Vereador Roger Viegas denuncia ao MP falta de transparência da Secretaria de Saúde de Divinópolis na vacinação contra Covid19

Publicado por: Redação

Na reunião Ordinária da Câmara de Divinópolis desta quinta-feira (11), o vereador Roger Viegas denunciou, em seu pronunciamento, a falta de transparência, de gestão e omissão do Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo de Sousa, na vacinação contra o COVID-19 na cidade de Divinópolis.

De acordo com Viegas, várias denúncias chegaram ao conhecimento do edil sobre os famosos “fura-filas”, principalmente, nos hospitais privados, aonde o fato mais acontece. Por este motivo, Roger enviou o ofício 035/2021, endereçado à Promotoria Especializada na Defesa da Saúde, Pessoas com Deficiência e Idosos, aos cuidados do promotor Ubiratan Domingues.

Continua depois da publicidade

No ofício, o parlamentar destacou que mesmo seguindo o cronograma do Plano Nacional de Imunização, no Município de Divinópolis, após 21 dias de vacinação, somente foram aplicadas 51,52% das vacinas entregues ao município. Sendo ressaltado, o fato de que, a Secretaria de Saúde ainda não tem uma programação, para que sejam aplicadas as vacinas, que permanecem intactas.

O documento ressalta que, na data de 09/02/2021, o Executivo Municipal publicou uma nota, dizendo que, as doses novas, chegadas recentemente, não serão suficientes para iniciar a vacinação nos idosos, com idades acima de 90 anos, o que contraria as determinações do Estado, pelo fato que, o Executivo Estadual tem esta prioridade e o planejamento de vacinar 100% dos idosos nesta faixa etária.

“Nós entendemos que, possam ter vários profissionais de saúde em nossa cidade, mas, a falta de transparência merece ser investigada. É muito pouco, para uma cidade do porte de Divinópolis, ser divulgado somente a quantidade de vacinas aplicadas, e não termos uma tabela, cronograma ou quaisquer outros documentos, que comprovem quem, realmente, foi, está ou será vacinado”, indagou Roger.

Ao final, Roger Viegas destacou o desrespeito ao princípio da publicidade, ferindo cláusulas básicas adotadas pela carta magna brasileira, em seu artigo 37, onde cita que a “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência…”.

Em plenário e no ofício ao Ministério Público, Roger Viegas pediu para que a situação fosse averiguada, pois “vivemos os momentos mais delicados enfrentados pela humanidade, exigindo uma maior responsabilidade dos nossos agentes públicos, que hoje são essenciais ao combate do COVID-19”, encerrou.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Italo disse:

    Essa é a verdadeira função de um vereador, FISCALIZAR!
    Me da um desânimo quando vejo vereador tirando foto ao lado de máquina da prefeitura e de buraco.

  2. antonio disse:

    caro ROGER, quero lhe informar também, que não foi divulgado pela imprensa que pessoas acima de 90 anos, más que não tem carteirinha da unidade de saúde, e do SUS, só serão vacinadas após fazer estes dois documentos, e assim será feito o pedido da dose da pessoa junto a semusa, trocando em miudos, quem não faz uso do SUS, não pode ser vacinado até ter todos os documentos em mãos,

  3. Anônimo disse:

    SÓ BARULHO

  4. Anônimo disse:

    Muita gente jovem e saudável sendo vacinada hoje na semusa na MG..
    Inclusive alguns fazem trabalho administrativo em laboratório estão sendo vacinados também.
    E os idosos que correm mais risco nada?
    Um absurdo

  5. Vera Alcântara disse:

    Muito bem vereador, vai atrás do que deve ser e defenda os direitos do povo. Precisamos de representantes assim!

  6. Anônimo disse:

    Passou da hora de liberar a lista com nome, profissão e local (setor) de trabalho dos já vacinados. Várias cidades já começaram a vacinar os idosos e Divinópolis nem está organizando um cadastro on line, como muitos locais fizeram desde o início de janeiro… Tá osso e o vereador tem razão em questionar…

  7. VIVIANE PEIXOTO disse:

    QUERO DAR OS PARABÉNS AO GRANDE ROGER VIEGAS QUE ESTÁ NESSA BRIGA PELA NOSSA VACINA.ESSA VACINA TÁ QUE NEM CAVIAR,NUNCA VI EU SÓ OUÇO FALAR.

Continua depois da publicidade