Copasa ganha prêmio nacional da qualidade em saneamento

Publicado por: Redação

Mesmo com inúmeros processos em diversos municípios mineiros como Lagoa da Prata, Pará de Minas – que já a retiraram das cidades pela má gestão e péssima prestação de serviços a população, e Divinópolis que também já está nessa toada jurídica, a Copasa teve trabalho reconhecido no Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). A Unidade de Negócio Norte (UNNT) da companhia foi agraciada na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”. Promovida pelo Comitê Nacional da Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a premiação é a única do mundo voltada à gestão no setor de saneamento e uma das plataformas que têm demonstrado grande eficácia para a melhoria e o aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas brasileiras. 

Na região Norte de Minas Gerais, a Copasa opera sistemas de abastecimento de água em 175 localidades. Em 56 delas a empresa ainda é responsável por serviços de esgotamento sanitário.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o sistema de abastecimento é composto por 475 mil ligações, 7 mil quilômetros de redes de distribuição e 106 Estações de Tratamento. Já o sistema de esgotamento sanitário, é composto por 263 mil ligações, 3 mil quilômetros de redes coletoras e 44 Estações de Tratamento.

Para atender a demanda, a UNNT conta com 1.070 funcionários de gerências regionais com sedes em Montes Claros, Janaúba e Januária, além de duas Unidades de Serviço de Apoio Administrativo e Operacional.

Engajamento

O gerente da Unidade de Serviços de Controle e Desenvolvimento Empresarial (Usde) e coordenador estratégico do Programa Resgate da Excelência, Marcos Antunes de Castro, destaca que o reconhecimento do PNQS é um marco na história da Copasa. “O prêmio confirma que estamos no caminho certo, rumo à excelência na prestação dos serviços”.

Premiação

O PNQS, que está na 24ª edição, busca coletar e compartilhar experiências bem-sucedidas de gestão no saneamento. Ele se tornou uma ferramenta eficaz para a melhoria da prestação de serviços desse setor no Brasil, trazendo aperfeiçoamento na gestão de empresas públicas e privadas.

O prêmio é uma oportunidade para que as companhias avaliem seu modelo de qualidade da gestão, com a finalidade de promover uma prestação de serviço mais ágil no atendimento aos clientes. Com adaptação, criatividade, empenho e participação, a categoria “Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental” teve 33 candidatas em 2021.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade