ALERTA PARA DIVINÓPOLIS: Casos de Covid aumentam e Macrorregião Sul regride para ONDA AMARELA; Vídeo de médica infectologista


Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Macrorregião Oeste da qual a Microrregião Divinópolis está inserida e que pontuavam anteriormente  à  SE-47 (Semana Epidemiológica) com 4 pontos e foi para 11 (Macro) e  de 6 para 9 (Micro), respectivamente, é um alerta que, se tal pontuação chegar a 12 pontos, as cidades que estão inseridas em tais região regridem para a ONDA AMARELA, como está ocorrendo com a Macrorregião de Saúde SUL  dentro do Programa Minas Consciente, elaborado pelo Governo do Estado – O agravamento do número de casos suspeitos e confirmados em Divinópolis  fez com que a médica infectologista, Dra. Rosangela Guedes gravasse um vídeo fazendo um veemente alerta sobre o relaxamento quase que total da situação de falta de cuidados básicos diante da pandemia, as pessoas agindo como se a doença não existisse mais, até mesmo com programação de festas shows e eventos. 

O anúncio da regressão da Região SUL,  foi feito durante deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, nesta última quarta-feira (25/11), que constatou o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.

Com a mudança, a macrorregião Sul passa da onda verde para amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza. A justificativa para o retrocesso foi a piora nos índices relacionados à doença, como aumento de casos na localidade.

Retificação

O Comitê Extraordinário Covid-19 também publicou uma retificação em relação à cidade de Teófilo Otoni. O município identificou um equívoco na duplicidade do preenchimento de novos casos da semana anterior. Desta forma, a macrorregião Nordeste, que estava na onda vermelha, passa para a onda amarela.

Mudança

As demais regiões na onda amarela são Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste e Nordeste.

Já as regiões que fazem parte da onda verde são Triângulo do NorteTriângulo do SulOesteCentroNoroesteNorteJequitinhonha e Centro-Sul, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

A região Leste é a única que permanece na onda vermelha, onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar.

Monitoramento

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, o Governo de Minas monitora 24 horas o comportamento da pandemia em todas as regiões, cabendo ao Comitê deliberar o avanço ou regressão das macrorregiões que compõem o estado.

“A vigilância em relação aos diferentes cenários em Minas é permanente. Novas alterações podem ser anunciadas a qualquer momento”, afirmou.

O secretário aproveitou para enfatizar sobre a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção à doença. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, alertou.

 

 

2 comentários em “ALERTA PARA DIVINÓPOLIS: Casos de Covid aumentam e Macrorregião Sul regride para ONDA AMARELA; Vídeo de médica infectologista

  • 26 de novembro de 2020 em 13:29
    Permalink

    NÃO FOI POR FALTA DE AVISOS QUE AUMENTARAM OS CASOS DE COVD19 AUMENTARAM NA CIDADE!!!FALTA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E BARES,RESTAURANTES,SHOPPINGS E LOJAS EM GERAL LOTADOS!!!ALÉM DA FALSA QUEDA NO NÚMERO DE CASOS ANTES,DURANTE E APÓS O PERÍODO ELEITORAL!!!!!

    Resposta
  • 26 de novembro de 2020 em 13:06
    Permalink

    ISSO NAO FOI CULPA DAS CARREATAS E NEM DAS ELEICOES.E MINHA CULPA
    E SO ESPERAR QUE REGRIDE DE NOVO.

    Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PODCAST: escuta essa!!