sendo desmobilizado nesta semana. A desinstalação de deve aos melhores índices da pandemia, que, com a adesão da população para com a vacinação, tem transformado o esforço sanitário em menos casos de contaminação e internações nas alas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Enfermaria exclusivos para pacientes com covid-19. No local, 50 leitos foram desinstalados, sendo 30 de UTI’s, 12 de enfermaria adulta e oito de enfermaria infantil. A retirada da estrutura, no entanto é vista como precipitada por alguns especialistas e políticos de Divinópolis, tanto do Legislativo, quanto do próprio Executivo.

A medida segue outra desmobilização, ocorrida há um mês, no dia 01 de outubro no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em determinação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Divinópolis, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, órgãos os quais deram 30 dias para que os leitos fossem desativados.

Continua depois da publicidade

Segundo a Superintendência Regional e a Secretaria de Saúde, os principais motivos que viabilizarmos a retiradas desses leitos foram a baixa taxa de ocupação, cenário epidemiológico favorável, posição favorável da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), prazo de ao menos 30 dias para desmobilização dos leitos e insuficiência da UPA para fins de absorção dos pacientes da microrregião, tendo em vista o número de leitos que foram transformados exclusivamente para covid.

Ainda de acordo com os órgãos, uma outra razão constatada é que o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) e o Hospital São Judas, de Oliveira, informaram interesse e disponibilidade para, em caso de colapso futuro, abrir leitos extras em suas unidades para contribuir com o atendimento.

O percentual médio na taxa de ocupação dos leitos na Macrorregião Oeste tem ficado na casa dos 30% a 20% nos últimos dias e com isso, o número de leitos disponibilizados passaram de 169 para 139. O Hospital São João de Deus terá 12 leitos, por exemplo.

Conforme relatou a SRS e a SES-MG, ainda restarão 20 unidades de leitos de suporte ventilatório pulmonar. A UPA Padre Roberto voltará a ser a porta de entrada na rede (para cadastro no SUSFácil) dos pacientes covid e não covid dos municípios de Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Carmo do Cajuru, Araújos, Perdigão e São Gonçalo do Pará. Uma vez dada entrada, a regulação SUS Fácil encaminhará os pacientes para a porta disponível mais próxima.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade