TRANSPARÊNCIA: Divinopolitano que se recuperou da Covid-19 relembra momentos no CTI e quer que seu caso leve esperança às pessoas

Publicado por: Redação

Leonardo Nogueira Melo Gontijo, de 35 anos, nasceu em Divinópolis, mas atualmente vive em Belo Horizonte, e foi na capital mineira que venceu a Covid-19 após ficar 12 dias internado, sendo cinco deles no CTI, e acompanhar a agonia de várias pacientes, incluindo uma morte no leito ao seu lado.

Após publicação em rede social, em entrevista ao jornal O Tempo, Leonardo conta que não se desesperou em nenhum momento. “Na hora que eu entrei no hospital, eu falei assim: Senhor dai-me paciência para ficar aqui e cabeça boa. Se eu tiver cabeça boa para ficar tranquilo, eu fico a quantidade de dias que precisar, mas me faça sair daqui bem. Essa era minha cabeça o tempo inteiro”, disse à reportagem.

Continua depois da publicidade

O personal trainer tenta manter a positividade em todos os momentos da sua vida e se preocupa em querer transmitir para outras pessoas a mensagem de que é possível sair bem do CTI depois de complicações por coronavírus, e foi essa vontade de ajudar que fez com que ele gravasse um vídeo, que está repercutindo nas redes sociais e enfatiza não querer romantizar a doença e sim, conscientizar as pessoas.

“Eu quero usar o meu caso para que as pessoas tenham mais esperança. É uma doença nova, e muitos estão chocados. Então, qualquer ajuda para incentivar já é uma ajuda. Eu sofri com uma doença que todo mundo está preocupado”, afirma.

Leonardo relembra que nem todos têm a mesma sorte da recuperação e não contem as lágrimas ao contar de um paciente que morreu por complicações do quadro de Covid-19, que estava ao lado dele no hospital.

“A enfermeira fechou o meu bloco falando que ia ter uma reunião e abriu dez minutos depois para lavar. Eu perguntei se a pessoa do lado tinha morrido e eles me responderam que sim. Nesse dia, minha perna bambeou. Chorei… chorei. Meu Deus, as pessoas estão morrendo do meu lado. Fiquei muito mal. Liguei para os meus amigos falando que eu precisava deles”, conta.

Para Leonardo, o que mais o assustou foi a velocidade com que a doença avançou. Em uma terça-feira, ele estava caminhando normalmente, chegou a gravar uma live para alunos da academia onde ele trabalhava, como sempre fazia. Na quarta-feira, se sentiu mais cansado do que o comum ao realizar as atividades físicas e decidiu procurar um médico e fazer o exame de Covid-19. Na quinta-feira, ele testou positivo pela manhã, à noite estava na emergência do hospital e já na sexta-feira estava no CTI, onde ficou por cinco dias.

A positividade chegou a diminuir em certos momentos e Leonardo constatou que “a gente não vale nada”, disse reflexivo, ao lembrar de todas as pessoas entubadas ao seu lado, com algumas até mesmo inconscientes, com a equipe médica tentando salvar o maior número de vidas possível.

No meio desse turbilhão, um detalhe fez muita diferença para ele. As mensagens de apoio que vinham nas marmitas. Cada vez que ele lia um “Fique firme!” ou “Isso vai passar”, ele repetia e interiorizava aquela mensagem. Durante a entrevista para O Tempo, Leonardo diz acreditar que aquilo que se joga para o universo e se acredita com força, volta para a pessoa. Então, o que para alguns poderia ser apenas uma mensagem de autoajuda, foi para ele uma espécie de pílula de ânimo diária.

Agora, já em casa, ele ainda conversa com um pouco de dificuldade, com um certo cansaço. Mas isso, também vai passar. É que ele teve uma parte considerável do pulmão afetada pela doença e agora precisa continuar a tomar alguns medicamentos e, aos poucos, voltar a rotina. A boa notícia é que daqui a uns dias, ele poderá voltar a fazer algumas caminhadas de leve, dentro do seu tempo. “Quero cuidar mais da minha saúde e viver com mais intensidade”,

finaliza.onte: Jornal O Tempo.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade