Settrans informa sobre inspeção de vans e táxis

Publicado por: Redação

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) alerta proprietários de vans escolares e táxis sobre a obrigatoriedade da inspeção veicular semestral, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As vistorias já estão acontecendo, e quem ainda não vistoriou seus veículos tem até o dia 31 de julho para realizá-lo. Em Divinópolis são 213 veículos cadastrados atualmente no transporte escolar e 88 táxis, sendo que dois destes são veículos adaptados para cadeirantes.

Continua depois da publicidade

De acordo com Cleiton José Sousa, gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, os permissionários do transporte escolar bem como do transporte individual de passageiros por táxi deverão comparecer à Settrans para atualizar o cadastro e receber a autorização pra vistoria. Concluídas a renovação de cadastro e vistoria, os permissionários receberão da Settrans a autorização de tráfego para o exercício de suas atividades no 2º semestre de 2017.

A vistoria é de grande importância para garantir aos passageiros maior segurança e tranquilidade. São mais de 20 itens a serem vistoriados, como: equipamentos; bancos, portas e vidros; sistema elétrico de sinalização e iluminação; motor, chassi, carroceria e lataria; pneus e rodas; motor; sistema de direção, suspensão, de freio e de transmissão; sistema de arrefecimento, alimentação, escapamento, dentre outros.

A vistoria semestral destes veículos de transporte está prevista no artigo 136 no Código Brasileiro de Trânsito e deixar de realizá-la está prevista no artigo 231 e pode ser punida com multa de R$ 130,16, retenção do veículo e o motorista pode recebem 4 pontos na carteira.

 

Recomendação aos pais:

Antes de contratar o serviço de uma van deve-se sempre procurar informações com outros pais sobre a conduta do profissional a quem está contratando e observar se o veículo contratado possui o selo de vistoria referente ao semestre do ano vigente. Pais têm também o direito de solicitar do condutor a autorização de tráfego e crachá de identificação expedidos pela Settrans.

Outra medida importante é conversar com seu filho indagando-o se durante todo o percurso da viagem ele está sentado em um banco individual ou se o mesmo divide com outra criança, e se na mesma é colocado o cinto de segurança. Deve-se também questionar se profissional acompanha a criança até a portaria da escola ou se possui um auxiliar de viagem que possa acompanhar a criança. E finalmente, é muito importante manter sempre atualizado o número do telefone do profissional e dos responsáveis pela criança para contato em caso de emergência.

Fonte: Release da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade