Governo de Minas elogia atuação do Secretário de Saúde de Divinópolis com a antecipação de liberação de mais leitos para a UPA

Publicado por: Redação

Nesta quarta-feira (10) o DiviNews teve acesso ao ofício enviado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) ao secretário municipal de Saúde, Amarildo de Sousa, em que, com participação da Unidade Regional de Saúde de Divinópolis, ressalta a postura adotada pelo secretário e toda a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) na antecipação de providências para garantir que a população não ficasse desassistida diante a pandemia da Covid-19.

Tendo em vista que a Unidade de Campanha, localiza na UPA Padre Roberto Cordeiro Martins, necessitava da abertura de mais leitos.

Continua depois da publicidade

No dia 27 de maio, o DiviNews publicou que a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) chegaram a quase 72% de ocupação. No município, havia 40 leitos, na época, destinados aos suspeitos de Covid-19. Após a ação da Semusa, Divinópolis passou a contar com 94 leitos exclusivos aos pacientes com a doença.

A SES ainda ressalta que a adoção de medidas de isolamento social, a democratização das informações e o fortalecimento da educação em saúde que tem sido diligenciado pelo município, repercutiram para que o cenário epidemiológico local não evoluísse para um estado crítico. “No entanto, a rapidez da propagação da Covid-19 e a estatística de agravamento de determinado percentual dos casos, associados ao histórico problema de falta de leitos credenciados ao SUS na micro e macrorregião de saúde (sobretudo de leitos de UTI), impuseram ao município a adoção emergencial de medidas de incrementos de rede”, disse a nota.

Ao fim, a Secretaria Estadual de Saúde alega que o fato desses leitos não estarem sendo utilizados em sua totalidade, sendo uma medida de prevenção sua adoção, as medidas de isolamento social adotadas foram eficazes, pois não houve sobrecarga do sistema hospitalar.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. José de Deus disse:

    Cadê o protocolo de prevenção? pra acabar com essa besteira de leitos e gastos fraudulentos? Comunistas safados!

  2. Julio cesar disse:

    Muito contraditório,se leitos não estão nem com 50% de ocupação e estão até flexibilizando o comércio muito estranho investir muito dinheiro assim os nossos vereadores invés de ficar tirando foto do lado de buraco podia era fiscalizar???

  3. anonimo disse:

    realmente e um ótimo secretario MERECIDO

Continua depois da publicidade