Conselho do Patrimônio Cultural de Divinópolis realiza primeira reunião

Publicado por: Redação

A primeira reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Divinópolis, após sua reformulação, foi realizada nesta terça-feira (09/07). O encontro foi na Biblioteca Ataliba Lago. Estiveram presentes membros do conselho, representantes de entidades da cidade e sociedade civil. O conselho estava desativado desde o final de 2017 – Os membros do Compac de Divinópolis foram nomeados pelo decreto n° 13.302/2019 e publicado na sexta-feira (14/06) no Diário Oficial dos Municípios – O Conselho do Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico existe desde 1980 e a pedido do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), foi reformulado passando a ser somente Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Segundo José Heleno, professor universitário, o conselho é fundamental porque é responsável pela manutenção histórica e cultural de um povo.

Continua depois da publicidade

“É muito importante que o patrimônio de um povo seja reconhecido e valorizado. É através do Compac que será discutido os processos e quais bens serão tombados. Além disso, a atuação dele confere ao município pontuação no ICMS Cultural, possibilitando assim mais verba para novos projetos culturais”, ressalta José Heleno.

O secretário Municipal de Cultura, Gustavo Mendes, destacou a necessidade de resguarda a história de Divinópolis.

“Uma das primeiras iniciativas da secretaria, após minha nomeação foi reformular e ativar o conselho, porque é através dele que a população tem voz, que os bens podem ter garantia de reconhecimento, tombamento e manutenção. Iremos trabalhar juntos, para resguardar a história de Divinópolis”, afirmou.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    De que adianta, conselho, essa cidade num tem nem prefeito, num conseguem preservar nem o.museu, querem tombar casarões, derruba essa porra velha e que venha o moderno, Divinópolis num tem tendência histórica, muito menos cultura, terra de ninguém,povo idiota sem cerebro num sabem votar, sem representação sem planejamento, põe fogo no cabaré.

  2. Anônimo disse:

    Que mané conselho, essa cidade num tem nem prefeito, num conseguem preservar nem o.museu, querem tombar casarões, derruba essa porra velha e que venha o moderno, Divinópolis num tem tendência histórica, muito menos cultura, terra de ninguém, sem planejamento, põe fogo no cabaré.

  3. Josias Gomes Ribeiro Filho disse:

    Triste como a cidade que chegou ao século XXI tem toda a sua arquitetura alterada…. das centenas de Casarões do velho centro não restou quase nada e o pouco que ainda resta não está tombado…… A especulação imobiliária na cidade não poupou nem mesmo as alamedas e becos… enormes arranha céus tomaram lugar em toda extensão central… Não restou nada do velho século XX para contar a história…falar-se em Conselho do Patrimônio em Divinópolis depois de tudo isso soa estranho….

Continua depois da publicidade