Vereador Roger Viegas denuncia ao MP falta de transparência da Secretaria de Saúde de Divinópolis na vacinação contra Covid19

Publicado por: Redação

Na reunião Ordinária da Câmara de Divinópolis desta quinta-feira (11), o vereador Roger Viegas denunciou, em seu pronunciamento, a falta de transparência, de gestão e omissão do Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo de Sousa, na vacinação contra o COVID-19 na cidade de Divinópolis.

De acordo com Viegas, várias denúncias chegaram ao conhecimento do edil sobre os famosos “fura-filas”, principalmente, nos hospitais privados, aonde o fato mais acontece. Por este motivo, Roger enviou o ofício 035/2021, endereçado à Promotoria Especializada na Defesa da Saúde, Pessoas com Deficiência e Idosos, aos cuidados do promotor Ubiratan Domingues.

Continua depois da publicidade

No ofício, o parlamentar destacou que mesmo seguindo o cronograma do Plano Nacional de Imunização, no Município de Divinópolis, após 21 dias de vacinação, somente foram aplicadas 51,52% das vacinas entregues ao município. Sendo ressaltado, o fato de que, a Secretaria de Saúde ainda não tem uma programação, para que sejam aplicadas as vacinas, que permanecem intactas.

O documento ressalta que, na data de 09/02/2021, o Executivo Municipal publicou uma nota, dizendo que, as doses novas, chegadas recentemente, não serão suficientes para iniciar a vacinação nos idosos, com idades acima de 90 anos, o que contraria as determinações do Estado, pelo fato que, o Executivo Estadual tem esta prioridade e o planejamento de vacinar 100% dos idosos nesta faixa etária.

“Nós entendemos que, possam ter vários profissionais de saúde em nossa cidade, mas, a falta de transparência merece ser investigada. É muito pouco, para uma cidade do porte de Divinópolis, ser divulgado somente a quantidade de vacinas aplicadas, e não termos uma tabela, cronograma ou quaisquer outros documentos, que comprovem quem, realmente, foi, está ou será vacinado”, indagou Roger.

Ao final, Roger Viegas destacou o desrespeito ao princípio da publicidade, ferindo cláusulas básicas adotadas pela carta magna brasileira, em seu artigo 37, onde cita que a “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência…”.

Em plenário e no ofício ao Ministério Público, Roger Viegas pediu para que a situação fosse averiguada, pois “vivemos os momentos mais delicados enfrentados pela humanidade, exigindo uma maior responsabilidade dos nossos agentes públicos, que hoje são essenciais ao combate do COVID-19”, encerrou.

 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

  1. Italo disse:

    Essa é a verdadeira função de um vereador, FISCALIZAR!
    Me da um desânimo quando vejo vereador tirando foto ao lado de máquina da prefeitura e de buraco.

  2. antonio disse:

    caro ROGER, quero lhe informar também, que não foi divulgado pela imprensa que pessoas acima de 90 anos, más que não tem carteirinha da unidade de saúde, e do SUS, só serão vacinadas após fazer estes dois documentos, e assim será feito o pedido da dose da pessoa junto a semusa, trocando em miudos, quem não faz uso do SUS, não pode ser vacinado até ter todos os documentos em mãos,

  3. Anônimo disse:

    SÓ BARULHO

  4. Anônimo disse:

    Muita gente jovem e saudável sendo vacinada hoje na semusa na MG..
    Inclusive alguns fazem trabalho administrativo em laboratório estão sendo vacinados também.
    E os idosos que correm mais risco nada?
    Um absurdo

  5. Vera Alcântara disse:

    Muito bem vereador, vai atrás do que deve ser e defenda os direitos do povo. Precisamos de representantes assim!

  6. Anônimo disse:

    Passou da hora de liberar a lista com nome, profissão e local (setor) de trabalho dos já vacinados. Várias cidades já começaram a vacinar os idosos e Divinópolis nem está organizando um cadastro on line, como muitos locais fizeram desde o início de janeiro… Tá osso e o vereador tem razão em questionar…

  7. VIVIANE PEIXOTO disse:

    QUERO DAR OS PARABÉNS AO GRANDE ROGER VIEGAS QUE ESTÁ NESSA BRIGA PELA NOSSA VACINA.ESSA VACINA TÁ QUE NEM CAVIAR,NUNCA VI EU SÓ OUÇO FALAR.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados