Em mais um exemplo de completo despreparo, a prefeitura de Divinópolis anunciou nesta última terça-feira (30) que dentro de duas semanas entra em funcionamento o novo sistema de estacionamento rotativo na cidade. O aviso veio bem em cima da hora, sem tempo para que motoristas se acostumem ao novo formato, que não vai contar mais com os talões em papel para pagamento do rotativo. Tudo será feito de forma digital, por um aplicativo chamado “Vaga Azul”. Com um veículo captando imagens e enviando para um agente que multará ou não quem estiver irregular.
Durante uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, a prefeitura apresentou os detalhes sobre o funcionamento do novo sistema. O que chamou atenção é que o contrato entre o município e a empresa responsável pela implantação da tecnologia foi assinado dia 20 de março, com previsão de 90 dias para que a mudança entrasse em vigor. E só agora, faltando duas semanas para o início do novo formato, é que a prefeitura resolveu comunicar à população como funcionará o estacionamento rotativo a partir de 12 de junho.
Quando o Vaga Azul entrar em funcionamento, a prefeitura deixará de comercializar os talões em papel para pagamento do estacionamento rotativo. Ao estacionar em uma das 3000 vagas espalhadas pela cidade, o motorista terá que acessar um aplicativo e efetuar o pagamento pelo estacionamento. O usuário poderá escolher entre pagamento com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Também é possível efetuar a transação pelo WhatsApp. E para quem não tiver acesso à internet, a opção é procurar um ponto de vende credenciado a fazer a venda dos créditos do novo sistema de estacionamento rotativo.
O problema é que esses pontos de venda ainda terão que ser cadastrados para em seguida buscarem as maquininhas de venda dos créditos. E ainda precisarão se acostumar às novas ferramentas. É previsível que, no início, não existam muitos pontos de venda físicos à disposição, fazendo com que os motoristas ficam reféns do aplicativo. Com isso, quem não tiver acesso à internet, ou não for familiarizado com a tecnologia, certamente vai ter muita dificuldade.
A prefeitura vai pagar R$ 60 mil por mês para a empresa contratada para implantar o estacionamento rotativo digital em Divinópolis. Segundo o município, o valor vai custear o aluguel dos equipamentos usados no sistema. O Vaga Azul vai contar ainda com um tipo de “carro espião”, um veículo de videomonitoramento, com câmeras e sensores, que vai percorrer as áreas de estacionamento rotativo na cidade. A prefeitura afirma que o carro não terá a função de aplicar multas, mas vai funcionar como um ajudante dos agentes de trânsito. Com essa ferramenta, o sistema vai identificar veículos que não tenham efetuado o pagamento digital pelo estacionamento e, em seguida, avisar as equipes de fiscalização, que se deslocam para o local e, confirmada a situação, aplicam a multa.
A própria prefeitura parece reconhecer que demorou demais para avisar a população sobre a mudança, até porque Divinópolis recebe muitos turistas e motoristas vindos de fora, que certamente não terão conhecimento sobre o aplicativo. Tanto é que, quando questionada sobre isso pela imprensa, a vice-prefeita Janete Aparecida se esquivou da resposta e disse que conta com a ajuda dos veículos de comunicação para tentar fazer a informação chegar ao máximo possível de pessoas, e que contará ainda com a ajuda de prefeitos de outras cidades da região para avisar a população sobre a mudança em Divinópolis.
Faltando duas semanas para o início da operação do novo sistema, os motoristas que agora foram pegos de surpresa, vão ter pouco tempo para se acostumarem com a mudança. E quem não tiver familiaridade com as ferramentas digitais, é bom se preparar para as multas, que certamente vão chegar com bastante agilidade.
Bom eu até ontem não tinha conhecimento desse novo modelo d para estacionamento na cidade de Divinópolis. Certamente não será facial para a grande da população, principalmente os que são de outras cidades. Espero que haja muita compreensão, paciência e prudência nessas ações principalmente do poder público e seus agentes. Eu ainda não sei como proceder.
Porque Divinópolis não faz como Formiga que aboliu estacionamento rotativo?
Como os prefeitos são ágeis para estorquirem os contribuintes, quer seja com os vultosos impostos ou multas, somente para quem eles querem, pois as exceções são os políticos, magistrados, etc, etc, etc. Como disse Boris Casoy isto é uma vergonha.
E quem já comprou os talões de rotativo ficam com o prejuízo?
Prefeitura não faz nada de bom para motorista só querem arrancar dinheiro nosso.
Esse é mais um igual ao Zema só o bouso dele tem valor como fica quem chega em Divinópolis e não sabe como essa zona funciona.
Pois eu adorei.
Até que enfim vai ter aplicativo, não vou precisar ficar procurando ponto de venda pra comprar talão nem voltar ao carro pra renovar talão. Tudo será feito pelo aplicativo e a distância. Já fiz meu cadastro e já coloquei crédito.
Vergonha
Acredito que este sistema, seja o mesmo usado em outras. Idades.
Não votei neste prefeito.
Acho que vcs tem que aceitar, e relaxar
Até que enfim a Prefeitura implanta um sistema justo de estacionamento. Vai sobrar vaga na área monitorada, que deveria ser o hipercentro inteiro. Motorista da cidade são muito folgados e querem tudo de graça. Pagando tem vaga pra todo mundo.
Muita falta de respeito com o povo faltando 2 semana pra implantar uma coisa nova e porém difícil pra alguns têm que ter mais tempo pra testar
Quem tiver talão do rotativo, poderá usar até o término?
Eu q tenho 2 blocos do rotativo comprado, como ressarcir do prejuízo já q não vai valer mais
Parabéns a prefeitura, aplicativo prático e moderno, ainda vem aí o restaurante popular, único problema aqui é essa página de merda que apoiou o candidato derrotado nas eleições municipais
Vamos ver se melhora alguma coisa
E as vagas de idoso e deficiente como ficará , como será que o carro espiã vai fazer
Quero saber se houve licitação para contratação do serviço?
Boa tarde pessoal! É muito simples meus caros motoristas divinopolitanos vamos colocar o carro em estacionamento particular, e , não dar dinheiro para a prefeitura.
Que absurdo só pra arrecadação de dinheiro 💰. Que governo ruim .tem que ter postura e ajudar população. Seu chorão
Divinópolis na contramão de um mundo mais sustentável!!!
tem que fiscalizar mesmo, e aplicar multas nos folgados, pois eu com o talão rotativo não consegui vaga em várias ruas do centro, tudo cheio, e pouquíssimos carros, na média de 10 para um tinha o talão no parabrisa , e mais, vagas de deficientes e idosos não são respeitadas.
Até quando será aceito o talão de papel?