EXCLUSIVO: Empresa com participação na falência da Cooperativa Agropecuária é a mesma que Prefeitura de Divinópolis anuncia para ‘gestão profissional’ da cidade

Publicado por: Redação

Na última semana, em uma Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, o Poder Executivo, representado pelo prefeito, Gleidson Azevedo, e a vice-prefeita, Janete Aparecida, com a presença de diversos secretários, apresentou oficialmente o “Programa de Gestão Profissional” desenvolvido pelo Instituto Áquila Consultoria em Gestão, com o propósito de melhorar os processos de administração da Prefeitura, e ainda analisar oportunidades de melhorias e redução de custos e desperdício no serviço público – Ocorre que, em 2016, esse mesmo Instituto, Áquila foi acusado de ter contribuído com a falência da Cooperativa Agropecuária de Divinópolis, a fabricante do Leite Karinho, e o caso ainda tramita na Justiça com o valor de R$ 40 milhões de indenização do Instituto para a cooperativa. 

Em 2016 os diretores e cotistas da Cooperativa Agropecuária de Divinópolis, acusou o Instituo Áquila de ter cometido uma série de irregularidades e atos ilegais dos quais não tinham poderes para fazer, isso ocorreu no curto período que a Áquila esteve à frente da gestão da cooperativa, ou seja de setembro a dezembro de 2015, tanto é que, em uma Assembleia a prestação de contas do Instituto não foi aprovada.

Continua depois da publicidade

O Divinews questionou a prefeitura na manhã desta segunda-feira (15), sobre se a administração tinha conhecimento da antiga relação do Instituto Áquila com a cidade? Do que ocorreu na relação da empresa com a Cooperativa Agropecuária entre 2015 e 2016. Contudo, até o fechamento desta matéria o Divinews não conseguiu a resposta completa, a Diretoria de Comunicação afirmou que iria averiguar. O espaço segue aberto para o contraditório, enfim as explicações pertinentes da Prefeitura.

Na ocasião, o Divinews produziu matéria sobre o assunto:

Que a Cooperativa (Leite Karinho) quebrou provocando caos na cidade, todos sabem, o que não sabem são os nomes dos “responsáveis”

Veja a ata da Assembleia Geral Ordinária daquela ocasião

ATA DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Realizada aos 14 de março de 2016

COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE DIVINÓPOLIS LTDA

CNPJ 20.147.518.0001-60

NIRE: 31400012796

DATA, HORA E LOCAL: Às 9:00 horas, do dia 14 de março de 2016, na sede da entidade, localizada na Avenida Governador Magalhães Pinto, nº. 879, em Divinópolis/MG.

II. MESA: Presidente: Luis Carlos Gonçalves. Secretário: Ronaldo Soares Fagundes.

III. PRESENÇA: Devidamente convocados em conformidade com o Estatuto Social, mediante publicações ocorridas no jornal Agora do Município de Divinópolis do dia 26/02/2016; página 03 – caderno Publicidade. Cópias do Edital foram afixadas nos locais de maior frequência dos cooperados na sede da entidade. Foram enviadas circulares aos associados. Compareceram na terceira convocação os cooperados abaixo nominados, que assinaram o livro de presenças, totalizando quorum suficiente para a aprovação das deliberações da presente Assembleia Geral Ordinária, conforme art. 40, III da Lei 5.764/71, quais sejam:

1. Eduardo Fonseca Santos

2. Cláudia Rios de Mello Santos

3. Antônio Carlos Vasconcelos Costa

4. José Magela da Costa

5. Ronaldo Soares Fagundes

6. Luís Carlos Gonçalves

7. Ceci Aparecida Rocha Gonçalves

8. Reverton Alves Pereira

9. Eder Antunes dos Santos

10. Jonas Filgueira Gontijo

11. José Maria de Carvalho

12. Romeu Antônio da Silva

13. Luiz Cláudio Martins

14. Gilberto Donizete Pereira

IV. ORDEM DO DIA: a) Eleição dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal; b) Aprovação das contas e demonstrações financeiras do exercício de 2015; c) Deliberação sobre o resultado do exercício de 2015.

V. DELIBERAÇÕES:

V.01. Inicialmente, o Presidente fez uma breve explanação dos atos ilegais e sem poderes até então apurados, praticados pela equipe de gestores que representaram o Instituto Áquila de Gestão durante o período em que exerciam a gestão da Cooperativa, que culminaram em sérios e graves prejuízos financeiros à entidade.

V.02. Após, fazendo alusão à Ata de Assembleia Extraordinária de 08/06/2015, o Presidente requisitou aos cooperados que não realizaram os empréstimos deliberados e aprovados naquela Ata, que disponibilizem os valores de incumbência de cada cotista para a Cooperativa arcar com as despesas imprescindíveis à sua

Sobrevivência.

V.03. Colocada em pauta a eleição de Diretoria, não apareceram pretendentes para assumir a gestão da Cooperativa. Desta forma, nos termos do Art. 43 do Estatuto Social, decidiram os presentes prorrogar o mandato da Diretoria e do Conselho Fiscal eleito na Assembleia Geral Ordinária de 19/02/2015 (registro JUCEMG

5484885 de 31/03/2015), mantendo-os provisoriamente nos cargos, excepcionalmente, até a data de 31/07/2016, com exceção do Diretor Reverton Alves Pereira, que já havia anteriormente renunciado ao cargo.

V.04. Foram apresentadas as contas da administração do exercício de 2015, através dos balancetes. Os cotistas tiveram condições de analisar e aprovar tão somente o período de 01/01/2015 a 31/08/2015; o período de gestão do Instituto Áquila de Gestão foi apresentado e não aprovado, em razão dos excessos e ilegalidades, ainda pendentes de apuração e quantificação. Portanto, foram aprovadas as contas da administração, com ressalvas em relação ao período de gestão do Instituto Áquila de Gestão, de 01/09/2015 a 31/12/2015, cujos números e atos foram contestados por todos os cooperados.

V.05. As deliberações foram aprovadas por unanimidade dos presentes com direito a voto.

VI. ENCERRAMENTO: Não havendo nada mais a tratar, deram por encerrada a Assembleia, tendo-se antes feito lavrar a presente Ata que, lida, aprovada por unanimidade e achada conforme, vai devidamente assinada pelos presentes nos livros próprios. Declaro que a presente Ata é cópia fiel da Ata transcrita no livro de atas, Livro 4 – páginas 33 e 34.

Esta ata foi assinada digitalmente por Luis Carlos Gonçalves (Presidente da Assembleia) e corresponde exatamente ao teor da ata lavrada na ocasião da assembleia. A ata original e a lista de presentes encontra-se arquivada na sede da Cooperativa.

Release (informações) oficial da Prefeitura de Divinópolis após a apresentação do Instituto

Prefeitura apresenta programa de 

gestão profissional na Câmara  

A Administração Municipal apresentou o programa Cidades Excelentes, em audiência pública realizada na tarde de quarta-feira (10/03) no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis. O programa será realizado em parceria com o Instituto Áquila, com objetivo de desdobrar os compromissos de gestão, melhorar processos e analisar oportunidades de melhoria e redução de custos e desperdício no serviço público.

Estiveram presentes o prefeito Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Janete Aparecida; o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Print Júnior; o assessor-especial de gabinete, Fernando Henrique; o líder de governo, vereador Edson Souza; a equipe do Instituto Áquila. Ainda, todo o secretariado de governo, vários vereadores participaram ativamente, além de um representante das entidades da sociedade civil.

A proposta é transformar as estrutura administrativo-burocrática do município em modelo mais flexível e empreendedor por meio do programa Cidades Excelentes. De acordo com a vice-prefeita, a finalidade do programa é desdobrar as ações do governo em todos os níveis da prefeitura, aumentando a transparência e deixando um legado de excelência para a cidade. “Precisamos de pessoas capacitadas ao nosso lado. Trazemos uma proposta importante não só na presente administração, mas também para os futuros governos. Reinventar, começar de novo. Essa é a nossa proposta para Divinópolis”, destacou.

O Instituto Áquila é uma empresa de Consultoria em gestão profissional para melhoria de resultados através de metodologia própria, com ampla experiência no setor público, que inclui prefeituras e governos estaduais. A entidade possui mais de 1.500 projetos desenvolvidos, entre os quais está a implantação do critério de meritocracia no serviço público, possui uma equipe composta por cerca de 500 consultores habilitados a entregar os resultados propostos.

Projeto

O projeto Cidades Excelentes é o resultado de mais de 20 anos de trabalho com o setor público. Nesse período, o Áquila identificou o que faz uma cidade ser considerada excelente por seus munícipes: ela precisa ter excelência fiscal, para melhorar os investimentos, transparência nas  ações governamentais e bons indicadores na educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e no seu desenvolvimento sócio econômico.

O objetivo do projeto é trazer para Divinópolis esses conceitos e auxiliar a administração a tirar suas propostas do papel, criando um ambiente favorável para a atração de negócios e prestação de serviços à população. Essa parceria trará a Divinópolis uma melhor gestão pública e que ela volte a ser referência em sua região.

Audiência

O prefeito Gleidson Azevedo (PSC) solicitou a reserva do espaço na última semana, com convite estendido a todos os vereadores da casa, ao Ministério Público e à sociedade civil. Seguindo os protocolos estabelecidos no Plano Minas Consciente, até 30 pessoas puderam acompanhar a audiência pública presencialmente na Câmara Municipal.

O líder do Executivo, vereador Edsom Sousa (CDN), disse que a apresentação da auditoria é parte do processo de transparência da nova gestão. “Além da possibilidade na redução de gastos, vamos discutir a otimização destes recursos, o acompanhamento de resultados e demais ações planejadas que visem ao desenvolvimento da nossa cidade. Todos os passos que daremos serão pensando exclusivamente no bem comum”, explica o vereador.

A audiência pública foi transmitida ao vivo nos canais oficiais da TV Câmara e, logo após a conclusão, publicada na íntegra no canal do Youtube oficial da Câmara de Vereadores.

A Prefeitura realizará a segunda audiência no Plenário da Câmara para apresentação do programa Cidades Excelentes à população em geral, segundo a classificação de onda vigente para o município, com transmissão ao vivo nas redes sociais do município.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    Trabalhei na coperativa epoca boa ela era uma potencia mas realmente contratar esse pessoal e loucura o que o povao devia ter feito e nao fes era ter Elegido o Marquinho Clementino p prefeito hoje estariamos bem mais tranquilos

  2. Anônimo disse:

    kkkkkkke tem gente que ainda paga estas merdas de consultores(enroladores). na minha empresa nem passa na porta, se quiserem e me pagar ainda ensino eles a trabalharem.
    é uma vergonha mesmo, mais na verdade eles tem de aproveitar dos trouxas que caem no papo e na maioria das vezes são os próprios empresários quem procura esta ajuda , pois sabem apenas produzir e não sabem administrar, ai é só enfiar a faca, eles estudam mais nunca foram donos de industria ou seja vai quebrar a empresa que foi pedir ajuda.
    mais não precisa ir longe não aqui na cidade tá cheio, contando com a ajuda de ACID, FIEMG, e outros sindicatos e associações.

  3. Anônimo disse:

    Só faltava esta
    E as estrelas do sistema Municipal não pesquisaram, mesmo não sendo culpados estão em processo

Continua depois da publicidade