Morador em situação de rua morre de Covid-19 em Divinópolis


Um morador em situação de rua, de 54 anos, foi uma das três mortes por Covid registradas nesta quarta-feira (28), pela Secretaria de Saúde de Divinópolis. Não se tem notícias se outros casos assim já ocorreram, pois a situação não costuma ser noticiada. O Divinews apura se esse foi o primeiro óbito de residente um vulnerabilidade social na cidade.

O falecimento da vítima aponta um certo grau de descaso por parte do poder público. Desde a criação do Centro de Triagem, instalada no ginásio poliesportivo do bairro Niterói, na gestão passada, as autoridades responsáveis pouco se movimentaram, a não ser com a arrecadação de alimentos na campanha da vacinação e algumas poucas outras ações.

Coletivos religiosos da igreja católica, como a Missão Maria de Nazeré e o Sacramento de Amor apoiam a causa. O Centro Espírita Jesus de Nazaré, que tem a frente o empresário Sérgio Bebiano, também presidente do Sindicato dos Contadores, é outro espaço que ajuda a reduzir os índices de desalento das pessoas em miséria. O Divinews tentou contato com esses grupos para levantar como tem sido os trabalhos, porém até a publicação desta reportagem, não obteve retorno.

Descaso da Prefeitura

Para exemplificar o cenário atual de negligência por parte da Prefeitura para com a população em risco, ao lado da antiga sede da Biblioteca Ataliba Lago, alocada anteriormente em um edifício na esquina Rua da Rio de Janeiro com a Avenida Sete de Setembro, no Centro, tem, na calçada do prédio, uma série de pessoas em situação similar, além de animais em situação de abandono que faz companhia para elas.

Com seus poucos pertences e papelões, eles usam os escassos materiais para se cobrirem e deitarem para dormir. Essa parcela da população carente já foi mostrada por nós em reportagens anteriores e destacada também em ações altruístas do Divinópolis Invisível, o qual tenta emancipar essas pessoas e retornar esses munícipes de volta ao mapa da dignidade, ao divulgar a rotina deles e publicar as qualidades e um currículo resumido.

Perfil das mortes por Covid-19 em Divinópolis neste 28 de abril de 2021

  • Sexo feminino, 82 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e Alzheimer. Evoluiu para óbito no dia 21/04/2021.
  • Sexo masculino, 54 anos, em situação de rua. Evoluiu para óbito no dia 23/04/2021.
  • Sexo masculino, 52 anos, portador de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus. Evoluiu para óbito no dia 26/04/2021.

As mortes na pandemia até aqui

A Secretaria de Saúde de Divinópolis notificou nesta quarta-feira (28), mais três mortes por Covid. A cidade contabiliza 339 óbitos desde o início da pandemia. 129 foram registradas em abril, mas conforme os informativos diários, 13 delas teriam sido referentes a março deste ano, segundo informações consultadas pelo Divinews.

4 comentários em “Morador em situação de rua morre de Covid-19 em Divinópolis

  • 29 de abril de 2021 em 14:18
    Permalink

    Vergonha dessa prefeitura não tem.uma política social, os Azevedo não são cristãos família hipócrita, o discurso é um a prática outra.
    Aí dos hipócritas perante cristo o castigo será cruel.

    Resposta
  • 29 de abril de 2021 em 13:44
    Permalink

    Quando um humano que tem recursos financeiros morre de peste foi por opção, mais esses ai? Falta tudo. CADÊ OS VEREADORES. CADÊ OS DEPUTADOS????? CLEITINHo e o vídeo com esses coitadinhos. Agora acolhe façA alguma coisa ????????????????????

    Resposta
  • 29 de abril de 2021 em 13:38
    Permalink

    Cadê o prefeito????????????Cadê assistente social????????Cadê o fórum?????????????? Cadê o ser humano????????? COVARDES.

    Resposta
  • 29 de abril de 2021 em 06:42
    Permalink

    Tá faltando é Secretária na SEMAS pra gerir melhor a própria secretaria, porque a que lá está, além de ter pego o bonde andando, não consegue administrar não, ainda mais que é enfeite da Janete……

    Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

65  +    =  73