Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM) completa 27 anos; veja sua história

Publicado por: Redação

Nesta segunda-feira (21), a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas – ACCCOM comemora 27 anos dando assistência e tratamento aos pacientes oncológicas com o câncer – Atualmente a ACCCOM atende uma população estimada em 1 milhão e 300 mil pessoas, em cerca de 53 cidades do Centro-Oeste de Minas. A história da ACCCOM começou em 21 de março de 1995 na sede do Rotary Clube Divinópolis, após meses de estudos, quando ela foi fundada sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, nascida da percepção de pessoas que observaram que na região não havia tratamento para o câncer.

Os primeiros anos da entidade foram marcados pelo esforço em prol da construção do Hospital do Câncer, que foi inaugurado pela ACCCOM em 2001 e repassado totalmente equipado à administração do Complexo de Saúde São João de Deus, CSSJD. Atualmente o hospital possui 5 mil m² e é referência no tratamento de câncer na região, oferecendo mais de 200 mil atendimentos por ano, através do SUS. Esta obra inicial foi e continua sendo fonte de investimento constante da associação.

Continua depois da publicidade

Em 2004, foi construída a Casa de Apoio, com o objetivo de acolher os pacientes e seus acompanhantes, permitindo-lhes o acesso a serviços especializados complementares ao tratamento, não oferecidos no Hospital do Câncer. Com isso, a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas, por meio da Casa de Apoio, passou a ofertar 80 (oitenta) leitos, que acolhem diariamente os pacientes e seus acompanhantes, além do fornecimento de refeições diárias aos usuários do serviço.

Em 2011, foi construído o Centro Administrativo, com o objetivo de proporcionar uma melhor gestão da entidade, com a ampliação e modernização da captação de recursos para a melhoria dos serviços prestados aos pacientes da associação.

Em 2017 foi inaugurado o Centro Oncológico com 2.400 metros que oferece serviços de suporte ao tratamento oncológico, com atendimento de psicologia, psiquiatria, fisioterapia, odontologia, serviço social, enfermagem, dermatologia, medicina paliativa e familial. Realiza também ações preventivas e educativas no combate ao câncer e agiliza o agendamento de consultas e cirurgias, bem como oferece e custeia exames. O novo prédio trouxe modernidade, espaço, conforto aos pacientes e permitiu a aquisição de equipamento de exames de diagnóstico, como o mamógrafo.

Em 2019 em reconhecimento às centenas de voluntários que dedicam tempo e trabalho à entidade, foi inaugurado um local para os mesmos, sendo denominado de Centro de Voluntários.

Em janeiro de 2021, a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas entregou para Divinópolis e região Centro-Oeste de Minas, a Ala de Oncologia Pediátrica Antônio Carlos Quirino Costa do Hospital do Câncer de Divinópolis. Um espaço preparado e equipado para atender, simultaneamente, nove crianças na quimioterapia e duas em leitos. Contando com uma equipe de profissionais, formada por um hematologista, um oncologista pediátrico, um cirurgião, além da equipe multidisciplinar. A ala foi entregue para administração do CSSJD, dando continuidade à exitosa parceria no atendimento já prestado ao paciente adulto.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade