IMPROBIDADE: secretário de saúde de Divinópolis, em prestação de contas obrigatória por Lei, se recusa a responder pergunta de vereador

Publicado por: Redação

Na noite desta quarta-feira (28), na Câmara de Divinópolis, a  Secretaria Municipal de Saúde, por meio do titular da pasta, Alan Rodrigo e demais técnicos, realizou a prestação de contas obrigatória definida em Lei especifica. A prática é feita a cada quadrimestre. Contudo, o secretário se recusou a responder uma pergunta feita pelo vereador Ademir, sob a alegação de que o questionamento não era pertinente à prestação de contas – Todavia, não existe na Lei  qualquer restrição que respalde a recusa do secretário, caracterizando com isso improbidade administrativa cometida por Alan Rodrigo –  Há que ressaltar ainda, a passiva postura do presidente da Comissão de Saúde, o vereador Zé Braz, que por ser aliado do  Governo, não fez nenhuma manifestação para que o secretário respondesse a pergunta do vereador. 

Durante a apresentação dos investimentos da secretaria, vários vereadores fizeram perguntas aos representantes da SEMUSA em relação aos números expostos. Recentemente, foi debatido na Câmara a adesão do município ao consórcio ICISMEP (Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba) que, na prática, complementaria atendimentos em serviços deficitários do atual consórcio vigente na cidade com o CISVI (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica).

Continua depois da publicidade

O assunto foi abordado pelo vereador Ademir Silva (MDB). Ao questionar a razão pela qual o ICISMEP ainda não está atuando em Divinópolis, Ademir foi rechaçado por Alan, apesar da pergunta ter sido direcionada a outro membro da pasta. “Era uma sangria desatada que nós debatemos e aprovamos aqui na Câmara. Temos problemas nas áreas odontológicas e oftalmológicas. Por que o ICISMEP não está funcionando aqui ainda?”, questionou o vereador.

Após alguns segundos de silêncio, o Secretário Alan Rodrigo evitou que o servidor questionado respondesse à pergunta, e ele também se recusou a responder. “Não está na pauta da prestação. Peço que seja enviado ofício para que possamos responder”, afirmou Alan. O vereador Ademir insistiu. “Ele não pode responder isso? Por quê?”. Alan desconversou novamente. “Peço que essa pergunta seja oficializada”.

Após a recusa do secretário em responder o questionamento feito, quer era pertinente à  prestação de contas, já que não existe definição na lei, de que seja somente no âmbito financeiro, e sim geral, o vereador Ademir Silva decidiu abandonar o plenário, sob a alegação de que não faria sentido continuar se as perguntas não seriam respondidas. “Estamos aqui para que? Se não vão responder nossos questionamentos, não precisamos estar aqui. Peço licença e vou me retirar”.

A adesão do município ao ICISMEP começou a ser debatida na Câmara em outubro de 2022, em reuniões realizadas com as presenças de vereadores e representantes dos dois consórcios, além do secretário de saúde. Além disso, audiências públicas foram feitas, com o intuito de ouvir as demandas da população.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. GIULIANO COELHO disse:

    A saúde em Divinópolis está um caos.a upa sempre lotada e instalações sucateadas passou da hora de uma reforma e a implantação de outras unidades de pronto atendimento pois só uma upa não está dando conta .essa administração está um caos.pessoas sem currículo nenhum de administração.a frente de Divinópolis.a cidade vai ruir.

Continua depois da publicidade