Proposto por Eduardo Print, Dia Municipal da Academia Divinopolitana de Letras é aprovado na Câmara

Publicado por: Redação

Por um projeto de autoria do vereador e presidente da Câmara, Eduardo Print Junior (PSDB), na reunião ordinária de terça-feira (19) foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei CM – 099/2021, que institui o ‘Dia Municipal da Academia Divinopolitana de Letras (ADL) no município de Divinópolis’. A data será celebrada todos os dias 08 de junho. De acordo com a justificativa do vereador ao criar o projeto, “a intenção é valorizar ainda mais esta importante entidade literária do município e que a população demonstre apreço e reconheça o trabalho desempenhado por todos os escritores da cidade, que neste ano comemorou 60 anos”. (Veja abaixo o projeto)

História da ADL

Continua depois da publicidade

A Academia Divinopolitanta foi fundada há 60 anos. A idéia de criação da ADL surgiu nas tertúlias literárias de José Maria Álvares da Silva Campos e Sebastião Benfica Milagre, na antiga Farmácia Campos, na rua Goiás. Jadir Vilela de Souza, que regressava à Divinópolis, também se juntou a eles. Como a data de aniversário de Carlos Altivo, outro seduzido pela proposta, estava próxima, e ele realizaria um encontro comemorativo, acertou-se que a Academia seria criada oficialmente no dia 08 de junho de 1961, como realmente acabou acontecendo.

 

Símbolo da Academia Divinopolitana de Letras (ADL) | Reprodução/Facebook

 

Foram convidados os primeiros ocupantes das cadeiras imortais, que junto com os fundadores constituíram o que o confrade José Dias Lara batizou na época como “Os 12 apóstulos da ADL”. Constituíram o grupo: Jadir Vilela de Souza, Sebastião Benfica Milagre, José Maria Álvares da Silva Campos, Carlos Altivo, Gentil Ursino Valle, Rosenwald Hudson de Oliveira, Odilon Ferreira Santiago, Geraldo Moreira, Joaquim Coelho Filho, Petrônio Bax, José Carlos Pereira e Rosa de Freitas Souza.

 

Veja o projeto na íntegra que institui a data de 08/06 como Dia Municipal da Academia Divinopolitana de Letras

 

Por: Vinícius Xavier

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Enquanto isso as escolas e biblioteca pública do município continuam sem incentivos. Os jovens cada vez mais afastados dos livros.

    A biblioteca pública está tão triste, sem sistema computacional para consulta dos leitores, sem novos livros, sem programação que incentive a leitura.
    As escolas públicas só possuem o projeto Minha Cidade Lê, com baixa divulgação e poucos esforços atem da secretaria de educação e professores

  2. Honorato disse:

    Com todo respeito a Academia, mas…..pq vocês não fazem igual as cidades vizinhas?
    Duas reuniões por mês, tá vergonhoso essas tetas de vereadores? Projeto quando não é nome de rua, é medalha num sei o que etc…..Cria vergonha, vixi, toda legislatura , quanto mais passa pior fica. Misericórdia.

Continua depois da publicidade