UTILIDADE PÚBLICA: Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (ACCCOM) precisa de doações de cabelos

Publicado por: Redação

A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (ACCCOM) informou que continua recebendo doações de cabelos para a confecção de perucas. E que as doações podem ser feitas na portaria da Casa de Apoio do Hospital do Câncer, localizada na Rua Niquelina, nº 620, no bairro Niterói, em qualquer horário.

Com os avanços da medicina, os medicamentos usados no tratamento de doenças oncológicas oferecem cada vez menos efeitos colaterais, como a queda de cabelo. Além disso, quando a paciente passa pela fase de perda dos fios, muitas acabam por assumir a careca ou usar lenços e turbantes. Tal comportamento advém da mudança de pensamento da sociedade e da quebra de tabu em relação à naturalidade com que o assunto é tratado.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que, atualmente, apenas uma voluntária confecciona as perucas. E o processo é lento para produzir apenas uma unidade, são necessárias muitas doações de cabelo. Quando a doação acontece, a lentidão do processo é comunicada ao doador. Desta forma ele é informado que, caso não haja cabelo suficiente para a confecção de perucas, a doação será vendida e o dinheiro direcionado ao custeio do tratamento. Desta forma, o doador pode aceitar ou não a venda do cabelo doado.

Condições do cabelo doado

Para garantir a qualidade das perucas, o cabelo doado deve ter no mínimo 15 cm de cumprimento. Ele deve ser cortado seco, a fim de aumentar a longevidade dos fios, e amarrado com elástico.

O uso das perucas

As perucas produzidas e fornecidas pela Associação às pacientes em tratamento, são emprestadas. Todas as mulheres que desejarem usar a peruca se comprometem a cuidar e devolvê-las em perfeito estado, para que outras pacientes, que estejam passando por essa fase tão delicada, possam usar.

ATUALIZAÇÃO: A Assessoria de Comunicação do ACCCOM explicou que diante da dificuldades em produzir as perucas, por deficiência de mão de obra, já que existe apenas uma voluntária que as confecciona. Também vende os cabelos excedentes e os recursos são utilizados para outras ações.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Maria Alice Monteiro de Aguiar disse:

    Eu tenho.
    Vou mandar por entermedio de uma amiga.
    Que vai na consulta 17/01/2020
    Abraços .🙏🙏

  2. Claudiana disse:

    Minha filha já cortou o cabelo pra doar….

    1. Maria Alice Monteiro de Aguiar disse:

      Tenho para doar.
      Tenho uma amiga que vai fazer uma consulta dia 17/01/2020.
      Vou mandar por ela.
      Abraços .🙏🙏

  3. Márvara disse:

    Eu tenho cabeli pra doar

Continua depois da publicidade