Aumento de percentual para Prefeitura abrir créditos suplementares sem autorização da Câmara gera bate-boca entre vereadores

Publicado por: Redação

O ambiente esteve bastante tenso no plenário da Câmara de Divinópolis, na segunda parte da reunião ordinária desta última quinta (19). O clima esquentou no momento em que foi colocado em votação o Projeto de Lei de autoria do Executivo, EM-034/2017 que aumenta o percentual de 5% para 20% na LOA para 2018, que autoriza o Executivo na abertura de créditos suplementares e especiais sem a necessidade prévia de autorização da Câmara – Na justificativa do Projeto o Executivo diz que a ampliação do percentual, de 5% para 20% tem como objetivo adequar as despesas e as receitas para cumprimento das metas ainda não concluídas, e dar continuidade as atividades essenciais.

O ex-prefeito Vladimir Azevedo, passou sete dos seus oito anos dos seus dois mandatos administrando o município com os mesmos 20% que ora Galileu Machado reivindica.

Continua depois da publicidade

O fato é que, o Prefeito percebendo que terá dificuldades constantes em aprovar a aberturas de créditos suplementares, estrategicamente quer ter uma margem de segurança de 20% das despesas da LOA, para não ter que, a toda hora ter embates de aprovação no Legislativo.

Na prática, se por exemplo, as despesas para 2018 forem fixadas em R$ 800 milhões, o Executivo com a margem de 20% poderá movimentar R$ 160 milhões sem ter que pedir autorização ao Legislativo.

Foi isso que criou a grande celeuma. Contudo, a aprovação do Projeto por 9 x 7 demonstrou que o Governo, embora tenha contra si, membros do seu próprio partido, como os vereadores Edsom Sousa e Delano Santiago, ainda possui maioria no plenário.

A vereadora Janete Aparecida, votou contra, pois tinha apresentado uma emenda com 8% e seguiu defendendo o seu percentual.

Votaram com o Governo, os vereadores Ademir Silva (PSD), César Tarzan (PP), Josafá (PSD), Kaboja (PSD-Líder do Governo), Marcos Vinicius (PROS), Raimundo Nonato (PDT), Renato Ferreira (PSDB), Roger Viegas e Nego do Buriti (PEN) que votou contra a determinação do líder do partido, Sargento Elton (PEN) que votou contrário, junto com Edsom Sousa (PMDB), Delano Santiago (PMDB), Cleitinho (PSD), Janete Aparecida (PSD), Print Junior (SD) e Zé Luiz da Farmácia (PMN).

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Carlos Silva disse:

    Boa tarde. Nomes a serem lembrados pelos eleitores, pois estão votando com interesse em alguma coisa e não pela vontade de quem os elegeu.

    Vejam os nomes: Votaram com o Governo, os vereadores Ademir Silva (PSD), César Tarzan (PP), Josafá (PSD), Kaboja (PSD-Líder do Governo), Marcos Vinicius (PROS), Raimundo Nonato (PDT), Renato Ferreira (PSDB), Roger Viegas e Nego do Buriti (PEN) que votou contra a determinação do líder do partido.

    Querem mais dinheiro no orçamento, CORTEM GASTOS e não construam mais despesas com cargos e mais cargos para apadrinhados políticos. Realmente, político é tudo a mesma coisa. Mudam-se os nomes e o discurso, mas a prática é igual para todos. Legislar em causa própria. Puxa vida, e pensei que renovamos a câmara municipal. Ledo engano. Então, na próxima eleição, fora esses todos, que votam contra o povo divinopolitano.

Continua depois da publicidade