“Recanto da Digna Idade”, além de perseguida; é alvo de “ativista digital do mal” que filma idosa nua e coloca na internet

Publicado por: Redação

O editor do Divinews, acompanhando o vereador Renato Ferreira, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Divinópolis, esteve na manhã deste sábado (31) no asilo “Recanto da Digna Idade”, que na última quinta-feira (29), foi alvo de uma pessoa, que pode ser adjetivada tranquilamente de mau-caráter, pois com sua ação, tentando se mostrar um cidadão de bem preocupado com o que estava ocorrendo naquele momento no asilo, não apenas filmou uma idosa nua, como teve a covardia de distribuir tal vídeo nas  redes sociais, e em sua narrativa no vídeo, tem a cara de pau de se passar por indignado com a presença da idosa naquelas condições. O que ele não tinha conhecimento, era por que motivo aconteceu o lamentável episódio, e que pela condição mental da idosa, ele ao falar alto narrando o vídeo, acabou por atrair a curiosidade dela para chegar cada vez mais perto, sem nenhuma noção da realidade, do que estava ocorrendo, que ela estava sendo filmada. Ele teria sido humano e sensato, se tivesse alertado às responsáveis pelo local do que estava ocorrendo. Bastava ele tocar a companhia e avisar. Mas não o fez. Preferiu desumanamente jogar as imagens nas redes sociais – Outro assunto abordado foi a suposta, ou melhor quase certeza de que o asilo está sendo perseguido tanto pela Vigilância em Saúde, quanto pela Vigilância Sanitária, com a aquiescência da Diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares. Isso por que, em uma das fiscalizações realizadas no asilo, Maria Helena, “caiu na besteira” de dizer que a equipe anterior, durante a administração do ex-prefeito, Vladimir Azevedo, comandada por Andreia e Celina era melhor no tratamento do que a atual, que é autoritária.

Tratamento e perseguição

Continua depois da publicidade

O vereador Renato Ferreira, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, taxativamente afirmou que o asilo é sim vítima de perseguição por parte da Vigilância em Saúde. E ele ao estar naquele local estava cumprindo o seu papel de fiscalizador. Ainda que é preciso que as pessoas gestoras das clínicas sejam tratadas com educação, e recebam orientações, antes do radicalismo de fechar os estabelecimentos. Que vai convocar os demais membros da Comissão (Janete e Ademir) para acompanhar de perto a situação do asilo.

Maria Helena, a administradora do asilo, disse que o motivo da interdição do asilo foi em consequências de coisas muito simples, que se fosse dado um prazo, haveria uma solução. O que mais pesou na opinião dela, foi a execução de uma obra que ela não tinha autorização para realizar, por que a planta da obra ainda estava sendo examinada na Prefeitura. “Reconhecemos que a Vigilância Sanitária é uma autoridade, mas com o autoritarismo, a gente até perde o rumo”, finalizou.

O local, percebido pelo editor do Divinews, é extremamente limpo, bem cuidado. Os idosos no momento da visita, estavam todos de banho tomado. E havia uma manicure cortando as unhas dos idosos. Eles demonstravam estar felizes. Porém, as questões técnicas e administrativas, para a jovem diretora de Vigilância em Saúde, superam o amor que é dispensado, ele é abstrato.

Esta não é a primeira vez que a Vigilância em Saúde, é alvo de veementes críticas em consequência do tratamento ríspido e autoritário que é dispensado aos responsáveis de clinicas de acolhimentos. O pastor Wilson Botelho, há alguns meses, foi porta voz de um grupo de pastores que também prestam o serviço social de acolhimento de drogados, usando a Tribuna Livre, Wilson falou sobre o assunto, para um plenário lotado de jovens do seu projeto “Quero Viver”.

Idosa nua

Sobre a idosa residente, que apareceu nua nas redes sociais por um post colocado na internet por um irresponsável cidadão. A gestora do asilo explicou que a idosa esteve por muito tempo na Clínica Bento Meni, e que a interna tem uma filha que tentou por diversas vezes levar a mãe para casa, mas sempre não dava certo, em consequência da sua disfuncionalidade. E no asilo ela se estabilizou mais do que na casa da filha. Porém, ela tem algumas disfunções, e uma delas é vestir a roupa do lado avesso. E no dia em que a interna foi filmada nua, pela existência de uma pequena obra no local, o portão laterão não estava trancado com chave e apenas com um trinco. Ela ao ficar nua para vestir a roupa do lado avesso, no corredor em que fica a porta com acesso à parte da frente da casa, ela ouviu o barulho de um homem gritando na rua. E sem nenhum controle do que estava fazendo, abriu o portão. Foi a partir deste momento que o homem percebendo que ela estava nua, começou a fazer a filmagem. E à medida em que ele, supostamente indignado, mais ela curiosamente se aproximava dele, que estava do lado de fora da grade da casa.

Transexual

Um dos casos, que beira a discriminação, foi o caso relatado por Maria Helena, em que a Diretora de Vigilância em Saúde, criou caso foi o do Transexual Reginaldo, que pediu para que todos o chamasse de Fernanda, porém a Janice Soares disse não ser a mesma pessoa, mesmo após ser explicado o caso, ela insistiu Fernanda não era treinada.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Maria Aparecida da Costa disse:

    Essa vigilância sanitária só faz o que não precisa….No ultimo dia 02/04 (segunda-feira ) comprei um medicamento com data de vencimento de um ano atrás.Desde então estou tentando falar com a”alguém” deste órgão “fiscalizador”e não consigo.Fico imaginando à quanto tempo a mesma farmácia deve estar vendendo remédios vencidos. E o pior: não tenho como denunciar porque não tem funcionários trabalhando….Estão ocupados fechando querendo mostrar serviço nos lugares errados….

  2. Gisele Cristina Moraes disse:

    Trabalho nesta instituiçao há anos.Considero minha chefe justa,humana e competente.E fico chateada com a forma autoritária que somos abordados durante as visitas das inspeções sanitarias.Manifesto tambem minha indignaçao, pois este órgão regulador agiu desvalorizando um trabalho que é feito ha 12 anos na sociedade;e sem motivo relevante.O que elas alegaram esta tudo provado contra.Penso que está havendo mesmo falta de igualdade nas intervençoes da vigilancia nesta instituiçao;tanto nas exigencias,quanto nas divulgaçoes dos fatos pelo órgão à imprensa.

  3. RAIMUNDO ALVES disse:

    PORQUE DIFAMAMOS E CALUNIAMOS? A QUEM INTERESSA? POR QUE, QUAL A RAZÃO?
    Estas questões são relevantes quando estamos diante de um processo de calunia e difamação, colocados por alguém que não avaliou bem as consequências de seus atos impensados.
    É justo examinar, entretanto, como se elevaria o mundo se cada homem cuidasse de sua parte, nos deveres comuns, com perfeição e sinceridade.
    Se um irmão parece desviado aos teus olhos mortais, faze então o possível por ajuda-lo a sair daquela situação assim como recomendou Jesus: “Que te importa a ti? Segue-me tu.”
    Não seria mais razoável na situação vivenciada, procurar entrar em contato com o pessoal da Clinica e relatar a ocorrência? Não seria mais justo proteger a pessoa, do que expor sua dificuldade?
    Quem de nós está em perfeitas condições de penetrar o campo das causas? Estaríamos na elevada condição daquele que pode analisar um acontecimento, através de todos os ângulos?
    Portanto, não devemos nos agastar com o ignorante, esqueça o acusador, ele não conhece o caso dessa senhora ou as circunstâncias que evolveram este fato, a vida se encarregará de iluminar o seu caminho.
    Quanto à idoneidade da Clinica “ “ , seus dirigentes, trabalhadores e assistidos podemos atestar que alí existe harmonia, amor, fraternidade, caridade e humildade para servir a todos. Tivéssemos nós, outras instituições com tal empenho para a assistência social, o país seria literalmente outro.
    Mas, tenhamos fé no futuro que a Deus pertence. São meus votos que esta instituição supere este fato e cresça cada vez mais nas virtudes da benevolência, indulgência e no perdão das ofensas.

  4. Beatriz Gonçalves Pinheiro Amorim disse:

    Manifesto minha solidariedade ao Recanto da Digna Idade. Precisei de cuidados para minha mãe e foi lá que encontrei ajuda e conforto para momentos de muita luta e dor. Frequento o lugar mesmo tendo perdido minha mãe e sempre fui muita bem recebida e posso presenciar o trabalho que é realizado com carinho e dedicação por todos que lá estão. Maria Helena e funcionários obrigada por tudo.

  5. Patrícia Capanema disse:

    Moro em Belo Horizonte e minha mae reside nesta instituiçao.Graças a Deus tive a graça de conhecer lá e sem duvidas foi a que eu escolhi para a minha mae, porque na minha avaliaçao é a melhor da regiao!Todos sao muito bem assistidos,bem cuidados sim! A gestora Maria Helena é muita humana e muito competente!Parabéns pelo trabalho que desempenha,só agradeço!

  6. Isabela disse:

    Tive a oportunidade de conhecer o recanto e não resta dúvidas de que os idosos são bem assistidos e bem tratados. Com certeza muito melhor que em outras instituições, que não tem a menor condição de permanecerem abertas. Trabalho na vigilância sanitária de outro município e nunca vi nada como o que aconteceu. As ações de vigilância sanitária, apesar de ser órgão regulador, devem ser baseadas em ações educativas. Sair interditando os estabelecimentos, principalmente os que não apresentam risco sanitário, não resolve o problema.

    1. Anônimo disse:

      Boa resposta, vc tem toda a razão!!

  7. observador disse:

    Eita Divinóia, agora senhor Renato que deveria legislar esta dando um de defensor de entidades privadas também, será qual interesse dele? Alias legislar em causa própria ele sabe quando aprovou Lei para nomear sua esposa na na secretaria de meio ambiente né Renato, desse desse poste ou vc irá despencar mais cedo ou mais tarde!!!!!

  8. Andréa Marques disse:

    Conheço o trabalho e a competência da gestão desta Instituição. Todos os residentes são muito bem cuidados. Tenho uma prima internada lá e só tenho a agradecer o amor como cuidam e tratam dela. É muito triste saber que pessoas má intencionadas com pequenas atitudes podem prejudicar um trabalho de amor feito há anos. Não tenho dúvidas da competência da instituição.

  9. SHING LING disse:

    CONHEÇO MUITO BEM A CLÍNICA, NÃO SÓ O TRATAMENTO, MAS TAMBÉM A QUALIDADE EM TERMOS DE HIGIENE, SATISFAÇÃO E ALEGRIA DOS ACOLHIDOS, A LIMPEZA DO LOCAL. A VIGILÂNCIA SANITÁRIA É SEM DÚVIDA QUE VEM REALIZANDO UM BOM TRABALHO NA CIDADE, PORÉM DEVE TRABALHAR DE FORMA A ORIENTAR A EQUIPE QUE TRABALHA EM PROL DO BEM- ESTAR DOS INTERNOS, QUE COM CERTEZA ESTÃO TODOS MUITO BEM CUIDADOS.

    E TAMBÉM NESTA CLÍNICA, ESTÃO ACOLHIDOS, FILHOS DE MÉDICOS E OU PARENTES DE MÉDICOS, O QUE REFORÇA AINDA MAIS A QUALIDADE E REFERÊNCIA DA CLÍNICA.

    POIS SE OS MÉDICOS ESTÃO A DISPOSIÇÃO PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA, POIS TODA PROFISSÃO TEM O SEU CÓDIGO DE ÉTICA E NA MEDICINA, NÃO É DIFERENTE, ISSO ENDOSSA AINDA MAIS, O TRABALHO E OS CUIDADOS PARA COM AS PESSOAS INTERNAS E QUE MERECEM RESPEITO.

    NÃO ESTOU AQUI PARA FAZER QUALQUER DENÚNCIA, MAS, NESTA CIDADE EXISTEM OUTROS ESTABELECIMENTOS QUE MERECEM MAIS ATENÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA, COM POR EXEMPLO, AÇOUGUES E PEQUENOS COMÉRCIOS DE REFEIÇÃO, ALIMENTAÇÃO ENTRE OUTROS QUE TEMOS RECEIO DO QUE COMERCIALIZAM.

    ATENCIOSAMENTE,

  10. Lucas Gonçalves disse:

    Conheço muito bem a responsavel da instituiçaol!Nao….ela nao chamaria a imprensa nao.É uma pessoa sempre humana!Tive um amigo que morou anos nesta instituiçao e só agradeço. E você pode averiguar diariamente que todos os cuidados sao prestados aos residentes com muito amor!Errado foi a divulgaçao desumana de um fato isolado,expondo a senhora q tem problemas mentais,sem sequer procurar a saber o motivo do fato.Estamos em 2018,e é lamentável saber da crueldade de certas pessoas!Esta instituiçao é referencia na cidade e regiao!Deus abençoe…cada um com sua consciencia!Afinal temos contas a prestar acima de tudo para Deus!

  11. Marcelo Félix disse:

    Parabéns pelo trabalho realizado Maria Helena!!! Sabemos o quanto difícil é acolher todos esses idosos com o imenso carinho com que você os acolhe. Estamos todos acompanhado a situação, afim de nós unirmos para busca de uma solução. Tenha força e fé , porque tenho a certeza que tudo vai dar certo!!!

  12. Marcelo Félix disse:

    Parabéns pelo trabalho realizado Maria Helena!!! Sabemos o quanto difícil é acolher todos esses idosos com o imenso carinho com que você os acolhe. Estamos todos acompanhado a situação, afim de nós unirmos para busca de uma solução. Tenha força e fé , porque tenho a certeza que tudo vai dar certo!!!

  13. Cassia disse:

    Conheço de perto, há años, o Recanto da Digna Idade e considero que os residentes são muito bem assistidos.

  14. Breno Faria disse:

    Essa clinica tem um dos melhores tratamentos que ja conheci.
    Tenho comprovacao pelo fato que meu pai esta residindo nessa instituicao a 6 meses, chegou no local sem a menor estrutura, nao andava, nao estava falando direito, usando fraudas e hoje esta totalmente reestabelecido ecsem uso de medicamentos.
    Tenho muito a agradecer a esta instituição, seus cuidados e a Maria Helena , por ser essa pessoa de grande valor e estima

  15. Divinópolis alerta disse:

    Então errado é quem filmou ?
    Uma imagem vale mais que mil palavras!
    Queria ver se fosse tua mãe lá , nua com acesso a área externa.
    Tem que divulgar para população saber.
    E a este vereador, uma palavrinha :
    VAI TRABALHAR !!!

    1. Viviane disse:

      Sim errado foi filmar uma idosa nua e divulgar sem autorizacao. Quem tem problemas mentais deve ser preservado pelos que não tem, e não expor seus momentos de crise com a desculpa de ser bom samaritano.

  16. Me ajuda aí disse:

    Ninguém acha que a instituição chamaria a imprensa para bancar a ‘perseguida’ sem arrumar a casa e dar banho nos idosos, né?

Continua depois da publicidade