POR LAIZ SOARES: Porque é urgente formar e apoiar novas lideranças

Publicado por: Redação

Estamos patinando na crise econômica e sanitária no país inteiro. A política em geral carece de gente capacitada, motivada, íntegra, corajosa e preparada para o desafio enorme de desenvolver a economia do nosso país, combater desigualdades, garantir a qualidade e a eficiência dos serviços públicos, fazer com que cada real do contribuinte retorne em bons serviços e não que seja jogado pelo ralo pela má gestão e pela corrupção. Não podemos generalizar. Tem muita gente boa surgindo, sendo eleita, conquistando espaço. O problema é que na política, os bons ainda não são maioria.

Para que isso mude, cada um dá a sua contribuição da forma que pode. Seja votando consciente e cobrando dos governantes eleitos, seja se candidatando, seja apoiando quem é bom e quer se candidatar. Eu optei pelas três opções juntas. Por isso, após a minha experiência nas eleições, decidi criar um Escola de Líderes. Essa escola é um curso online para pessoas que querem um dia se candidatar a algum cargo. Não tem limite de idade e não tem custo. Haverá um processo seletivo para selecionar os mais motivados e determinados a se dedicarem um pouco mais ao bem coletivo e se planejarem para um dia se candidatarem na política para qualquer cargo que tenha interesse.

Continua depois da publicidade

Decidi fazer isso porque depois de todas as experiências que já tive trabalhando em ONG, em Brasília e em duas eleições, em uma como coordenadora de campanha e em outra como candidata, estou convencida de que nosso maior problema no Brasil é a falta de boas lideranças.

Mas o que é ter liderança? É ter a presença de alguém que tem coragem de tomar decisões difíceis e impopulares, que tem coragem de falar o que as pessoas precisam ouvir e não o que elas querem ouvir. Uma boa liderança significa ter alguém no comando que age da mesma forma como agem, por exemplo, pais responsáveis que sabem criar bem seus filhos. Um líder é alguém que sabe impor limites, que dá o exemplo e tem a ousadia de dizer não quando precisa, que sabe o que fazer nos momentos difíceis e lida com eles passando segurança e mostrando o caminho a ser seguido. É isso que bons pais fazem com seus filhos, é isso que bons gestores fazem com suas equipes e que políticos deveriam fazer: ter coragem de dizer a verdade, doa a quem doer, sobre o momento que estamos vivendo, sem passar a mão na cabeça, sem mimar nem infantilizar as pessoas. O atual momento de agravamento da pandemia e da crise econômica pede isso, e essa postura de liderança frente aos desafios que o Coronavírus nos traz está em falta.

Precisamos sim evitar aglomerações e festas, precisamos de uma vacina e de conciliar a economia com a saúde. Fazer isso não é fácil, mas fechar os olhos para os problemas não vai diminuí-los. O número de casos e de mortes está aumentando sim, e negar esse fato não resolve nada. Ficar só pedindo o tempo todo para as pessoas colaborarem também não vai resolver. O papel do governo é agir, é tomar medidas, é punir os erros e incentivar bons comportamentos apoiando de alguma forma quem age corretamente, se fosse só para dar conselhos e orientações, não precisaria existir governo, isso qualquer um faz.

Tenho esperança de que dias melhores virão. Não desisto de Divinópolis, nem de Minas e nem do Brasil. Quero passar adiante o que aprendi e o que já vivi. Não acho legal ser uma das poucas mulheres ou poucos jovens que conheço envolvidos na política, quero puxar junto comigo mais gente e ajudar essas pessoas para que elas se fortaleçam e se preparem para um dia concorrer uma eleição e ocuparem seu espaço na política. Eu decidi dedicar tempo da minha vida para isso porque realmente acredito que o nosso país, a nossa cidade e o nosso estado de Minas só vão mudar mesmo quando tivermos muita gente boa na liderança. Para quem tiver interesse, é só se inscrever ou procurar mais informações no meu site e nas minhas redes sociais: @laizsoaresdv e www.laizsoares.com.br. As inscrições vão até dia 31 de Dezembro e já temos mais de 60 inscritos!

Espero você para juntos inauguramos uma nova história e um novo tempo com lideranças inspiradoras e transformadoras para nossa cidade e para o nosso país! Que neste Natal possamos, com consciência e prudência, renovar nossas esperanças e entender que esta data representa muito mais do que comemorações e festas. O Natal e o Ano Novo são acima de tudo um momento de reflexão e renovação da nossa fé em Deus para aqueles que acreditam, fé em nós mesmos e na nossa capacidade de evoluir, fé na humanidade e em dias melhores que virão se fizermos todos juntos nossa parte.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade