Policia Federal na “Operação Escobar” prende advogados e agentes da própria corporação; por vazamento de informações

Publicado por: Redação

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (5) em Belo Horizonte os advogados Carlos Alberto Arges Júnior e Ildeu da Cunha Pereira, além de dois servidores da própria corporação suspeitos de retirar documentos sigilosos do sistema da própria PF. Um deles é Marcio Antonio Camillozzi Marra, nomeado semana passada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Zeze Perrella, para fazer parte da comissão provisória que apura as denúncias no clube. A irmã do deputado federal Aécio Neves (PSDB), Andrea Neves, foi intimada a depor.

A operação, batizada de Escobar, é um desdobramento da Capitu, quando Ildeu da Cunha Pereira e outras 15 pessoas foram presas em investigação em suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Continua depois da publicidade

Na época, o então vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade (MDB) e o empresário Joesley Batista, dono da JBS, estavam entre os detidos. De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram depois que documentos da Operação Capitu foram encontrados na casa de Andrea Neves, irmã do deputado federal Aécio Neves (PSDB), em dezembro de 2018.

Após os documentos terem sido encontrados na na casa dela, a PF constatou vazamento de informações sobre outras operações. Os advogados teriam acesso privilegiado às informações e as usavam para oferecer aos clientes facilidades ilegais. Segundo nota da Polícia Federal, “tal atitude não só prejudicou diversas investigações como coloca em risco a segurança dos policiais envolvidos nos trabalhos”.

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos escritórios dos advogados investigados. Arges, Ildeu e um servidor da Polícia Federal tiveram prisão preventiva decretada. Um outro servidor teve prisão temporária decretada.

Andrea Neves

Andrea Neves foi presa preventivamente em maio de 2017 na Operação Patmos, realizada a partir das delações da JBS. Ela é investigada por suposta prática de corrupção, organização criminosa e embaraço às investigações da Lava Jato.

Em dezembro daquele ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello liberou Andrea Neves da prisão domiciliar e do uso de tornozeleira eletrônica.

Denúncias de irregularidades no Cruzeiro

O agente da Polícia Federal Marcio Antonio Camillozzi Marra, que teve prisão decretada, foi nomeado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Zeze Perrella, para fazer parte da comissão provisória que apura as denúncias de irregularidades no clube.

Os advogados Ildeu e Arges estão entre os 18 conselheiros que recebem pagamentos por trabalharem ou prestarem serviços para o clube.

 

Fonte: G1

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    essas pilantragens ja nao e novidades para o povao

Continua depois da publicidade