Fim do “Mais Médicos” é a grande pauta da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Divinópolis, nesta terça (20)

Publicado por: Redação

Por: Vitor Correia – >

 

Continua depois da publicidade

Na tarde desta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Divinópolis, o assunto girou em torno do anúncio na semana passada, da saída de Cuba do Programa Mais Médicos, do Brasil  – O profissional da área de saúde, o vereador  Dr. Delano Santiago, utilizou a tribuna para apresentar segundo ele, a verdadeira realidade do fim do programa Mais Médicos. O vereador criticou as ações das Fake News contra o atual presidente eleito Jair Bolsonaro. Em sua fala ele ressalta: “A realidade dos Mais Médicos é que o governo que vai entrar pediu que tivessem três critérios: que os médicos que estivessem aqui no Brasil fizessem a prova do Revalida; o segundo ponto e o mais justo é que o profissional que trabalhasse no Brasil ganhasse aquilo que era dele, então eles ganhavam R$ 11.200,00, tinham que ficar com R$ 3.000,00 e mandar oito mil e alguma coisa para Cuba, então o governo não aceitou; e que eles fizessem um programa de Educação Continuada que não foi aceito por Cuba.”

De acordo com ele, o município não sofrerá impacto com a saída dos médicos cubanos no dia 30 de dezembro, considerando que nesta data a reposição de outros profissionais já teria ocorrido.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) é uma prova criada pelos ministérios da Educação e da Saúde para facilitar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras. Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior necessita fazer o reconhecimento do seu diploma e logo após solicitar ao conselho regional de medicina a autorização para  trabalhar.

O Ministério da Saúde publicou no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (20) o edital a respeito de novas vagas para o programa Mais Médico. As vagas para então substituir os médicos cubanos, serão para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. Serão 8.517 vagas e as inscrições estão abertas a partir das 8h de 21 de novembro até as 23h59 de 25 de novembro, e deverão ser feitas no site (maismedicos.gov.br). Segundo dados do edital, para atuar no Mais Médicos, os profissionais sem CRM não precisarão fazer a prova do Revalida. Eles poderão fazer o Revalida caso queiram exercer atividade também fora do programa.

Já a vereadora Janete Aparecida em entrevista ao Divinews, fez um alerta a respeito das novas contratações e a Unidade de Pronto Atendimento, Padre Roberto Cordeiro Martins, (UPA 24 HORAS) que sofreria impactos com a ausência de profissionais. “A UPA está em uma situação seríssima, inclusive com dois meses de atraso de pagamento, caminhando para o terceiro e vai iniciar uma operação tartaruga, atendendo somente urgência e emergência. Já foi avisado hoje pelo Diretor Clínico e para toda Comissão de Saúde”.

O vereador Sargento Elton, em seu pronunciamento criticou as condições de trabalho dos médicos cubanos em relação aos salários. Sobre a situação do programa na cidade de Divinópolis, ele expressa sua opinião: “Os cubanos que queiram ficar vão poder ficar, mas recebendo na integralidade, com dignidade para eles, e aqueles que não quiserem voltar (para Cuba), nós vamos preencher primeiramente com os médicos brasileiros, com o programa Mais Médicos ganhando todos os seus direitos trabalhistas”.

 

Editor-chefe responsável: Geraldo Passos

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Estou de olho disse:

    Médico brasileiro trabalhar? Quero só vê. O motivo de ter de contratar os médicos estrangeiros foi justamente porque os nossos médicos não aderiram ao programa. Se o governo dobrar o salário, quem sabe eles topam, né?

Continua depois da publicidade