EXCLUSIVO: Por nova PEC do Deputado Federal Peninha; prefeitos e vereadores podem ganhar mais dois anos de mandato

Publicado por: Redação

O Divinews divulgou há alguns dias, que o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, havia arquivado uma PEC de autoria do deputado federal Peninha. Logo a notícia viralizou no Brasil, e chegou ao gabinete do parlamentar que através da sua assessoria, em contato direto com o Divinews, explicou que a PEC-49, uma antiga, é que foi arquivada por falta de assinaturas dos deputados, e que a atual, depois que ele fez algumas modificações, a PEC-56, já com as assinaturas necessárias, continua tramitando na Comissão de Justiça da Câmara. E que a única diferença existente é que a atual, a PEC-056 por ser de 2019 e existem muitas outras PEC´s para serem analisadas, ele resolveu apensar à uma outra mais antiga, que é a PEC-376 de 2009, que tem o mesmo teor, ou seja, unificação de eleições, mas sem falar de prorrogação de mandatos. Porém, como a PEC-056 foi apensada, com o mesmo texto, estão tramitando conjuntamente.

Peninha explicou ainda que a seu pedido, foi nomeado o deputado Valtenir Pereira, do Mato Grosso, que já apresentou um parecer favorável pela admissibilidade do texto. O que é preciso, segundo Peninha, é convencer o Presidente Felipe Francisquini a pautar a PEC para ser analisada na Comissão.

Continua depois da publicidade

Posteriormente se aprovada, será formada uma comissão especial para a elaboração de um texto. Para finalmente ter condições de ir ao plenário para ser apreciada pelos deputados federais.

Peninha diz que, se a unificação for aprovada haverá uma economia para os cofres públicos de mais de R$ 1 bilhão de reais. Já que as eleições, de deputados federais e estaduais, senadores, Presidente, prefeitos e vereadores, ocorrerão juntas em 2022. Porém, para ter validade para o próximo ano tem que ser aprovada até outubro.

O parlamentar diz que os atuais prefeitos e vereadores precisam fazer pressão junto aos deputados que compõe a Comissão de Justiça, para que a PEC seja examinada com celeridade. E logo vá para o plenário.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Oliveira disse:

    Sou favorável, pela economia q vai trazer para os cofres públicos, embora visualize que não há interesse dos deputados, pois em sua maioria, disputam as eleições, de dois em dois anos, para Prefeito e para Deputado.

  2. Geraldo Cardoso de Assunção disse:

    É institucional!

Continua depois da publicidade