VACINAÇÃO: Secretário de Saúde de Divinópolis deixa vereadores apreensivos por sua atuação profissional

Publicado por: Redação

Alan Rodrigo, secretário de Saúde de Divinópolis, na avaliação de vários vereadores da Câmara de Divinópolis, não tem tido o desempenho que dele era esperado, por sua experiência anterior como gestor da SRS (Superintendência Regional de Saúde Oeste). E nesta quinta-feira (04), a insatisfação com o secretário explodiu em dois momentos na Reunião Ordinária da Câmara. Em um deles, foi criticado pelo vereador Hilton de Aguiar por avaliar que pelo fato de Alan Rodrigo residir em Itaúna, não consegue estar presente em momentos críticos de resolução de graves problemas na saúde, que ocorrem a qualquer hora e em qualquer dia.

Hilton solicitou também que a presidência da Câmara convoque o secretário para explicar os fatos que estão ocorrendo na UPA. Logo a seguir, o vereador Roger Viegas foi outra voz que se levantou no plenário, contra a atuação do secretário, por sua falta de comunicação, principalmente de informações sobre um possível calendário de vacinação, como ocorre em diversas cidades que existe planejamento de vacinação.

Continua depois da publicidade

Roger chegou a citar como exemplo, a cidade do Rio de Janeiro, em que um senhor de 92 anos, que ele sabia quando seria vacinado com uma semana de antecedência, a vacinação essa, do senhor José Rodrigues, que ocorreu nesta última quinta-feira (04).

A indignação do vereador chegou ao seu limite ao apelidar o secretário de saúde, como o “Mandetta de Divinópolis” que, no entendimento dele (vereador), tal qual o ex-ministro da saúde, gosta de aparecer nas mídias, mas sequer dá retorno para as demandas que são criadas pelo legislativo, e ele não retorna a ligações.

No vacinometro do Instagram da Prefeitura de Divinópolis, no dia 28 (quinta-feira), o número acumulado de pessoas vacinadas demonstrado pela Secretaria de Saúde era de 2.858, no dia seguinte, 29 (sexta-feira) às 21 horas, o registro era que 2.966 pessoas haviam sido vacinadas, significando portanto que sexta-feira (29) 108 pessoas receberam a vacina – Na segunda-feira (01) o boletim da noite apontou que o número de vacinados era de 3.027, significando que neste dia foram vacinadas 61 pessoas – Na terça-feira (02), somavam 3.034 pessoas vacinadas, isso apontava que somente 7 pessoas foram vacinadas neste dia – Já na quarta-feira, o número acumulado de vacinados era de 3.296, o resultado é que neste dia foram vacinadas 262 pessoas – Finalizando, nesta última quinta-feira (04), a informação da prefeitura mostrava que no acumulado 3.817 pessoas tinham até então sido vacinadas, ou seja, 521 vacinas foram aplicadas neste mesmo dia. O resumo é que em uma semana foram vacinadas 1.019 pessoas.

A média diária de 203 pessoas vacinadas, levando em consideração apenas os dias úteis, já que existem 6 equipes, é muito baixo, por que cada equipe, na média, vacinou somente 33 pessoas por dia.

O questionamento que é feito, é por que motivo o secretário de saúde, diante de uma situação gravíssima de pandemia ainda não programou equipes para funcionar em sistema de rodizio também aos sábados e nos domingos, já que vacina salva vidas, ou será que o secretário de saúde não sabe que cada minuto é precioso.

O vereador Roger Viegas, além de cobrar celeridade na aplicação das vacinas, cobra também que o processo seja transparente e organizado. E questiona a inexistência de um calendário de vacinação.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade