POR LAIZ SOARES: Queremos respeito e oportunidades iguais (vídeo)

Publicado por: Redação

No dia Internacional da Mulher, todo o mundo faz uma reflexão, mais do que uma homenagem, sobre os problemas e desafios que nós mulheres vivemos no mundo todo. E eles são muitos. Mas por que não existe um dia Internacional do Homem? Já ouvi isso algumas vezes na vida. Para mim é duro ter que ouvir essa pergunta, mas vamos lá, é importante esclarecer:

Não existe um dia internacional para lembrar os homens porque todos os dias nossos queridos amigos, companheiros e pais já são lembrados, já que eles sempre tiveram acesso a coisas que nós mulheres não tínhamos e muitas ainda não temos. Existe uma desigualdade histórica entre as oportunidades e o respeito que a sociedade tem em relação ao homem e que não é e nunca foi a mesma em relação as mulheres. É por isso que existe essa data, para que o mundo todo reflita sobre o fato de que as mulheres são seres humanos iguais aos homens e merecem o mesmo respeito e as mesmas chances de viver em paz, ter estudo, trabalho, voto e ocupação de espaços na política e em outros ambientes de poder e de comando. O dia da mulher existe para lembrar a todos que nós não somos seres inferiores, somos iguais, e não é justo que o mundo continua a nos negar essas oportunidades e espaços. A humanidade não pode mais negar dignidade, cidadania, voz, espaço e poder para as mulheres, mas ela ainda o faz.

Continua depois da publicidade

Para ser bem didática e clara: Celebramos este dia porque ao longo da história da humanidade e ainda hoje milhares de mulheres no mundo foram e ainda são proibidas de estudar e trabalhar, são violentadas, agredidas e desrespeitadas. Meninas são vendidas para casamentos, traficadas para prostituição. Isso sem falar nos casos de violência doméstica e na rua que nós mulheres sofremos. O Brasil é um dos países mais perigosos do mundo para se nascer mulher. O nível aqui de feminicídio, assassinato de mulheres, de estupro e de violência doméstica (agressões, ameaças) é extremamente alto, cruel e diário. Isso acontece por uma cultura histórica de que o corpo da mulher pertenceria ao homem, e, portanto, ele poderia fazer o que quiser, inclusive agredir e matá-la se for contrariado, o que é absolutamente absurdo e desumano. Uma aberração que acontece todos os dias no nosso país, no nosso estado e sim, na nossa cidade.

Além de tudo isso, não éramos e ainda não somos plenamente consideradas cidadãs com voz e vez nos espaços públicos. Desde que existe o voto o homem sempre pode votar e se candidatar, coisa que as mulheres até pouco tempo não podiam no Brasil, só tem 89 anos a conquista do voto feminino. É por isso que temos poucas mulheres na política, porque tem pouco tempo que começaram a nos considerar gente capaz de opinar e escolher sobre o interesse coletivo. O mundo já nos considerou (e infelizmente esse pensamento ainda existe) somente um pedaço de carne para recreação e reprodução. Mulher já foi (e ainda é para alguns homens) somente algo para se admirar, enfeitar a sala e ser usada.  É pesado e me sinto mal em falar isso, mas a verdade precisa ser escancarada para ser mudada.

Os homens sempre comandaram o mundo e as mulheres já foram e ainda são vistas por muitos como seres inferiores, incapazes, objetos e não seres humanos pensantes e relevantes. Os homens não sofrem por ganhar menos que as mulheres no ambiente de trabalho, não sofrem assédio sexual, violência e desrespeito por simplesmente serem homens. É só por tudo isso que existe um dia Internacional da Mulher. Ficou claro porque precisamos tanto de mais mulheres no poder e na política? Somos uma maioria da população que está subrepresentada, que é oprimida e perseguida, que rala e possui uma sobrecarga enorme de trabalho acumulando sozinhas muitas vezes serviços domésticos como cuidado da casa e dos filhos, além do trabalho remunerado.

Neste dia da mulher, eu quero um mundo onde tudo isso que falei entre pra os livros de uma história que teremos vergonha e deixe de ser uma realidade. Tenho fé e esperança na mudança e na superação dessa situação de piores condições de vida das mulheres. Contamos com as mulheres e homens para fazer a diferença na rotina diariamente, afinal é de interesse de todos vivermos num país mais justo, seguro, igualitário e pacífico onde nascer homem ou mulher não faça diferença nenhuma nas chances daquela criança de sobreviver, estudar, trabalhar e viver com dignidade e em paz. O dia de hoje é sobre isso. Feliz dia da mulher!

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    Sabe nada coitada

Continua depois da publicidade