RECRUDESCIMENTO DA PANDEMIA: Rio proíbe permanência nas ruas após 23 horas; bares e restaurantes fechados após 17 horas

Publicado por: Redação

Informações foram publicadas nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial do município e valem até o dia 11 de março. Entre 23h e 5h, será proibido permanecer em vias, espaços públicos e praças – somente a circulação será permitida.

A Prefeitura do Rio publicou nesta quinta-feira (4) as novas medidas restritivas para tentar conter o avanço da Covid-19 no município. Entre elas, estão a proibição de funcionamento de quiosques, boates e feiras de artesanato. A permanência nas ruas e em espaços públicos também ficará restrita ao horário entre 23h e 5h – a circulação será permitida.

Continua depois da publicidade

As ações constam de um decreto publicado no Diário Oficial e valem a partir desta sexta-feira (5) até o dia 11 de março.

As novas medidas ocorrem em meio ao aumento de contágios no país inteiro e ao colapso do sistema de saúde em alguns estados..

Confira abaixo um resumo das novas restrições:

  1. Está previsto que bares e restaurantes só poderão abrir das 6h às 17h, e com 40% de ocupação, inclusive em shoppings centers;
  2. Entre 23h e 5h, será proibido permanecer em ruas, espaços públicos e praças – a circulação será permitida;
  3. Estão proibidos o funcionamento de qualquer atividade comercial e de prestação de serviços nas praias, incluindo o comércio ambulante e os quiosques;
  4. Eventos, festas e rodas de samba também estão proibidos;
  5. Não podem funcionar boates, casas de espetáculo, feiras especiais, feiras de ambulantes e feirartes (artesanato).

O documento diz ainda que as demais atividades econômicas com atendimento presencial ficam autorizadas a funcionar no horário entre 6h e 20h, mas com circulação de público limitada a 40%.

Fiscalização

Segundo a prefeitura, a fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

Os agentes poderão reter ou apreender mercadorias, produtos e bens, além de aplicar multas e interditar o local ou estabelecimento que descumprir as regras.

A definição por medidas mais duras, segundo o colunista, ocorreu durante reunião do prefeito Eduardo Paes (DEM) com o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC).

Também participaram do encontro os secretários estadual e municipal de Saúde.

O entendimento é o de que, na prática, a ordem vai funcionar como um “toque de recolher”.

Anúncio do 9º boletim epidemiológico

Também está previsto para esta quinta-feira (4) o anúncio pelo município do 9º boletim epidemiológico da Covid-19 do Rio. A prefeitura também deve detalhar as novas medidas restritivas.

O levantamento sobre a Covid é feito toda semana Centro de Operações de Emergências municipal e traz, além das taxas da doença, uma análise de risco da cidade para as 33 regiões administrativas.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade