Reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 termina com alerta que Divinópolis pode retornar para Onda Roxa

Publicado por: Redação

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis (Sincondiv),   Sérgio Bebiano, que é membro do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, ao termino da reunião enviou um post alertando para o perigo eminente que Divinópolis está correndo de sair da Onda Vermelha e voltar para Onda Roxa, já que a pontuação do Programa Minas Consciente assinada que a Microrregião Divinópolis que estava em 22 pontos subiu para 29, e a macrorregião saiu de 26 pontos para 29 – Se a pontuação chegar a 32 pontos, Divinópolis retorna para a Onda Roxa. 

Prezados e Caros Amigos!!! Terminamos agora a reunião do Comitê de Enfrentamento da Pandemia, hoje 14/05/21. Não tivemos a presença de representantes na cadeira itinerante. Na semana passada estávamos na microrregião com 22 pontos e essa semana subimos para 29 pontos. Lembrando que o máximo é 32 pontos, no Minas Consciente.  Já na macrorregião estávamos com 26 pontos e subimos para 29 pontos.

Continua depois da publicidade

Importante ressaltar que continuamos na onda vermelha, perante os indicadores do Minas Consciente. Só lembrando que a pontuação para alcançarmos a onda amarela é entre 12 a 20 pontos. Entretanto, é Importante ressaltar esse aumento expressivo na pontuação e mesmo Divinópolis permanecendo na onda vermelha não é de forma algum motivo para nos acomodarmos, muito pelo contrário.

Através de relatórios informativos temos observado um grande aumento de contaminação ainda aqui na nossa cidade, além de muitos óbitos. Diante disso, poderemos, se a situação continuar com esses números altos e colapsar o sistema de saúde, o Estado poderá intervir e Decretar onda roxa. Vamos continuar na onda vermelha pelo Minas Consciente.

Importante esclarecer que a decisão de ir para onda roxa compete exclusivamente ao Governador do Estado. Portanto temos que conter esse avanço de contaminação para evitar um Decreto desses. O momento é de cautela, a comemoração se dará quando estivermos todos na onda verde. Temos ainda uma quantidade grande de pessoas Internadas com Covid no CTI; e uma grande demanda ainda de Internações de jovens em enfermaria.

Haverá uma ação hoje a partir das 19 hs nos espaços públicos de nossa cidade, com a participação da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e MP, onde haverá a fiscalização e notificação principalmente da população que não estão obedecendo as normas de prevenção e aglomerações.

Sobre a campanha de vacinação, basta acessar o site da prefeitura para verificar todas as informações como datas e agendamentos.  Não haverá edição de um Decreto visto que não saímos da onda vermelha, permanecendo portanto as determinações constantes no Decreto anterior. Sairá um nova Nota Explicativa até amanhã, que entrará em vigor na segunda feira; contemplando algumas mudanças: a partir de segunda feira os bares e Restaurantes terão horários mais reduzidos, e duas pessoas por mesa, os espaços públicos também serão restritos, além de outras determinações necessárias para conter o avanço do Covid.    Continuará sendo seguido as normativas constante no Minas Consciente.

De acordo com o nosso Prefeito Gleidson, ele entende perfeitamente as dificuldades dos empresários e da população em geral, e portanto não será fechado nenhum estabelecimento comercial; entretanto é de fundamental importância tomar essas medidas restritivas para evitar um mal maior, onde Divinópolis poderá ser enquadrada na onda roxa pelo Estado.

A expectativa é de que continuando seguindo com essas normas, possamos reduzir o índice de contaminação, diminuindo a ocupação dos leitos nos hospitais e podendo regressar na pontuação, e consequentemente podendo retornar as nossas atividades como anteriormente.  Mas para que isso possa acontecer é de fundamental importância que possamos estar sempre obedecendo as normas de prevenção, como uso de máscara, uso de álcool gel, evitar as aglomerações, festas  e  etc. Afim de que possamos retroceder e sair da onda   vermelha. Foi proposto  uma intensa campanha de divulgação das normas de prevenção por todas as Entidades de Classe. Estamos tendo aí ainda um grande reflexo dessas  festas clandestinas e aglomerações em vários lugares.  Portanto, nós é que temos que fazer a nossa parte, a sociedade toda tem que se unir nesse momento, fechar ou não fechar vai depender das nossas atitudes e ações. Vamos denunciar as festas clandestinas , ajudar o poder Público a fiscalizar, somos partes nesse processo todo, somente o Gestor do Município não tem como verificar e fiscalizar tudo. Vamos orar e torcer para que não aja ainda mais contaminados para podermos sair dessa onda vermelha aqui na nossa cidade.  Peço que reforcem com seus funcionários,  clientes e amigos a necessidade da obediência das normas de segurança e prevenção; vamos permanecer em casa na medida do possível, evitando sair as ruas. Somente assim vamos sair dessa situação vitoriosos. Vamos mantendo a todos informados.

Um grande abraço e muita paz!!! Sérgio Bebiano

Presidente do Sincondiv

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. jovem disse:

    medíocre

  2. Anônimo disse:

    O próprio prefeito estava fazendo caminhada final de semana na Rua Pitangui com mascara no queixo e acompanhado por mais dois caras sem mascara que exemplo em prefeito

  3. Carlos Roberto Alves disse:

    Não só acredito, que não existe mais ignorantes na questão covid 19, o que existe são negacionistas ignoradores, o que completamente diferente de ignorantes. Ignorantes, são os que desconhecem. Ignoradores são os que conhecem e ignoram como o próprio prefeito e seus pucha saco irresponsáveis.

    1. Anônimo disse:

      Enquanto isso prefeitura clama pela volta dos afastados com comorbidades e já vacinados….jogando todos de volta e dentro da pandemia que mesmo vacinados não estão imunes, e agora quem responsabilizará por estas vidas no jogo do sistema Municipal

Continua depois da publicidade