EXCLUSIVO: Prefeitura de Divinópolis “JOGA FORA” sobras (xepa) de vacinas contra covid-19; SES informa que não é para desperdiçar imunizantes (vídeo)

Publicado por: Redação

Na manhã desta quinta-feira (29), o Divinews constatou in loco, no drive thru de vacinação da Sede Administrativa da Prefeitura de Divinópolis, por ocasião da aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca na esposa do editor do site, que as sobras das vacinas contidas nos frascos, de qualquer imunizante, seja da da CoronaVac, AstraZeneca, Janssen ou Pfizer são descartadas, isso nas palavras de uma técnica em vacinação, “são jogadas fora”, ainda de acordo com a sua mesma técnica, “o descarte se dá por que não pode completar dose se o lote for diferente” – Em diversos municípios, tais sobram são adjetivados como “xepa de vacina”, já que após um frasco ser aberto a sobra não pode ser aproveitada no dia seguinte. E como vacinas não podem ser desperdiçadas, mas a Secretaria de Saúde de Divinópolis não entende assim, ao término do horário de vacinação, diariamente tais doses são aplicadas em pessoas que moram próximas às unidades de saúde, ou empessoas que fizeram um cadastro prévio para ser vacinadas com o precioso líquido.

O Divinews em matéria publicada no dia 11 de julho questionou a prefeitura sobre qual critério estava adotando com as sobras de doses nos frascos, a xepa, e nada foi informado para a população. Já que naquela ocasião o site recebeu a denúncia de que algumas pessoas próximas da administração estariam sendo beneficiados e recebendo tais sobras.

Continua depois da publicidade

Neste dia, o Divinews procurou o superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Júlio Barata, que não soube explicar o que de fato a secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis estava fazendo, explicou ainda que existem frascos da AstraZeneca com 5 doses e frascos com 10 doses, da Pfizer são frascos com 6 doses e o frasco da CoronaVac é de 10 doses. Júlio disse ainda que, no entendimento dele não se pode juntar as doses por que não se tem certeza que a manipulação manual não afetará o poder de imunização das vacinas.

No município de Patos de Minas foi criada uma lei sobre a destinação de sobra da vacina contra a Covid-19  Conforme definido pela norma legal, a vacinação nessa modalidade acontece se sobrarem doses no fim do expediente e houver risco de desperdício dos imunizantes. Para habilitar-se a receber a vacina, os interessados se fazem um cadastro de “Xepa da Vacina”.  As pessoas acima de 18 anos podem se cadastrar. E havendo sobra de doses é  feito contato com o número de telefone informado no cadastro e a pessoa ter 15 minutos para chegar ao local de vacinação.

O Divinews também em contato com a  Secretaria de Estado de Saúde, por meio do setor de jornalismo da Assessoria de Imprensa respondeu ao questionamento do site dizendo que, de acordo com uma Nota Informativa as  vacinas com a apresentação de frascos multidoses devem ser administradas evitando o desperdício de doses.

Vacinas com a apresentação de frascos multidoses devem ser administradas contando com a organização local para que as pessoas sejam vacinadas, evitando o desperdício de doses. Nessa remessa se houver sobra de doses nos frascos, as doses D2 deverão ser direcionadas para o atendimento de DOSE 2”.

Parte da população e dos servidores públicos municipais,  têm questionado, não apenas tal fato, já relatado em matéria anterior do Divinews sobre o mesmo assunto, mas outros diversos episódio  em que o Ministério Público foi provocado, em que  a atual administração foi denunciada, e o órgão ministerial supostamente segue inerte.

Veja também

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Bea disse:

    Mais de 6.000 doses “perdidas” e a vacinação andando a passos lentos. Enquato cidades da região estão muito mais adiantadas.

  2. Anônimo disse:

    Pois é…
    A doutora (vice) Prefeita Janete DESMANTELOU a Equipe de Imunização, equipe que desenvolvia há 10 (DEZ) anos, trabalho EXCELENTE e REFERÊNCIA na região!
    Em um momento tão desafiador, pandêmico, formou-se uma equipe de imunização com nenhuma experiência!!!
    TERÃO QUE PRESTAR CONTAS!!!

  3. Anônimo disse:

    Prende o rebolador sem nocao e sua vice nenené ditadora prevaricadora

Continua depois da publicidade