Empresária angustiada com situação econômica diz que apesar das dificuldades a saúde da população de Divinópolis vem em primeiro lugar

Publicado por: Redação

A empresária Iris Moreira, proprietária de uma empresa de grande porte na área alimentícia em Divinópolis, o Espaço Maria Baguette que emprega diretamente e indiretamente mais de 100 pessoas, após ler notícia do Divinews, que algumas cidades estão promovendo a abertura do isolamento social, e que Divinópolis está prestes a seguir o mesmo caminho, expôs que sua primeira preocupação é com a vida, para depois pensar em economia. “Não que ela não seja importante. É importantíssima mas, a vida do povo, e também a minha vem em primeiro lugar”.

A empresária Iris Moreira, proprietária de uma empresa de grande porte na área alimentícia em Divinópolis, o Espaço Maria Baguette que emprega diretamente e indiretamente mais de 100 pessoas, após ler notícia do Divinews, que algumas cidades estão promovendo a abertura do isolamento social, e que Divinópolis está prestes a seguir o mesmo caminho, expôs que sua primeira preocupação é com a vida, para depois pensar em economia. “Não que ela não seja importante. É importantíssimo mas a vida do povo, e também a minha vem em primeiro lugar”

Continua depois da publicidade

Iris Moreira faz um alerta importantíssimo, como exemplo citou a Itália com milhares de mortes, somente por que em determinado momento relaxou o isolamento social e depois pagou e está pagando caro. Assim como está acontecendo com os Estados Unidos, a Espanha, e a própria China, berço do coronavírus.

A empresária lança no ar uma indagação para que as pessoas reflitam sobre isso: “Será por que razão todos os Estados do Brasil estão construindo grandes hospitais de campanha, até mesmo em estádios de futebol?? Por que razão o Exército está solicitando aos municípios um levantamento da capacidade dos seus cemitérios? Por que motivo vários municípios decretaram estado de calamidade? É para que cada um reflita sobre isso”, afirmou.

“Como empresária nossa situação está ficando cada dia mais complicada. Primeiro o presidente da República ficou no discurso por duas semanas e só depois assinou a Medida Provisória tão esperada, normatizando-a, nesta última semana. E isso criou uma situação quase insustentável para a população carente”

“O prefeito soltou seu decreto do dia 20 de março ao dia 6 de abril, e depois foi estendida para o dia 13, e ficou nisso. Na oportunidade não posso deixar de reconhecer os esforços do secretário de saúde Amarildo Sousa, e a coragem de decisões assertivas nas tomadas de decisão”

Iris relata também que os números dos Boletins Epidemiológicos não estão fechando, por falta de sincronia entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria Municipal e os hospitais. Cada um apresenta um número, com defasagem, em consequência das subnotificações. As pessoas morrem e só depois de muitos dias, segundo ela, que se tem o laudo da causa da morte.

“Tivemos recentemente 4 vítimas, que foram a óbito em Divinópolis, uma foi comprovadamente, e consta no sistema do Estado, como sendo coronavírus, a médica. Outra morte que aconteceu na cidade, mas com paciente de Carmo da Mata, que uns dizem ter sido pela Covid-19 e outros afirmam que não, uma terceira de uma idosa de Nova Serrana, e finalmente uma quarta de Divinópolis, que também foi classificada como suspeita. Essa “pequena”, entre aspas mesmo, amostragem demonstra que a população que deve ser levada em consideração não é só a de Divinópolis com 240 mil, e sim da região com 1,4 milhão de pessoas”, explicitou a empresária.

Iris afirma que gostaria de ver medidas mais eficientes por parte do prefeito, em proteção econômica a população, como está sendo feito em Belo Horizonte pelo prefeito, Alexandre Kalil (PSD), que, fez o adiamento de parcelas do IPTU dos próximos meses. Tinha proibido também via Decreto a entrada de todo e quaisquer ônibus vindos de cidades que relaxaram o pedido de isolamento, comprovadamente crucial no momento, até que sua decisão foi cassada.  Além de ter emitido um decreto recentemente com a obrigatoriedade de que todos usem máscaras.

“Existe o clamor de um lado para abrir o comércio de Divinópolis, e aí eu pergunto, para quem vamos vender? Nova Serrana abriu e está sem vender seus sapatos”

“Dentro de alguns índices, está que, 89% das empresas em Divinópolis estão completamente asfixiadas e isso vem de longo tempo, empresariado em Divinópolis sobrevive de teimoso e ri de nervoso. Não temos fomento econômico, nem cultural e muito menos turístico”, lamentou Iris

O Brasil não funciona com o isolamento verticalizado por que simplesmente os mais jovens não terão os cuidados necessários com os acima de 60 anos, os contaminará. Para que o isolamento vertical funcione é necessário ter a aplicação que tem o Japão, China, Alemanha, entre outros, que pelos costumes não existe abraço, toques efusivos como no Brasil.

Na entrevista concedida ao Divinews, Iris afirma que o vírus é pior que uma guerra mundial, é um inimigo invisível e imprevisível. Pois inicialmente falou-se que o novo coronavírus gostava de frio. E como explicar as mortes que estão ocorrendo em Manaus, uma cidade extremamente quente, como todos os Estados do Norte do país, em que o sistema de saúde já colapsou.

“Eu como empresária no segmento de alimentação, além do Delivery, tenho também servido por meio de retirada na loja física para vizinhos e alguns transeuntes, em dois horários, de 11 às 13:30h e 16 as 22h, cumprindo todos os cuidados determinados e sem ocupação de consumo no interior da Maria Baguette. Neste momento é preciso se reinventar, criar alternativas ao nosso negócio. É preciso ter menos discursos, menos reclamações e mais ações em favor da economia e também da vida”

“Como diria minha avó, solidariedade sempre é seguida de bom senso que vem acompanhado de juízo – Vai passar! Fiquem em casa, o mês de abril é perigo demais, e os números começaram a bater na porta”

“Vai passar!”, finalizou

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Marcos disse:

    Ahhhhhh ela está com comércio aberto ? Aí fica fácil né

  2. Adalberto disse:

    Não concordo…
    Temos milhares de trabalhadores sem renda alguma.
    Grupo de risco em isolamento e o restante da população tomando os devidos cuidados e usando mascara.
    o Brasil vai quebrar senão voltarmos a produzir.
    Sou assalariado e infelizmente fui demitido,meu patrão nos disse que assim que as coisas voltarem vai tentar recontratar.
    Enquanto isso milhares morrerão de fome.

  3. Adalberto disse:

    Não concordo…
    Temos milhares de trabalhadores sem renda alguma.
    Grupo de risco em isolamento e o restante da população tomando os devidos cuidados e usando mascara.
    o Brasil vai quebrar senão voltarmos a produzir.
    Sou assalariado e infelizmente fui demitido,meu patrão nos disse que assim que as coisas voltarem vai tentar recontratar.
    Enquanto isso milhares morrerão de fome.

  4. Anônimo disse:

    Parabéns! Parabéns! Visão certíssima.

  5. Ajax Jorge Domiciano Batista disse:

    Parabéns Íris Moreira! Sintetizou a situação por que passam os municípios e a população plenária! Como cidadãos temos que nos cuidar e contar com o apoio incondicional do Estado. Juntos venceremos essa fase!

  6. Eduardo disse:

    Para quem esta tendo renda, como ela é mais fácil de falar para ficar em casa né, vai entrevistar os desempregados!

  7. Anônimo disse:

    Ires, parabéns, queremos representante no legislativo com essa visão de cidadania, saia candidata sera eleita, nos ajude a renovar e mudar Divinópolis…

  8. Marcelo Baron disse:

    Para ela que está com o comércio aberto é mais fácil né!

  9. morasis disse:

    E precisso preocupar com a doença, mas sem dinheiro. nao vai muito, com geladeira fazia, boletos pra pagar, os reportes esquerdista torçe para o pior,

  10. Sarah Emanoela Pereira Santos Vilela disse:

    Concordo plenamente com vc iris .
    Minha vida a dos meus filhos em primeiro lugar e d todos divinopolitanos ,mas ainda existe pessoas que não pensão no próximo mas no seu bem está econômico .
    Presciso trabalhar sim e como ,mais deus ele é nosso médico ,mas ele manda nos aqui na terra nós cuidar com o nossos médicos d terra ….. Então devemos acatar i que eles estão pedindo FIQUEMOS EM CASA .

    1. Iris disse:

      Gil, boa tarde! As coisas não acontecem com essa simplicidade, parar de atender aqui no hospital. Existe um pacto, um consórcio de saúde entre várias cidades. Elas pagam por isso, não, mas pagam. O que peço é ao mais um pouquinho de paciência, mesmo porque, não pense que abrindo as pessoas vão correr para o consumo. Estão com medo e sem dinheiro. Vai passar, mas vai demorar um tempo. Não Só para nossa cidade, será para o mundo. Agradeço sua participação, sempre bom dividirmos ideias. Abraço

  11. Gil disse:

    temos que sair para fora a gente temos que trabalhar o pessoal que vai ficar em casa com pessoa de 60 anos e diante dos pessoal que tem uma unidade baixa o restante tem que abrir as pontas começa tem que trabalhar o pessoal tem que ir para rua e parar com isso porque o isolamento não adianta entendeu em vez de ficar vai ficar horizontal daqui uns dias que não veio de ficar em pé vai ficar todo mundo deitado e morto na cidade já tá morta então pessoal tem que voltar mesmo isso ele parar de querer os nossos óbito aqui é mais de outras cidades vizinhas então por que que não para de atender do hospital de Divinópolis não é então pode atender vou atender só Divinópolis e acabou

    1. Iris disse:

      Gil, boa tarde! As coisas não acontecem com essa simplicidade, parar de atender aqui no hospital. Existe um pacto, um consórcio de saúde entre várias cidades. Elas pagam por isso, não, mas pagam. O que peço é ao mais um pouquinho de paciência, mesmo porque, não pense que abrindo as pessoas vão correr para o consumo. Estão com medo e sem dinheiro. Vai passar, mas vai demorar um tempo. Não Só para nossa cidade, será para o mundo. Agradeço sua participação, sempre bom dividirmos ideias. Abraço

  12. Nino Pessoa disse:

    Boa interpretação, os empresários de Divinópolis já vem perdendo a muito tempo sem um investimento brusco na área econômica, cultural. Sou de BH, lembro que levei minha filha pra Fazer uma apresentação a +- 15 anos na cidade e fiquei impressionado com o movimento da cidade, com decorrer do tempo a cidade foi perdendo o foco. Espero quando acabar essa guerra (bem ilustrada pela Sra Iris). Divinópolis volte a ser A Divinópolis que gostei tanto. Parabéns Sra. Iris pela visão e consciência.

  13. Eliete Alves da Fonseca Braga disse:

    Comentários de grande sabedoria.
    Parabéns por nos sugerir a se reinventar.
    Deus nos proteja a tds.
    Bom dia!

  14. Ruth Dometildes Oliveira disse:

    Grande empresária, se preocupa com as pessoas. Que tenhamos mais empresários como você e Luísa Trajano (Magazine Luiza).

Continua depois da publicidade