Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis diz que não persegue asilo “Recanto da Digna Idade”

Publicado por: Redação

Através de uma Nota enviada pela Comunicação da Prefeitura de Divinópolis, a Vigilância Sanitária desmentiu e repudiou com veemência a notícia publicada pelo Divinews no dia 31, em que o vereador Renato Ferreira (PSDB), e a administradora do “Recando da Digna Idade”, Maria Helena acusaram o órgão municipal fiscalizador de ILP (Instituição de Longa Permanência para Idosos), de perseguição – A Nota explica detalhes técnicos da fiscalização, mas nada fala sobre a forma com que os fiscais chegam prepotentemente nas entidades que fiscalizam. “Tipo Deus. Chegam chegando”.  Tão pouco explicou o assunto sobre a orientação sexual do empregado do asilo, Reginaldo, que por seu  pedido, por ser transexual, solicitou que fosse chamado por seu nome social,  Fernanda, Porém, a diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, ignorou o fato, disse que eram pessoas diferentes.

 

Continua depois da publicidade

N O T A

Divinópolis, 2 de abril de 2018 – A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) segue rigorosamente a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) número 283, de 26 de setembro de 2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à qualidade dos serviços prestados pela Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

A Vigilância Sanitária repudia veementemente a acusação de perseguição a ILPI Recanto da Digna Idade. A equipe de fiscais responsáveis pelo trabalho de averiguação é concursada e tomou posse em 2008. Os profissionais fiscalizam todas as instituições cuidadoras de idosos do município.

A ILPI Recanto da Digna Idade foi interditada em 8 de março pelos fiscais da Vigilância Sanitária por descumprir uma série de normas estabelecidas pela RDC.

A entidade tinha um histórico de longa data de pendências em relação à vigilância. A instituição não administrava dietas e medicações dos internos, de acordo com prescrições médicas. Foram constatados medicamentos vencidos e ainda sem identificação.  Os fiscais verificaram risco sanitário enorme com a administração dos medicamentos.

Em momento algum a ILPI foi interditada devido a obras. Neste caso, a fiscalização analisa, mas não é um fator primordial para a interdição.

Em 28 de abril, os fiscais da vigilância municipal voltaram à IPLI e constataram que entidade regularizou a situação. A entidade não estava fazendo a medicação sem prescrição, não tinha nada vencido e ainda identificou os medicamentos. Com a regularização, Vigilância Sanitária desinterditou a ILPI por cumprir as condições necessárias para abrigar os idosos inclusive com o número de funcionários adequados para o atendimento.

A Vigilância Sanitária tem a missão de fiscalizar se a entidade oferece instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança. Também analisa objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios desta lei, além de estar regularmente constituída.

“Recanto da Digna Idade”, além de perseguida; é alvo de “ativista digital do mal” que filma idosa nua e coloca na internet

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Rilpereira disse:

    Quanto a esta filmagem que foi feita, se este desocupado estivesse trabalhando ele não teria tempo para fazer esta filmagem..Vai trabalhar e não mexa com quem esta trabalhando.

  2. Rilpereira disse:

    Infelizmente, existem na Prefeitura alguns, funcionários que não se parecem ser colegas de Trabalho, sendo que falo,pois também trabalho lá, são tão arrogantes e parecem ser autoridade extrema, o Recanto da digna Idade, presta um serviço, muito sério e com uma administração super competente..Desempenham um trabalho que a maioria das pessoas não querem nem passar por perto.Todos os funcionários precisam saber que devem tratar as pessoas como gostariam que fossem tratadas e outra coisa com profissionalismo, pois ganham para isso.

  3. Maria Helena disse:

    Afirmo que nao procede sobre o que falaram: que a instituiçao administrava medicamentos sem prescricao medica!Isto jamais ocorreu nesta instituiçao;e está tudo provado!E tambem nao procede sobre as dietas, que nem foi relatado nas inspeçoes das fiscais!A instituiçao jamais administrou medicaçao vencida aos residentes;e sempre houve controle/identificaçao pela equipe, ate quando as medicaçoes necessitavam ser fracionadas no sulco proprio(de acordo com a prescriçao medica).

  4. Camila disse:

    Existem outros estabelecimentos, em condições bem piores que merecem mais atenção do setor. Se a Vigilância Sanitária achou que essa instituição apresentava risco sanitário alto o suficiente para ser interditada, é porque com certeza não fiscalizou, com o mesmo rigor, os outros estabelecimentos.

  5. Maria Helena disse:

    A Instituiçao Reacanto da Digna Idade reconhece e valoriza o trabalho da vigilancia sanitaria quando feito de forma educativa e como autoridade.Porem repudia quando feito com autoritarismo,falta de educaçao,com perseguiçao e com falta de impessoalidade!

Continua depois da publicidade